Buscar

MEU SIMULADO 4 FUND CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MEU SIMULADO 4 FUND CIÊNCIAS SOCIAIS 24/05
	1a Questão (Ref.: 201603637196)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Pitágoras) Texto I O ESTADO PARA MARX Este Poder Executivo, com a sua imensa organização burocrática e militar, com a sua complexa e artificial máquina de Estado, (¿) este espantoso organismo parasitário que se envolve como uma rede em torno da sociedade (¿), que permite aos membros da burguesia servirem-se da riqueza estatal. É um produto da sociedade numa certa fase do seu desenvolvimento. É a confissão de que essa sociedade se embaraçou numa insolúvel contradição interna, se dividiu em antagonismos inconciliáveis de que não pode desvencilhar-se (¿). Disponível em: http://aquiesta.wordpress.com/2008/08/26/marx-engels-o-papel-do-estado/. Acesso em 07/11/2011 Texto II Na visão de Weber, o Estado se define como ¿[...] a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio do constrangimento físico legítimo.¿ (FREUND, 1987, p. 159). Dessa forma, de um lado atuaria a racionalização do direito, consequentemente a especialização dos poderes Legislativo e Judiciário, voltado para uma política que tem o objetivo de manter a segurança dos indivíduos (...). Disponível em: http://www.consciencia.org/max-weber . Acesso em: 07/11/2011. Marx e Weber foram teóricos da Sociologia que descreveram o funcionamento da sociedade de forma distinta. Com relação às teorias sobre o Estado, podemos inferir que
		
	
	A teoria de Weber enobrece o Estado na sociedade pelos benefícios sociais, ao contrário de Marx
	
	Elas divergem, pois para Marx o Estado é regulador da sociedade, enquanto para Weber ele exerce a dominação.
	 
	Os dois teóricos consideram que o Estado exerce um processo de dominação sobre a sociedade
	
	Os dois sociólogos têm a mesma visão enobrecedora do Estado na sociedade moderna.
	
	Os teóricos relatam o Estado como a mais importante instituição da sociedade moderna
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603637199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UEL) Leia o texto a seguir: Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam ¿ ou tendem a formar ¿ um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.) Cultura global: nacionalização, globalização e modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 238.) De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603048865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O BICHO (de Manuel Bandeira): Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem.
Com base no texto, assinale a única opção correta:
		
	 
	A exclusão social no Brasil é tão intensa e violenta a ponto de levar pessoas a se rebaixarem à condição de "bichos", que, não possuindo alternativas, retiram do lixo sua alimentação.
	
	A falta de consciência social das camadas mais ricas da população brasileira resulta na falta de medidas assistenciais que possam fornecer alimentos àqueles que não possuem alimentação adequada.
	
	A exclusão social no Brasil leva cidadãos a condição de "abutres", desenvolvendo atividades ecologicamente sustentáveis em relação ao lixo, exercendo um papel não desenvolvido pelas camadas mais ricas da população.
	
	A situação de miséria na qual se encontram inúmeras pessoas no Brasil é resultado da má utilização de alimentos, que poderiam ser consumidos, se fossem doados a tempo a comunidades carentes.
	
	A miséria gerada pela má distribuição de renda resulta num consumo excessivo, levando o lixo a ser uma fonte de alimento viável àqueles que desejam comer aquilo que não conseguem comprar.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603152978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
		
	
	A política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
	
	A confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
	
	A industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa o homem.
	
	O sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
	 
	O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603713652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Embora seja vedada pela Constituição Brasileira qualquer forma de discriminação, mecanismos sociais de exclusão, baseados em preconceito, discriminação e por vezes intolerância, impedem que parcelas significativas da população tenham acesso à cidadania plena. Entre esses grupos excluídos, incluem-se:
		
	
	Negros, homens e heterossexuais.
	
	Mulheres, negros e heterossexuais.
	
	Brancos, homens e heterossexuais.
	
	Mulheres, brancos e homossexuais.
	 
	Mulheres, negros e homossexuais.

Outros materiais