Buscar

TGE VT Questões respondidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema dos direitos não se submete a um julgamento subjetivo, moral ou ético, pois a autonomia privada dos cidadãos não deve dominar a autonomia política. Ele tem caráter empírico.
Os movimentos de emancipação em sociedades multiculturais, não constituem fenômenos culturais unitários. Pois os direitos humanos que resultam de lutas travadas em seu favor, em concretos com textos históricos e sociais, adquiriam progressivamente um aumento da universalização (imigração). Os direitos humanos favorecem a pluralidade, fazendo com que a sociedade não seja unitária.
A teoria não proíbe que o cidadão de um Estado democrático não proíbe que os cidadãos de um Estado democrático de direito validem uma concepção de ordem cultural ou consensual do que seja bom. Pois a teoria do direito proíbe que se privilegie, no interior do Estado, uma forma de vida em detrimento de outro. A teoria do direito vida uma sociedade igualitária. 
Para Montesquieu nação é definida por laços ao amor a pátria. Já para Paulo Bonavides nação é, sobretudo de ordem moral, cultural, psicológica, em que se somam aqueles fatores antecedentemente enunciados podendo cada um deles entrar ou deixar de entrar em seu teor constitutivo. Para Paulo Bonavides a nação se divide em: Voluntarística e naturalística. A nação voluntarística se coaduna com o Estado democrático, pois deixa o livre arbítrio do indivíduo a vontade de se integrar em determinado agrupamento. A nação naturalística – É o indivíduo estar atrelado as características natas, laços naturais de raça. Ex: raça ariana. 
O povo para Montesquieu possui poder soberano, é uno. Já Paulo Bonavides divide em três conceitos: Povo sociológico, político e jurídico.
Viturde Política - é o amor à pátria e a igualdade é o amor pela república, é um sentimento e não uma série de conhecimentos. É renunciar a si mesmo, que é sempre algo muito difícil, essa virtude prioriza o amor às leis e à pátria. Para este amor o que vem em primeiro lugar é o interesse público, ao invés do seu próprio interesse, portanto, produzindo todas as virtudes particulares.
O amor às leis e à pátria, geralmente está ligado às democracias, pois só nelas, o governo é confiado a cada cidadão.
Despotismo – nos Estados despóticos não há lei fundamental, também não há depósito das leis, ou seja, é o governo de um só, sem lei, sem regra, impõe por força de sua vontade e de seus caprichos. 
Frugalidade – cada um possui a mesma felicidade e as mesmas vantagens, deverão experimentar os mesmos prazeres e as mesmas esperanças, que só podem esperar de frugalidade geral. 
Democracia – quando na República, o povo em conjunto possui o poder soberano, trata-se de uma democracia, só pode se soberanos por seus sufrágios, que são suas vontades, então a vontade soberana é o próprio soberano. O amor a democracia é o amor a igualdade. 
Liberdade - é quando somos livres e iguais. Livres no sentido de que somos senhores de nossas próprias escolhas. E iguais, no sentido de igualdade, ou seja, é o sentimento que o ser humano tem de que os seus direitos e suas garantias individuais estão sendo respeitados e resguardados.

Outros materiais