Buscar

AV 1 ETICA, POLITICA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
Na sociedade atual percebemos que alguns comportamentos que no passado eram inconcebíveis, atualmente são permissíveis, que algumas atitudes dos cidadãos que ficam sob questionamento duvidável, depende das condições circunstanciais, que as noções morais e éticas estão sendo condicionadas a condições circunstanciais. EX: O caixa de supermercado devolve troco errado, pois ao invés de registrar 01 cx de leite passa apenas 01 litro, se o prejuízo fosse ficar com o caixa pode até ser que seria questionado, mas como o supermercado fatura muito alto, o que é uma caixa de leite? Neste exemplo podemos perceber um desvio que a sociedade condena mas que a mesma sociedade também permite.
Considerando que a sociedade não é totalitária a esta atitude, mas em sua maioria é permissiva e conivente com ações como a mencionada no exemplo acima, você considera que existe um problema social de ordem:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)ética
b)moral (RESPOSTA B)
 c)consciência coletiva
d)imparcialidade 
2)Considere os fatos ocorridos nos campos de concentração no século XX, o massacre daquelas pessoas, atualmente na Síria e demais países em condições similares, o motivo que os leva a cometer as atrocidades similares são absolutamente distintos, mas o fato que é que o extermínio das pessoas continua, embora por razões diferentes. Essas razões diferentes em momentos históricos diferentes, tem seu fundamento nos conceitos de ordem:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Moral
b)Pré conceito
c)Indiferença 
d)Ética (RESPOSTA D)
 
3)Analise o pensamento abaixo e de acordo com seu conhecimento e o material disponível, identifique a qual linha filosófica se refere::
"...de certa forma rompe com este pensamento. Só podemos ser livres no âmbito da polis, no espaço público, na companhia de outros homens, ou seja, na vida política. E de que maneira devemos governar nossas vidas e a polis? Pela razão.Esta é uma resposta muito simples, mas muito poderosa..."
O que existe são opiniões: boas e más, melhores e piores, mas jamais falsas e verdadeiras; "o homem é a medida de todas as coisas".
Alternativas:
a)Platão
b)Sofistas (RESPOSTA B)
 c)Sócrates
d)Aristóteles
4)Toda a ação individual precede a uma formulação de conceito que tem uma ordem nas práticas diárias, "...é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo social ao qual pertencemos). Quando nascemos, este mundo já estava construído e passamos grande parte da nossa vida aprendendo suas regras. Pare agora e observe um pouco as pessoas que estão ao seu redor. Repare no corte de cabelo, nas roupas... Perceba que não é por acaso que homens não usam saias e mulheres não costumam raspar a cabeça.
De acordo com o contexto acima as ações individuais são de ordem:
Alternativas:
a)ética
b)social
c)moral (RESPOSTA C)
d)funcional
5)A contribuição de Sócrates para a história da filosofia foi tão relevante que ele acabou por merecer o título de pai da filosofia. Além disso, por ter uma vida vivida de forma extremamente ética, também recebeu o título de pai da ética.
Acerca da ética socrática, considere:
I – Privilegia os bons sentimentos e as boas inclinações inatas nas pessoas.
II – Classifica como éticas apenas as atitudes tomadas com base na razão e nas escolhas livres.
III – Concorda com os sofistas que a felicidade depende de poder, prazer e riquezas.
IV – Virtudes como prudência, justiça e tolerância dependem do conhecimento que delas temos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)I e II.
b)II e III.
c)I e III.
d)II e IV (RESPOSTA D)

Outros materiais