Buscar

ÉTICA PROFISSIONAL POSTAR

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL
Ângela Mara Batista 
Alessandra Ferreira de Souza Nunes
Denisa Aparecida Ayala
Eliane André Carvalho
Suely Pinto da Silva
ÉTICA PROFISSIONAL E SEUS CONCEITOS
DOURADOS
2014
 
 Ângela Mara Batista .................RA 2033008592
 Alessandra Ferreira de Souza Nunes...........RA 7318554270
 Denisa Aparecida Ayala...................RA 1299522689
 Eliane André Carvalho.................RA 7195537572
 Suely Pinto da Silva...............RA 7188539604
ETICA PROFISSIONAL E SEUS CONCEITOS
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de graduação de Serviço Social da 
Universidade 
Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota da disciplina 
Ética Profissional
 do 4º semestre.
Profes
sor(
a):
Prof. Me.Mauricio Dias.
 
DOURADOS
2014
A apresentação deste trabalho em como objetivo expor o significado da profissão do Assistente Social, ao passo que mostra o seu desenvolvimento sócio histórico, sendo este no âmbito nacional e internacional, visando revelar as possibilidades de atuação do profissional no cotidiano. Com tal intuito foi incluído o resultado de pesquisas sobre ética e vida social, diferenças entre ações morais e ações éticas dimensões políticas de ações éticas, tais informações ajudam na formulação de políticas sociais e ações profissionais, e na identificação das demandas existentes na sociedade, visando encontrar respostas para o enfrentamento da questão social.
O presente relatório tem como base os comentários do livro BARROCO, Maria Lucia Silva, Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. Tem como objetivo a compreensão dos conceitos fundamentais no que diz respeito à ética e suas relações com o Serviço Social. Conclui-se que a moral atua entre as relações sociais atendendo as necessidades práticas, por normas e deveres estabelecidos, fazendo com que os indivíduos sigam costumes e hábitos que favorecem o controle social, ao passo que atende aos interesses da classe dominante.
No entanto isso não significa que a reprodução desses valores tenha uma aceitação consciente, no cotidiano, moral leva o individuo a alienação, a agir de acordo julgamentos provisórios, e ao empobrecimento moral, consequentemente, sem que aperceba, tal individuo adere aos interesses da classe dominante, por sujeitar-se a preconceitos subentendidos. O resultado é o conservadorismo, e o conformismo, e involuntariamente o individuo atua contra os interesses de sua própria classe.
Compreende-se então que a ética não deve ser entendida apenas como uma ciência de moral, ela deve fazer parte da atuação do ser social consciente, direcionando suas ações à realidade, à busca de liberdade e da universalidade, ao passo que estabelece relações sociais com outros indivíduos e escolhas.
Exemplos de Análises e Conceitos:
Ações Morais: são ações que orientam o comportamento humano, baseando-se nos valores básicos de sua comunidade ou cultura. Esses valores podem ser distintos, dando origem a diversos códigos morais, a exemplo dos índios, que não podem andar nus em área urbana, pois cacterizaria por lei, atentado ao pudor, entretanto na sua tribo tal atitude é natural.
Ações Éticas: são ações teóricas sobre uma prática humana, que é comportamento moral, exemplo: Alguém deixa algo no chão sem perceber, uma pessoa vê, pega aquele objeto e o devolve ao seu dono, essa ação é tida como conduta ética, a pessoa agiu dessa forma por achar a atitude correta.
“O homem é uma interseção entre dois mundos:
O real e o ideal. Pela liberdade humana, os
Valores do mundo ideal podem atuar sobre 
o mundo real.(Nicolai Hartmann)”
Conforme relata o Repórter Gaudêncio Torquato no Jornal Tribuna do Norte em 13 de outubro de 2012, cada vez mais p eleitor decide, d acordo com à micro política, que é a política das pequenas coisas. É a política de respostas às reivindicações de eleitores nas regiões, bairros e etc. Em Natal/RN, observando o resultado das urnas de 2012, Torquato afirma, ponderando os valores gerais, como mortal e ética, também são impressos a partir da vontade do eleitor para que o Brasil “caminhe direito”.
Ética e Vida Social: a conduta em qualquer área profissional é o reflexo da conduta de seus profissionais. Tal conduta não se limita ao simples cumprimento da legislação, sendo o resultado da soma dos princípios morais de cada um de seus integrantes. Assim como a educação, a ética também vem de berço. A conduta ética, portanto, que se espera ai muito além do simples cumprimento da lei. Importa que os profissionais sejam bem formados, bem treinados e capacitados, pois o cerne da questão está na formação do pessoal, caso contrário, a implantação do Código de Ética Profissional será em vão.
Conforme Issac Ribeiro também do Jornal Tribuna do Norte em 17 de junho de 2012, nesse caso, fotos de farras e bebedeiras podem ser cruciais. As redes sociais são reflexos da vida real. Imagine uma pessoa a casa cheia de janelas e portas abertas para a rua, onde qualquer deslize pode expor sua intimidade a quem passe pela calçada. Mesmo que não queira ver, a pessoa estará à mostra, e resguardar-se depende só e unicamente das ações das pessoas. As redes sociais funcionam mais ou menos dessa forma. Se não estabelecer critérios no assunto em que postar, pode acabar prejudicado, nas relações com as pessoas e até mesmo nas profissionais. Como essas ferramentas são relativamente novas, do inicio dos anos 2000, ainda existe muita gente sem saber o real alcance e possíveis consequências de suas postagens. Facebook, Twiter, Orkut, Tumblr, Linkedln; cada rede tem seu propósito, sua forma de uso e sua utilidade, seja apenas para socializar, postarem preferências pessoais, dicas e opiniões, ou para uso profissional, no caso de empresas, blogueiros ou setores de recursos humanos.
Segundo Immanuel Kant, se prestarmos atenção ao que se passa em nós mesmos sempre que transgredirmos qualquer dever, descobriremos que, na realidade, não queremos que a nossa que a nossa máxima se torne lei universal, porque isso nos é possível, o contrário dela é que deve universalmente continuar a ser lei, nós tomamos apenas a liberdade de abrir nela uma exceção para nós.
Com base nas informações colhidas no livro BARROCO, Maria Lucia Silva, Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos percebemos a importância do “ser social” direcionar suas ações tendo por objetivo os interesses de sua própria classe, ao passo que busca a liberdade e universalidade em suas relações sociais.
Nas pesquisas realizadas encontramos dados sobre a atual realidade do Brasil, para expor a situação existente inserimos casos reais que nos ajudam a ter uma visão mais clara da questão social em nosso país, o que nos permite concluir que é necessária a reformulação das políticas públicas para atender aos interesses das classes menos favorecidas, sendo fundamental para isso a atuação do Assistente Social, com objetivo de coletar dados e analisar a real situação de tais pessoas para que tenha suas carências básicas supridas.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARROCO, Maria Lucia Silva, Fundamentos Éticos do Serviço Social. 
www.ideas.org.br/.../etica_resp_social_txt_que_e_codigo_etica
LACERDA,Rafael, Cidadania: O voto é a sua vez. Disponível em: rafalacerda.blogspot.com.br/2010/08/cidadania-o-voto-e-sua-voz.html
RIBEIRO, Isaac, Exposição nas redes sociais. Disponível em:http://tribunadonorte.com.br/noticia/exposicao-nas-redes-sociais/223183 
DANTAS, Annas Ruth, Eleitor está mais atento, críptico e observador. Disponível em: http://tribunadonorte.com/br/noticias/eleitor-esta-mais-atento-critico-e-observador/234083
FORTI,V.; GUERRA,Y. (Org). Ética e Direitos. Rio de Janeiro: Lumen Jutis,2011
ESPANHOL, Charlando. Disponível em :
http://filosofandocomrosangela.blogspot.com.br/2011/05/qual-diferenca-entre-etica-e-moral.htmlKant, Immanuel, op. Cit., p.63.
Atuação do Assistente Social no Cotidiano
- Bibliografias
FOTO: rafalacerda.blogspot.com.br/2010/08/cidadania-o-voto-e-sua-voz.html
FOTO: Alienação Social. Disponível em: http://webmodernina.blogspot.com.br/ 
FOTO: Para quê, para quem, como? Alguns desafios cotidianos da pesquisa em Serviço Social. Disponível em: http://www.google.com.br/search?q=:+Para+qu%AA,+para+quem+como%3F+Alguns+desafios+cotidianos+da+pesquisa+em+Servi%C3%A7o+Social+scielo&espv=2&biw=1366&bih=667&source=Inms&tbm=isch&sa=X&ei=4z5eVKbGHordsASY-

Outros materiais