Buscar

A ética em Rousseau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ética em Rousseau 
“Tudo é certo em saindo das mãos do autor das coisas, tudo degenera nas mãos dos homens”
O filósofo dizia que o homem nasce bom por natureza, e a sociedade o corrompe, ou seja seu espírito sofre mudanças frequentemente. Para Rousseau o homem, em questão ética, tem uma tendência naturalmente boa, mas esta é sempre corrompida pela sociedade, principalmente pela ideia de propriedade privada, na sociedade o homem está em perigo ao inclinar-se para o luxo, as riquezas, e as vaidades ( a evolução social corrompe o homem.) Ele possui uma concepção naturalista, crítica em relação as ciências e as artes, aponta para um método que objetiva o auto conhecimento das faculdades necessárias para formar um homem útil e bom uma espécie de física experimental. Em seus discursos ele comparava a essência humana com a dos animais e as diferenciava com uma simples reflexão de que o animal é Por seu instinto guiado pela natureza aonde fala mais forte e tão forte que não tem liberdade de fazer nada alem de obedecer; enquanto o homem, ao contrário, ele domina seu meio, tem liberdade para aperfeiçoar ao longo da vida, de educar-se.
No período iluminista enquanto que as ciências e as artes produzia um encantamento pelas luzes da razão, o comportamento moral dos homens se corrompia, e seus vícios enalteciam. 
A valorização moral do homem está na sua autonomia, nas suas virtudes aceitas como comportamento social definido por um conjunto de condutas aceitas pela sociedade que a rege. Adotando um comportamento ético que é individualista, uma postura, uma personalidade que atende a essa normas de conduta sem que precise de leis para isto.
Afim de que estes valores morais fossem justificados pelos seus meios, definindo o que é bom ou ruim, certo e errado, a filosofia é um dos campos de estudo que se ocupa dos valores relativos a vida, ou seja das virtudes. 
“Acreditamos que existem valores éticos universais, ainda que não possamos saber com certeza quais são.” Jean- Jacques Rousseau.

Outros materiais