Buscar

Avaliação 1 sociologia jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0108_AV1_201512522228 » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Tipo de Avaliação: AV1
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201512602287)	Pontos: 1,0 / 1,0
O direito é um produto social, assim sendo, a sociedade humana é o meio onde o direito surge e se desenvolve, e está ligado à ideia de conduta, de organização e mudança. Diante desta afirmação, assinale a Escola Jurídica que reflete este pensamento:
Opção Marcada Opção Certa	Sociológica
Opção Não Respondida	Histórica
Opção Não Respondida	Jusnaturalista
Opção Não Respondida	Contratualista
Opção Não Respondida	Marxista
Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201512595106)	Pontos: 1,0 / 1,0
Max Weber associa legitimidade para positivar o direito à garantia interna ou externa, sendo que a garantia interna é chamada Tradicional, e a garantia externa pode ser Carismática ou ainda Burocrática. Sobre o assunto é verdadeiro o que se encontra na afirmativa:
Opção Marcada Opção Certa	Burocrática é aquela legitimidade baseada na Lei
Opção Não Respondida	Burocrática é aquela legitimidade baseada na regra imposta pelo carisma, como quando a pessoa vira Papa ou Herói.
Opção Não Respondida	Tradicional é a legitimidade baseada no episcopado, nada sendo aceito como correto a não ser o que Deus declarar expressamente através de seu representante
Opção Não Respondida	Carismática é a legitimidade determinada pela lei
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201512594296)	Pontos: 1,0 / 1,0
"Banco é punido por demorar a atender cliente. As longas filas e a demora para atendimento nos bancos continuam gerando polêmica. O Banco A.R. foi condenado pela Justiça do Rio a pagar R$ 1.350,00 por danos morais a L. M.. Motivo: por três vezes, ele foi a uma agência de Petrópolis, em 2006, e teve de esperar por quase uma hora para ser atendido. (...). O voto do juiz Flávio Citro Vieira de Mello, relator do recurso, apontou a violação da Lei Estadual 4223/2003, que estabelece limite de 20 minutos de espera em fila de atendimento, e foi acompanhado pelos juízes Ricardo Andrade e Eduarda Souza Campos" (Disponível em www.tjrj.gov.br, 27.04.2007).
 No que diz respeito ao caso em tela, uma vez instaurado o conflito, qual foi a via eleita pelas partes para compô-lo?
Opção Não Respondida	Voluntário
Opção Não Respondida	Conciliação
Opção Não Respondida	Autoritário
 Opção Não Respondida Mediação
Opção Marcada Opção Certa Judicial
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201512600095)	Pontos: 1,0 / 1,0
Uma convivência harmônica entre indivíduos de uma sociedade é algo utópico: conflitos de interesses entre grupos e indivíduos ocorrem com frequência e cabe ao Direito poder atuar de forma que possa visualizar o futuro, criando normas que venham a antecipar e impedir os conflitos. Quando isso não é possível, cabe ao Direito solucioná-los. Nesse sentido, podemos atribuir então ao Direito duas funções principais:
Opção Não Respondida	Função Preventiva e Repressiva
Opção Não Respondida	Função Repressiva e Compositiva
Opção Marcada Opção Certa	Função Preventiva e Compositiva
Opção Não Respondida	Função Compositiva e Dogmática
Opção Não Respondida	Função Arbitrária e Preventiva
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201512604741)	Pontos: 1,0 / 1,0
Segundo Dworkin, o Direito é a norma escrita, mas também toda construção normativa que se origina na sociedade. Esta é a fonte de sua legitimidade. A legitimidade, em seu enfoque social, admite como válidas as normas aceitas pelo grupo, não importando sua origem, o que explica alguns indivíduos obedecerem, simultaneamente, as leis do Estado e o código de conduta comunitário. Com base no enunciado assinale a alternativa INCORRETA:
Opção Não Respondida	o pluralismo jurídico engloba uma visão antidogmática e interdisciplinar que advoga a supremacia de fundamentos ético-sociológicos sobre critérios tecnoformais
Opção Não Respondida	no pluralismo jurídico a norma é válida não em função da autoridade competente ou dos mecanismos procedimentais do Estado quanto a sua criação, mas é válida porque a comunidade a reconhece como tal
Opção Não Respondida	o pluralismo jurídico seria um atributo de um campo social; 
Opção Marcada Opção Certa	o pluralismo jurídico prestigia a legitimidade procedimental em detrimento da legitimidade consensual
Opção Não Respondida	o pluralismo jurídico prestigia a legitimidade consensual.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201512604665)	Pontos: 1,0 / 1,0
Existem, a esse respeito, duas escolas, uma das quais pode ser chamada monista e a outra pluralista. A primeira, onde se situam quase todos os juristas, acredita que um único tipo de grupo social, o grupo político atualmente conhecido pela denominação genérica de sociedade global -, está habilitado a criar normas de direito. O outro que compreende afora alguns juristas sociólogos e filósofos, professa que qualquer agrupamento, seja qual for a sua consistência, pode instituir e quase sempre institui normas de funcionamento capazes de ultrapassar o caráter de simples regulamentos para elevar-se à categoria de verdadeiras normas jurídicas. (LÉVY-BRUHL, Henri. Sociologia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 24). No que concerne à elaboração da norma jurídica, no sentido das duas escolas citadas, podemos entender que :
Opção Não Respondida	somente o agente político elabora norma jurídica.
Opção Não Respondida	apenas o Estado está apto a criar normas jurídicas.
Opção Marcada Opção Certa	é possível perceber a existência de relações na sociedade que independem da regulação estatal.
Opção Não Respondida	existe a possibilidade de elaboração da norma fora do plano estatal, o que estaria em sintonia com o monismo jurídico
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201512594212)	Pontos: 1,0 / 1,0
FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
Opção Não Respondida	pré-selecionar candidatos às eleições
Opção Não Respondida	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
Opção Não Respondida	moralização do processo eleitoral
Opção Marcada Opção Certa	descaso com o sistema de escolha de legisladores
Opção Não Respondida	sistema de escolha de legisladores
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201512655125)	Pontos: 1,0 / 1,0
Súmula é a síntese ou enunciado de um entendimento jurisprudencial extraído de reiteradas decisões no mesmo sentido. Desde a EC 45/2004 as súmulas podem ser classificadas em vinculantes e não vinculantes. Para serem vinculantes devem seguir rigorosamente o procedimento descrito na Lei, de 19.12.2006, que regulamentou o art. 103-A da CF. Os principais aspectos que envolvem a compreensão das súmulas vinculantes são os seguintes:
I- por deixarem para trás o conteúdo de mera sugestão passam a revestir-se de verdadeiras normas jurídicas aumentando, consideravelmente, a esfera de influência do Poder Judiciário; II- o argumento da celeridade da justiça, pois devido à longa demora no julgamento de processos, o Poder Judiciário é alvo de inúmeras críticas por toda a sociedade;
III- a introdução do Poder Judiciário na era da "commonlawlização" do direito nacional;
IV- o aspecto da judicialização política;
V- o argumento de evitar-se o recorrismo e a litigância de má-fé.
Estão corretas as alternativas:
Opção Marcada Opção Certa	I, II, III, IV e V
Opção Não Respondida	II e IV
Opção Não Respondida	II, III e V
Opção Não Respondida	III e V
Opção Não Respondida	I, II e III
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201512625208)	Pontos: 1,0 / 1,0Nota oficial. OAB/RJ apoia decisão do CNJ de estender horário de atendimento nos tribunais. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, vem a público manifestar seu integral apoio à recente decisão do Conselho Nacional de Justiça para que os tribunais e varas atendam ao público no horário das 9h às 18h. Tal medida beneficiará os advogados, mas, principalmente, beneficiará toda a população brasileira, contribuindo para a superação de uma das grandes mazelas do Judiciário: a morosidade. (Wadih Damous Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, Rio, 1º de abril de 2011. site da OAB/RJ - www.oab-rj.org.br) O texto acima demonstra o apoio da OAB em relação à decisão do CNJ, que tem como função, dentre outras, fiscalizar as irregularidades do Judiciário e é o mais novo membro do:
Opção Não Respondida	Congresso Nacional
Opção Marcada Opção Certa	Poder Judiciário
Opção Não Respondida	Supremo Tribunal Federal;
Opção Não Respondida	Poder Legislativo
Opção Não Respondida	Poder Executivo
Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201512715952)	Pontos: 1,0 / 1,0
As garantias constitucionais dos magistrados são a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídios e a razão social destas garantias consiste em, EXCETO:
Opção Não Respondida	garantir a autonomia do juiz
Opção Não Respondida	evitar pressão política
Opção Não Respondida	evitar pressão financeira
Opção Marcada Opção Certa	garantir a parcialidade das decisões
Opção Não Respondida	evitar subornos

Outros materiais

Outros materiais