A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Artigo Cientifico Sobre Alimentação Saúdavel e Higienização Adequada

Pré-visualização | Página 1 de 2

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 
ANNA KAROLINE LOPES MAGALHÃES
LUANA RENE VIEIRA DE AQUINO
MARIA NAIARA DE SOUSA
RAIMUNDA DE FREITAS SANTOS
RICARDO IVO BEZERRA MELO
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E HIGIENIZAÇÃO NAS ESCOLAS: EM BUSCAR DE UMA VIDA SAUDAVEL
SOBRAL-CE 2016
ANNA KAROLINE LOPES MAGALHÃES
LUANA RENE VIEIRA DE AQUINO
MARIA NAIARA DE SOUSA
RAIMUNDA DE FREITAS SANTOS
RICARDO IVO BEZERRA MELO
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E HIGIENIZAÇÃO NAS ESCOLAS: EM BUSCAR DE UMA VIDA SAUDAVEL
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina 
Metodologia da Pesquisa em enfermagem 
como requisito para obtenção de nota final da 
disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica.
Professora Orientadora: Ms Vanessa Mesquita Ramos.
 
SOBRAL
2016
RESUMO 
A educação alimentar e higienização adequada pode contribuir para a prevenção de várias doenças. Nessa direção, existem ações que pretendem favorecer a promoção de hábitos alimentares saudáveis e higienização nas escolas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Saúde na Escola e outros. Este trabalho tem por objetivo investigar as atividades relacionadas à educação alimentar realizadas nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de Sobral-CE. Para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, com realização de observações do cotidiano escolar e entrevistas com professores, alunos/as e a direção da escola.
 Os resultados permitiram perceber que, apesar de haver na escola programas e projetos que contemplam a educação alimentar e higienização adequada e de existir, por parte dos professores, uma preocupação em trabalhar orientações sobre esse assunto, as mudanças nos hábitos alimentares e higienização dos/as alunos/as são tímidas. Vários fatores contribuem para isso, como as condições socioeconômicas das famílias dos/as alunos/as, hábitos culturais e as preferências alimentares dos/as discentes.
 
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Alimentar e Higienização Escolar. Hábitos Alimentares. Promoção de Saúde. 
ABSTRACT
Nutrition education can contribute to the prevention of various diseases. In this direction, there are actions intended to encourage the promotion of healthy eating habits in schools, such as the National School Feeding Programme (PNAE), the School Health Program and others. This study aims to investigate the activities related to nutrition education carried out in the early grades of elementary school of a school Olinda city network.
 To achieve this, we conducted a qualitative research, with conducting observations of daily school and interviews with teachers, students / as and the school board. The results realize that while there at school programs and projects that include nutritional education and there, by the teachers, a concern in working guidelines on healthy eating, changes in eating habits / the students / as are shy. Several factors contribute
for this, as the socioeconomic conditions of the families of / the students / as, cultural habits and food preferences / the students.
Keywords: Science Education. Food and Hygiene Education School. Eating habits. Health Promotion.
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................ 06
OBJETIVO...................................................................................... 07
REVISÃO DE LITERATURA.......................................................... 08
METODOLOGIA............................................................................. 09
RESULTADOS.............................................................................. 11
CONLCUSÃO................................................................................ 12
REFERÊNCIA................................................................................ 13
APÊNDICES.................................................................................. 14
INTRODUÇÃO 
Uma das formas de garantir uma boa saúde é através de bons hábitos alimentares e higienização adequada. No entanto, vivemos em uma sociedade onde o padrão alimentar e higiene é cada vez mais inadequado, devido ao crescente consumo de alimentos industrializados, prejudiciais à saúde por serem ricos em gorduras, sais, açúcares, além do crescente hábito de alimentação em fast-foods e falta de saneamento básico. Assim, um trabalho que contribua para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e higienização adequada é primordial. Nesse sentido, o ambiente familiar e a escola são lugares privilegiados para que práticas de educação a saúde sejam realizadas. Toda orientação que vise à prevenção de algumas doenças causadas pelo mau hábito alimentar, garantindo uma vida saudável denomina-se educação alimentar (BOOG, 1997).
Segundo Valente (2002), uma prática de educação alimentar é adequada quando contribui para a construção de seres humanos saudáveis, conscientes de seus direitos e deveres e de sua responsabilidade para com o meio ambiente e com a qualidade de vida de seus descendentes. Ainda segundo o autor, o que garante uma alimentação saudável são as escolhas certas de alimentos, que possam garantir uma variedade de nutrientes para manutenção da saúde. Para isso, é preciso que, além da família, a escola contribua para que as crianças se conscientizem sobre o que é uma alimentação saudável, através da orientação e exemplos de condutas alimentares, já que as crianças têm como modelo de comportamento alimentar e higiênico dos adultos, principalmente pais e professores. Portanto, a educação alimentar e higienização é um tema que deve ser bastante abordado na família e nas escolas.
06 
OBJETIVO
Objetivo Geral: Investigar as atividades relacionadas à educação alimentar e higienização desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de Sobral-CE. 
Objetivos Específicos: Identificar as atividades voltadas à Educação Alimentar e Higienização na escola; Verificar se as professoras trabalham a
Educação Alimentar e Higienização Adequada em suas aulas; Identificar os hábitos alimentares e meios higiênicos dos alunos durante o horário escolar; Descrever os conhecimentos dos alunos acerca da alimentação.
07
REVISÃO DE LITERATURA
Diante da nossa prática vivenciada tivemos um resultado satisfatório com a interação dos alunos em participar das dinâmicas que foram desenvolvidas na escola, foi algo significativo e que de forma ampla tivemos a conclusão de quanto é importante cada vez mais levar informações de práticas educativas de saúde isso é a contribuição de estimular hábitos saudáveis principalmente nas intuições de ensino. Alimentação saudável completa e transforma um ambiente melhor e mais propicio a uma boa qualidade de vida, de certa forma tivemos uma visão estratégica na escolha da instituição na qual desenvolvemos a atividade.
 A importância da alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a saúde, sobretudo dos organismos jovens, em fase de desenvolvimento é um fato incontestável. Devido aos hábitos alimentares inadequados e dietas mal orientadas do ponto de vista nutricional há crescentes problemas de saúde humanas, implicando na educação da criança e do jovem para alimentação saudável (Departament of Health and herman services, 2001 apud e silva, 2008)
 Há uma grande diferenciação nas questões atribuídas a alimentação saudável tudo depende de como estar associado, podemos relacionar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.