Buscar

TEXTO 3 (1)[1]

Prévia do material em texto

12 LIÇÕES DE LIDERANÇA DO PAPA FRANCISCO
Gustavo Rocha-
Publicado em 07/2015. Elaborado em 07/2015.
12 lições de liderança do papa Francisco
Alguns afirmam que liderança se aprende outros tantos que liderança é um dom nato.
Ao longo da carreira percebemos que muitos evoluem em suas formas de liderar, conseguem aprimorar lidar com pessoas, que não é algo fácil.
Principalmente porque precisamos compreender que para lidar com ser humano precisamos de no mínimo inteligência emocional, paciência, razão, controle, entre outros fatores.
O papa Francisco – em sua forma de ser – inspirou um americano a escrever 12 lições, transcritas a seguir:
Em seu livro “Lidere com Humildade”, o americano Jeffrey A. Krames, descreve como o papa Francisco está se tornando um dos maiores líderes da humanidade e o que os homens de negócios podem aprender com suas lições.
Krames, que mora em Chicago, é já escreveu “Os princípios de liderança de Jack Welsh” e “A cabeça de Peter Drucker”.
Confira os 12 principais pontos de seu novo livro:
1 – Lidere com humildade
O papa Francisco acredita que a humildade autêntica capacita os líderes como nenhuma outra qualidade de liderança. “Se conseguirmos desenvolver uma atitude verdadeiramente humilde, poderemos mudar o mundo”, escreveu ele, antes de se tornar Papa.
2 – Exale o cheiro do seu rebanho
Um dos “franciscismos” mais citados é a sua diretriz de “ter o cheiro de suas ovelhas”, o que significa mergulhar de maneira profunda e expressiva no grupo que você já lidera ou pretende liderar. Não por acaso, Bergoglio, seu nome de batismo antes de se tornar Papa, ficou conhecido como o “Bispo dos pobres”, por sua atuação marcante nas favelas argentinas.
3 – Quem sou eu para julgar
Em julho de 2013, o papa Francisco concedeu uma entrevista coletiva no voo de volta do Rio de Janeiro. Perguntado sobre o lobby gay, ele respondeu. “Um gay em busca de Deus, que tem boa vontade… bem, quem sou eu para julgá-lo?” Com essa afirmação, o papa Francisco aponta para uma importante distinção entre “julgar” e “avaliar” as pessoas. Só um poder mais elevado do que o papa pode julgar uma pessoa.
4 – Não mude, reinvente
Desde que foi eleito, o papa Francisco tem enfrentado temas espinhosas para a Igreja Católica, como o divórcio e a união homossexual. Em todos eles, nunca fugiu a uma resposta, embora não tenha mudado nenhuma diretriz por parte do Vaticano. Pelo menos, em muitas ocasiões, deixou as portas abertas para discussão sobre esses temas polêmicos.
5 – Priorize a inclusão
Desde os seus primeiros dias como papa, a maior prioridade de Francisco foi tornar a Igreja Católica mais inclusiva. A busca da inclusão esteve no centro da maioria de suas principais decisões no seu primeiro ano como chefe da Igreja.
6 – Evite o isolamento
Para o papa Francisco, o diálogo é a chave para derrubar as paredes. Ele, por exemplo, criou um órgão consultivo formado por oito cardeais do mundo todo, apelidado de V-8, o que demonstra sua preocupação sobre a importância de se expor a diferentes pontos de vista. Francisco está também aberto ao diálogo com diversas religiões.
7 – Prefira o pragmatismo à ideologia
O papa Francisco demonstra seu pragmatismo de muitas maneiras. Ele sabe e reconhece que o mundo é um lugar enorme e diversificado, e que o ponto de inflexão estratégico da Igreja é composto de definições em rápida evolução do “novo normal” por parte das várias culturas: de casamento e uniões não tradicionais e à maior ênfase em questões ecológicas.
8 – Aplique a perspectiva da tomada de decisões
Francisco sempre acreditou que está longe de ser imune aos interesses políticos. Seu lado pragmático lhe permite ver os aspectos políticos inerentes à sua posição. Ele sabe muito bem o que motiva os líderes, o que também o inclui. “Somos todos animais Políticos, com “P” maiúsculo. A pregação dos valores humanos e religiosos tem consequências políticas.”
9 – Administre sua organização como se fosse um hospital em campanha
O papa gosta de comparar a Igreja a um hospital de campanha, montado perto de uma zona de batalha para prestar atendimento de emergências aos feridos. A alusão se alinha perfeitamente a sua filosofia, pois permite que os médicos sintam o cheiro do seu rebanho, sejam inclusivos e não julguem as vítimas por seus ferimentos.
10 – Viva na fronteira
Francisco tinha poucos vínculos com as panelinhas de Roma, mesmo assim foi eleito papa. Ele vive na fronteira ao mesmo tempo que exerce o poder e vive de acordo com um código de humildade radical que ele mesmo se impõe.
11 – Confronte as adversidades com decisão
No fim de março de 2014, o papa Francisco se ajoelhou e se confessou em público. Com isso, ele demonstrou ao mundo duas coisas: em primeiro lugar, que é de fato um pecador; e em segundo, por extensão, que todos são pecadores. Tornar-se pontífice atestou como uma pessoa imperfeita pode superar seus pecados e grandes adversidades e ainda vir a ser uma das personalidades mais respeitadas e populares do cenário mundial.
12 – Não só os clientes merecem sua atenção
O objetivo final do papa Francisco é influenciar pessoalmente o maior número possível de ovelhas. Ele deseja que todos os líderes da Igreja e membros do clero façam o mesmo. Ele quer aproximar as pessoas de Deus, independentemente da religião, raça e preferência sexual. O seu objetivo no mundo dos negócios de ser análogo. Para ter sucesso, você deve se aproximar dos forasteiros, os seus “não clientes.”
Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20150603/licoes-lideranca-papa-francisco/266964.shtml
Percebemos alguns pontos essenciais nesta liderança:
1. Conhece o seu mercado;
2. Lida diretamente com o mercado;
3. Sabe que erra, mesmo assim, vai em frente, superando obstáculos;
4. Conhece as tarefas que precisa fazer para poder dizer aos outros o como fazer;
5. Enfrenta os problemas de peito aberto;
Ou seja, não se trata apenas de liderança em si, mas sim de estar integrado ao negócio, de saber exatamente o como fazer e batalhar ao lado dos subordinados para que o sucesso seja da equipe.
Lições valiosas de um líder ímpar e assim reconhecido.
E para você, quais pontos são similares ao seu negócio? E o que pode evoluir neste sentido?

Outros materiais