Buscar

Escola Epreendedora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA EMPREENDEDORA
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
Ser Empreendedor não é necessariamente ser dono do seu próprio negócio, podemos ser Empreendedor desempenhado atitudes empreendedoras em nosso local de trabalho e também em nossa vida pessoal. O Empreendedor não é necessariamente alguém que investe capital em um determinado projeto, mas sim a pessoa que idealizou o projeto ou tarefas.
ORIGEM NA ECONOMIA
A Escola Empreendedora teve origem na economia. Seu papel, porém era limitado a decidir quais quantidades produzir e os preços, a dinâmica competitiva cuidava do resto (lei da oferta e da procura). Para Karl Mark os empreendedores eram agentes de mudanças econômicas e tecnológicas (atualmente esse pensamento permanece), enquanto para Joseph Schumpeter o comportamento corporativo era explicado pela Empirismo (tentativa e erro) dos Empreendedores e não os lucros obtidos. Surgindo assim a “DESTRUIÇÃO CRIATIVA” que mantém o capitalismo em movimento constante para frente. Fazer coisas novas ou coisas que já foram feitas de uma maneira diferente é vital para o capitalismo.
A LITERATURA DA ESCOLA EMPREENDEDORA
A Escola Empreendedora foi desenvolvida a nível gerencial que via a liderança personalizada baseada na visão estratégica, como a chave para o sucesso organizacional. Embora a expressão “ESPÍRITO EMPREENDEDOR” originalmente fosse associada com os criadores de seus próprios negócios, gradualmente ela tem sido aplicada para descrever várias formas de liderança (pro-ativa, personalizada e determinada) nas organizações.
Intrapreneur-chip (termo que descreve as pessoas que tomam iniciativas estratégicas dentro das Grandes organizações).
EMPREENDEDORISMO X ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA
O Empreendedor é por natureza um indivíduo motivado por realizações. Visualizar cenários de maneira muito mais positiva que outras pessoas, a pró-atividade, a necessidade de estar à frente de projetos ou tarefas, até mesmo dificuldade de lidar com hierarquia é algumas das características mais marcantes do Empreendedor (por natureza). 
A Escola Empreendedora trata do Empreendedor como sendo uma pessoa sintonizada nas mudanças que acontecem tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo, que possa de alguma forma oferecer uma oportunidade favorável. Ao contrário do Administrador que visa preservar os recursos da empresa às possíveis ameaças dos ambientes.
Podemos conclui então que além de Administrador devemos ser Empreendedores, para que assim possamos sair da zona de conforto e participar de forma mais ativa nos resultados das Organizações.
Observação: Internamente costumo usar com meus parceiros, fornecedores e colaboradores a expressão “Me ajuda que eu te ajudo”. Ou seja estou convidando-os a ajudar no crescimento da empresa para que de alguma forma possam alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
Em conversa com algumas pessoas em um treinamento de Agentes de Exportação fui apresentado a uma visão diferente de Empreendedorismo, onde um Professor do IFES que leciona a matéria de Empreendedorismo subdividia o caraterística do indivíduo como sendo:
Empreendedor por Oportunidade – Aqueles que realmente tinham uma oportunidade para iniciar seu próprio negócio;
Empreendedor por Necessidade – Aqueles que por algum motivo financeiro ou pessoal tinha que fazer algo diferente de sua formação (quando existe) para poder arcar com seus compromissos.
Minha opinião é que mesmo sendo por oportunidade ou por necessidade o Empreendedorismo é uma característica importantíssima do indivíduo, porque mesmo deparado com as duas situações se o indivíduo não tivesse o Empreendedorismo “nato” ou 	“adquirido” a oportunidade ofertada não poderia ser de fato aproveitada. 
CARACTERISTICAS
Podemos destacar algumas características nos Indivíduos Empreendedores, que são:
A geração de estratégias é dominada pela busca ativa de novas oportunidades;
 Poder centralizado nas mãos do executivo principal;
Grandes saltos para frente em face da incerteza;
Crescimento contínuo como meta dominante na empresa (diferente de empresas tradicionalmente familiares). A necessidade de realização é a motivação principal;
Tratando de LIDERANÇA VISIONÁRIA 
Quando a empresa chega a um determinado estágio de crescimento o Lider empreendedor perde um pouco de sua função e passa a desempenhar um novo papel: a função de desenvolver e articular a visão para a organização. Ou seja quando a empresa toma proporções onde não é mais possível “Ter a Idéia, Planejar e Executar” as atividades dentro da organização o Empreendedor tem de transmitir o conhecimento que até então cabia somente e ele.
PREMISSA DA ESCOLA EMPREENDEDORA 
A Estratégia existe na mente do líder como perspectiva (visão de longo prazo)
O processo de formulação da estratégia é, na melhor das hipóteses, semiconsciente. (intuição do líder)
Visão de Forma decidida e Obsessiva 
A visão estratégica é maleável e flexível, enquanto a visão empreendedora tende a ser deliberada e emergente.
A organização é maleável e sensível às diretrizes do líder.
A Estratégia empreendedora tende a assumir a forma de nicho (Empresas no mesmo setor mas posicionadas para qualidade e/ou clientes com poderes aquisitivos ou porte empresarial distintos.
CRÍTICAS QUANTO A ESCOLA EMPREENDEDORA
A Escola Empreendedora apresenta algumas deficiências que podem ser consideradas sérias. Essa formulação mostra uma organização baseada em um único pilar de decisões. Ou seja, uma única pessoa pode ser responsável pelo sucesso da empresa, isso pode ser considerado a uma CAIXA PRETA dentro de um avião. Oque queremos concluir com isso? Ao passo que essa estrutura centralizada agiliza os processos dentro da empresa pelo fato da decisão e a ação estarem na mão do Empreendedor também pode arruinar com a empresa, uma vez que um acidente ou até mesmo um infarto pode acabar com o sucesso da empresa e até leva-la à ruina, uma vez que um novo líder Empreendedor não possa o substituir.
As operações rotineiras (burocracias administrativas ou até mesmo os processos produtivos) dentro da organização podem engessar o potencial Empreendedor do líder, enfraquecendo a vantagem competitiva da empresa e em alguns casos mais complicados levar a organização a problemas de situações irreversíveis.
Esse último parágrafo retrata uma situação atual e frequente nos Empreendedores que administram seus próprios negócios, seja por conta de limitações estruturais, pessoais, financeiras ou uma junção de todas essas limitações juntas.
Reflexão:
Ser um líder visionário é muito mais que olhar para o céu e poder dizer com exatidão as horas, minutos e segundos. Lideres visionários tendem ir além e construir seus próprios ”relógios” que para sempre poderão ”informar as horas ".
“Organizações com problemas, muita s vezes precisam submeter-se a líderes visionários”

Outros materiais