Buscar

Backup de BRIEFING RÉNE LALIQUE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BRIEFING RÉNE LALIQUE
	EMPRESA/DESIGNER
	 PRODUTO 
	 CLIENTE
	 MERCADO
	 BRIEFING
	Histórico
	Características
	Sexo/idade
	Custos/preços
	Tema
	Monseigneur René Jules Lalique foi mestre vidreiro e joalheiro, nasceu em Marne na França em 1860 e faleceu em 1945. Aos 16 anos iniciou com o joalheiro parisiense Louis Aucoq e depois estudou em Londres entre 1878 e 1880. Ao regressar a França trabalhou, para as empresas Aucoq, Cartier e Boucheron. Em 1882 começa a fazer desenhos independentes, e em 1886 abre sua própria joalheria. Em 1890 já era reconhecido como um dos desenhistas de Art Nouveau mais importantes de França.
	Criação de uma pequena coleção que apresente em suas linhas, as sinuosidades que Rene Lalique tem como “marca registrada”, pois essas curvas aparecem em todas as peças, e a presença da natureza também se faz fundamental.
	Mulheres, acima dos 25 anos
Pertencentes à Aristocracia ou à Nova Burguesia, 
	Neste início do século XX, após todas as enormes mudanças ocorridas na sociedade, com o advento das máquinas, que passaram a produzir em escalas nunca antes alcançadas. O começo da decadência das aristocracias europeias concomitante com o fortalecimento da burguesia, (os chamados de nouveaux riches). Paris sendo o centro do mundo ocidental, com várias correntes de pensamento e artísticas surgindo. Tudo isso se junta para o aparecimento da Art’Nouveau, tendo em Lalique, seu expoente máximo, que apregoa que o bonito precisa ser caro.
	O novo século,
suas máquinas e a modernidade.
	Posicionamento da Marca
	Justificativa
	Social/Cultural
	Tendências
	Objetivo
	Criação de peças lembrando a fauna e a flora ( pavões reais, insetos e borboletas) inovando nos materiais, como o esmalte, couro, vidro, marfim e nácar, além das pedras semipreciosas (usadas mais que as preciosas).
 Abriu uma loja na Place Vendôme de Paris, inovou no desing dos frascos de perfume em vidro. Decorou interiores de navios, trens, igrejas e outras construções. Exemplos de sua obra se encontram, no Expresso do Oriente, na igreja de São Nicásio em Reims, nas portas do Hotel Alberto I de Paris e fontes dos Champs Elysées.
	Apresentar desenhos que mostrem uma evolução da marca, para atualização e adequação aos desejos da clientela, que estão sempre em desenvolvimento.
	A indústria francesa não para de crescer, a cada dia surgem fábricas, movidas pelas novas máquinas. Essas novas fábricas, fazem aparecer os “nouveaux riches” que tem muitas posses e estão dispostos a gastar em produtos que demonstrem sua riqueza, seu novo posicionamento na socie dade e principalmente sua vertiginosa ascensão social.
	
Ver anexos
	Aumentar no mercado a inserção da marca do nosso cliente.
	Tecnologias
	Estratégias
	Economia
	Oportunidades
	Produção
	Constuiu uma fábrica em Wingen-sur-Moder, patenteou diversos processos de fabrico de vidro e vários de efeitos técnicos, como o satinado Lalique ou o vidro opalescente.
	
	A economia, em virtude das novas indústrias que surgem a todo momento, produzindo para as massas, trazem um novo vigor econômico, movimentam a roda da sociedade e criam uma nova burguesia, cada vez mais forte e rica, com dinheiro em abundância e disposição para gasta-lo em artigos de luxo, como joias, os novíssimos automóveis, roupas, telas, porcelanas entre outros.
	
Diante do grande crescimento da nova classe industrial, devemos aumentar nossa produção, pois a aceitação das peças da marca foi bastante grande, assim temos um grande mercado a ser explorado
	As peças deverão ser produzidas na fábrica que 
Monseigneur Réne possui na cidade de Wingen-sur-Moder.
	Swot
	Parâmetros do Projetos
	Motivações individuais
	Contextos Regionais e Globais
	Cronograma
	A fraqueza deste projeto pode ser que este estilo já tenha se esgotado.
O ponto forte é a diferença das peças da marca, que tanto chamam a atenção das consumidoras
	Utilizar
- pedras semipreciosas coloridas
- vidro e esmalte
- muitas curvas 
	
	. Neste início do século XX, após todas as enormes mudanças ocorridas na sociedade, com o advento das máquinas, que passaram a produzir em escalas nunca antes alcançadas. O começo da decadência das aristocracias europeias concomitante com o fortalecimento da burguesia, (os chamados de nouveaux riches). Paris sendo o centro do mundo ocidental, com várias correntes de pensamento e artísticas surgindo. Tudo isso se junta para o aparecimento da Art’Nouveau, tendo em Lalique, seu expoente máximo, que apregoa que o bonito precisa ser caro.
	O fornecido pelo assistente do Monseigneur Réne, o Seigneur
Antonie C. Saint.
	Prazos 
	
	Semiótica
	Concorrência
	
	Briefing Preliminar – 14.04.16
Brief.Complementar - 28.04.16
Propostas – 28.04.16
PPT – 05.05.16
	
	Análise das partes de uma flor
E de penas do pavão.
	A novidade dos designs de nosso cliente é tamanha que no momento ele não tem concorrentes
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
 PARIS 1890
 PARIS 1905 E 1908

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais