Buscar

Questões sobre Ética e Regulamentação da Enfermagem

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 115496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve
		
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	 
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 122717)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO:
		
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem
	 
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 113233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 114378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a):
		
	 
	COREN
	
	ABEN
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	COFEN
	
	Sindicato de Enfermagem
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 115419)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
		
	
	amputação.
	 
	perigo de vida.
	
	deformidade permanente.
	
	desconforto físico.
	
	morte.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 115423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 114363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro:
		
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 113735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 114283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	 
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 114250)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O COFEN em sua resolução de nº 200/ 97 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem em hemoterapia e transplante de medula óssea, estabelece como uma das competências desse profissional é, "Promover e difundir medidas de saúde preventivas e curativas através da educação (...), objetivando a saúde e segurança dos mesmos". A quem o Enfermeiro deve destinar essas medidas de saúde?a doadores, receptores, família e comunidade em geral
	
	à família e comunidade em geral
	
	à família e aos receptores
	
	somente aos doadores
	
	somente aos receptores

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes