Buscar

EE_Atividade Estruturada Edu Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME DA DISCIPLINA: Educação Especial
	Educação Especial
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	CÓDIGO:
CARGA HORÁRIA: 
	 
	
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
	 Pesquisa e análise de material bibliográfico/textual de referência e de práticas pedagógicas e projetos educacionais desenvolvidos na perspectiva da educação inclusiva.
	OBJETIVO:
	 As atividades estruturadas visam relacionar os conteúdos trabalhados no decorrer do período letivo a situações do cotidiano escolar, para que possa compreender melhor as diferentes questões que dificultam o trabalho educacional desenvolvido na perspectiva da educação inclusiva e refletir sobre os meios de superação dos desafios encontrados. 
	
	
	
	
	COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
	 As atividades propiciarão ao aluno:
1 - Perceber as dificuldades encontradas pela escola para a implementação de uma proposta inclusiva de educação e refletir sobre os desafios, as condições e as alternativas que poderão ser criadas para desenvolver futuramente um trabalho educacional de qualidade na perspectiva da educação inclusiva. 
2 – Conhecer os diferentes meios de investigação e as adaptações de acesso ao currículo e no currículo que facilitam a acessibilidade e o enriquecimento dos conteúdos trabalhados pelo professor em aula.
3 – Adquirir autonomia no seu próprio desenvolvimento intelectual.
4- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre os problemas que afetam a escola e o movimento de educação inclusiva.
5- Planejar a apresentação da investigação realizada no decorrer das aulas de Educação Especial de acordo com as orientações fornecidas pelo (a) professor (a). 
6 – Debater de forma mais ampla, as questões relativas à escola inclusiva e a prática pedagógica dentro deste contexto, destacando as observações realizadas sobre as adaptações de acesso ao currículo e os recursos adaptados criados para atender às necessidades dos alunos com diferentes tipos de deficiência física, mental, sensorial, dos alunos com altas habilidades e dos alunos com transtornos gerais de desenvolvimento, incluídos na escola regular.
	
	
	DESENVOLVIMENTO:
	 
Serão ainda orientadas outras atividades que visem contemplar a prática como componente curricular (atividades estruturadas),  tais como: 
1-análise de enredos de filmes; 
2-observações e descrição analítica de espaços educativos inclusivos, investigação sobre a contribuição de diferentes autores para a compreensão e reflexão dessas observações, estabelecendo um paralelo com o que está sendo estudado ao longo das aulas, para finalmente elaborar uma sistematização das conclusões obtidas. 
No final da disciplina os(as) alunos(as), individualmente ou em grupo,  deverão apresentar, sob a forma de seminário,  as sistematizações feitas.
No decorrer das aulas serão dadas orientações detalhadas para realização das tarefas, que seguirão o princípio da ação-reflexão-ação, criando novos espaços e novos momentos de aprendizagem para os professores e para os alunos e desenvolvendo a capacidade de observar, perceber a realidade, descrever situações e adquirir informações para a construção de novos conhecimentos sobre o campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
Para a elaboração dos conteúdos deverão ser feitos: 
a) Pesquisa e análise de material bibliográfico/textual sobre o assunto escolhido.  
b) Análise de filmes cujo tema seja de acordo com o assunto que está pesquisando.
c) Levantamento dos acervos e materiais disponíveis nos bancos de dados, físicos ou virtuais e em rede.
d) Visita a um espaço educacional que trabalhe na perspectiva da educação inclusiva com o objetivo de pesquisar e conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos que orientam o projeto pedagógico desenvolvido neste contexto.
 
Nas aulas específicas (13 e 14) os alunos deverão contribuir com o enriquecimento dos conteúdos a partir das atividades realizadas (debatendo e/ou apresentando o seu relatório final sob a forma de seminário). 
A seguir, um quadro com as semanas e as atividades correspondentes ao conteúdo das aulas.
Aula 2
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Para iniciar a atividade estruturada o professor deve mostrar a importância de uma visita à escola que trabalhe na perspectiva da educação inclusiva para que os alunos possam, aos poucos, estabelecer a relação teoria/prática e entender melhor as diferentes questões que envolvem o campo da Educação Especial e o processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais.
Para facilitar o acesso do aluno à escola, deve ser distribuída uma carta de apresentação dos mesmos, acompanhada de um roteiro de observação (com sugestões de situações que podem ser observadas).
Aos alunos devem se organizar em grupos de cinco pessoas, no máximo, para a realização da visita à escola que desenvolva um projeto de educação inclusiva. Os grupos devem planejar e apresentar para turma a proposta de realização da visita definindo o local, data, objetivo e foco de observação.
 
Aula 4
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Nesta aula deverá estar previsto um tempo para que os alunos possam expor as questões que consideram mais significativas para um estudo mais aprofundado sobre o campo da Educação Especial e o processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular. Após a apresentação das questões formuladas, cada grupo será orientado a pesquisar um tema específico do campo da educação especial/inclusão.
Para facilitar, deverão recorrer à Biblioteca, à Biblioteca Virtual, à Internet, à Revistas Científicas, Jornais, Filmes e outros recursos disponíveis.
 
Aula 7
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Os minutos iniciais da aula podem ser utilizados para falar sobre o trabalho de pesquisa realizado pelos grupos compartilhando as indicações de filmes, sites, bibliografia sobre os temas investigados. Neste momento as realizações e as dificuldades são comentadas e a questão específica pesquisada por cada grupo deve ser apresentada para a turma.
Aula 10
ATIVIDADES ESTRUTURADAS
Nesta aula, cada grupo deverá comentar e entregar o roteiro de observação da visita à escola que será realizada. Após a visita, os alunos deverão apresentar um relatório onde devem constar observações realizadas sobre: acessibilidade do espaço físico da escola; recursos adaptados disponíveis para professores e alunos; adaptações de acesso ao currículo e no currículo; parceria escola-família-comunidade; adequação do projeto pedagógico; formação dos educadores; necessidades educacionais especiais dos alunos observados, dentre outros aspectos.
Aos alunos deve ser dado um prazo mínimo de duas semanas para que possam realizar a tarefa. 
Aula 13ª
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Nesta aula os alunos, em grupo, deverão apresentar para os demais colegas, os conhecimentos construídos a partir das pesquisas realizadas e das reflexões sobre o tema, sob a forma de um debate ou discussão com os demais integrantes da turma para que possam ampliar seus conhecimentos e instigar os demais a continuar a pesquisa sobre o tema.
Cada grupo deverá entregar um relatório sobre a visita realizada que apresente os dados observados e a reflexão crítica elaborada pelo grupo relacionando aspectos importantes observados na prática pedagógica com os autores estudados durante o curso.
Aula 14ª
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Continuação do trabalho iniciado na aula anterior (13ª aula).
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	PRODUTO/RESULTADO:
	 Para conclusão das atividades estruturadas deverá ser elaborado um relatório final, que deverá ser apresentado ao grupo nas aulas número 13 e 14, no qual deverá constar, uma reflexão e uma produção de conhecimentos a partir das relações estabelecidas entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as atividades estruturadas como um todo. 
	
	
	
Estácio	Relatório de Atividades EstruturadasPágina 1

Outros materiais