Buscar

apols 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01) oque é uma organização?
É do conjunto formado pelas estruturas organizacionais, regras e procedimentos que constituem a organização formal e pelas relações/interacções informais entre os seus membros que constituem a organização informal que resultam as organizações reais tais como as conhecemos.
02) o que é o podc
m seus princípios gerais, tem as seguintes funções administrativas (PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle. Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa
planejamento significa definir objetivos e meios para alcançá-los.
organização De Recursos
- que podem ser humanos ou materiais;
- que são necessários para execução dos planos estabelecidos;
De Operações
- agrupamento de atividades necessárias para a execução dos planos em unidades;
- definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro das unidades
direção significa usar influencia para motivar as pessoas. Nesta função administrativa, o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado. 
Controle
A última função da administração é o controle, ou seja, a verificação e avaliação do plano que já foi executado para que haja correções futuras. O Profº Monteiro também considera a função controle como um monitoramento das atividades. 
03) defina eficiencia e eficacia
 A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
04)O que é racionalidade
qualidade ou caráter do que é racional, lógico.
2.
capacidade de exercer a própria razão.
"carecia da r. dos adultos"
05) defina inforção
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.
Leia mais: Conceito de informação - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/informacao#ixzz48xg1LBgf
06)o que é integração Vertical?
A Integração Vertical ocorre quando diferentes processos de produção passam a ser controlados pela mesma empresa. Pode ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção. Esse método de produção visa à diminuição de custos e maximização dos resultados. Além disso, dificulta o acesso do concorrente a um determinado produto ou matéria-prima, principalmente em determinados mercados onde a fonte destes insumos é restrita.
A Integração Horizontal Consiste em uma estrtégia de crescimento baseada na aquisição de duas ou mais sociedades do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto, que pode ter boa penentração no mercado consumidor. Com isso, muitas vezes o administrador opta por manter esta marca original, se beneficiando da aceitação da mesma. Essa integração inviabiliza a competitividade de outras marcas, eliminando a concorrência.
07) o que é e que Tipos de Padronização?
 é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas.[1] A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.
08) Oque é cultura organizacional?
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados.
09) comunicação na empresa?
10) fale o que é Motivação?
O Que É Motivação?
Motivação pode ser definida como o fato que gera um movimento.
Isto é tudo que você precisa saber sobre o que é motivação…. mas podemos completar o conceito com alguns exemplos:
Se a pessoa está com fome (o fato), ela se move para conseguir comida.
Se a pessoa quer mais dinheiro para sua família (o fato), ela se move para trabalhar mais ou crescer na carreira.
Se a pessoa quer prejudicar um colega (o fato), ela se move para criar fofocas e sabotar seu trabalho.
Há que entender que motivação não é algo que uma pessoa tem ou não. Todos temos desejos e necessidades (os fatos), portanto existe a motivação… o que não está presente muitas vezes são as condições para que a pessoa se movimente em direção a estes fatos.
11) Satisfação no trabalho?
12) Racionalidade limitada
13) O que é Objetivo Organizacional
Objetivos organizacionais é importante conhecer os objetivos essenciais da organização, porque se as pessoas não sabem por que ela existe e para onde pretende ir, elas jamais saberão qual o melhor caminho a seguir. Objetivo, então, é um resultado desejado que se pretende alcançar dentro de um determinado período.27 de mai de 2008
14) conseito ambiental
15) conceito de Stakeholds
takeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.
17)conceito de sustentabilidade
18)diferencie lider de chefe
Um chefe
Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos
Um líder
Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los,
19) diferencie Ser humano e maquina
20)o que é sistema hierarquico mecanizado
21) o que é precisão
22) o que Departematelização
23) estrutura simples
24) o que é sistema sociotenico
25) deferencie Borocracia e haborocracia
26) sistema fechado e sistema aberto]
Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra (ambiente externo) e com o seu ambiente interno, 
Já os sistemas fechados apenas sofrem interações de seu ambiente interno.
27) eficiencia produtiva
28) administração de processo
29) planejamento estrategico
30) sistema mecanico e organico
na visão mecanicista, uma organização tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina
 organização orgânica, todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico.
31)
Apol 01
Questão 1/5
Existem diferentes teorias para a análise das organizações. Essas teorias marcaram os diferentes momentos de evolução das estruturas organizacionais. Contudo, o que caracteriza a moderna organização é o uso dealguns aspectos de todos os modelos teorizados até então Isso demonstra, de forma geral, que todos os pressupostos contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da teoria geral da organização.
É possível também notar-se que, para cada nova concepção, existem fundamentações baseadas em pressupostos que deram origem aos estudos das organizações nas sociedades capitalistas. São temas como as necessidades humanas, os interesses e os conflitos, a tecnologia, o trabalho e a especialização que, aliados a fatores econômicos e políticos, determinam a evolução das estruturas organizacionais (Materko). 
Algumas evoluções importantes marcaram a história do desenvolvimento das organizações. A primeira delas, ocorrida na virada do século XiX para o século XX, mais especificamente entre 1895 e 1905, “distinguiu a administração de propriedade, e estabeleceu a administração ou gerenciamento com um tipo de trabalho
diferenciado”. (Drucker, 1992 p. 7).Com base no texto anterior e no material apresentado nas aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: 
I - Surge a figura do gerente profissional, e a organização, longe de ser simplesmente um aglomerado de trabalhadores atuando para um fim institucional, começou a se apresentar como agente propulsor do desenvolvimento social. 
II - Outra grande evolução se deu por volta da década de 20, quando foi criada “a organização de comando-e-controle com ênfase na descentralização e sua distinção entre a equipe de planejamento e a equipe executiva”. 
III - Ainda hoje não se pode comprovar as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificar-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 
IV - O que se pode presenciar na atualidade são as inovações para as estruturas da organização. Baseadas nos estudos de comportamento, relações sociais, tecnologia, economia e política, as organizações já se caracterizam pela especialização, surgindo, assim, a organização de especialistas (Drucker, 1992: 3). 
V – A administração burocrática vem trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente nas informações científicas e na informatização, cujo objetivo é a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e a qualidade de vida.
 A) Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
 B) Apenas as alternativas III e IV estão corretas. 
 C)x Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
?
Você acertou!
Na questão III, a verdade é que ainda hoje são notórias as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificarem-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 
Sobre a resposta V, a atualidade e as inovações para as estruturas da organização vêm trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente, nas informações científicas e na informatização, cujos objetivos são a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e maior qualidade de vida. 
 D) Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas. 
 E) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
Questão 2/5
( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços.Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
 A) Flexibilidade, padronização e comunicação;
 
 B) x Divisão do trabalho, especialização, distribuição da autoridade e responsabilidade, racionalidade e hierarquia;
?
Você acertou!
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4.Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo. 6. Divisão do Trabalho.
 
 C) Integração horizontal e vertical, descentralização e autonomia das partes;
 
 D) Competitividade, integração sistêmica, racionalidade e avaliação por resultados 
 E) Apenas a existência jurídica perante os órgãos governamentais já caracateriza uma organização formal. 
Questão 3/5
As profundas mudanças tecnológicas, sociais, políticas, econômicas etc., demandarão mudanças radicais nas organizações e, principalmente, na administração.
 (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).Marque a alternativa correta de acordo com a sentença:
 A) xCada época desenvolve uma forma organizacional apropriada as suas características de acordo com o princípio evolucionário.
?
Você acertou!
Devemos identificar que as características das organizações dependem da época em que está inserida. 
 B) Em todas as épocas e idades, a forma organizacional das empresas sempre foi a mesma, de acordo com o princípio da constância.
 
 C) Não existe correlação entre as épocas e idades e as formas organizacionais.
 
 D) São duas variáveis completamente estranhas entre si.
 
 E) A forma organizacional depende principalmente de fatores políticos: são as leis e as políticas governamentais que determinam os diferentes aspectos que as organizações e as empresas deverão possuir.
 
Questão 4/5
As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:
 
I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.
II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.
III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.
IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
 A) x Apenas as afirmações I e II estão corretas.
 
?
Você acertou!
Somente os itens I e II estão corretos. Os sistemas racionais ou burocráticos baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais. E a racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura e de cargos com descrições específicas- quem faz o quê- tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, a cumprir seus objetivos, em última análise. O item III refere-se ao conceito de eficiência e o item IV ao conceito de integração vertical.
 
 
 B) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
 
 C) Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
 
 D) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. 
 E) Todas as quatro afirmações estão corretas. 
Questão 5/5
De maneira direta, Administração é o processo pelo qual se permite alcançar as metas de uma empresa, utilizando-se de recursos físicos e humanos. Certo (2003, p. 5) cita as principais características do termo, “É um processo ou uma série de atividades contínuas e relacionadas; implica alcançar os objetivos da empresa e se concentra nisso; alcança esses objetivos fazendo uso do trabalho com, e por meio de, pessoas e outros
recursos da empresa”.
Em vista disso, analise as afirmações abaixo e identifique aquela(s) que está(ão) correta(s). Em seguida escolha a alternativa correta.
I - A Administração movimenta toda a organização para chegar ao seu propósito, por meio da definição de metas pré-estabelecidas, e as maneiras pela quais a mesma será cumprida.
II - As atividades devem ser organizadas, desenhadas, dirigidas e controladas de maneira adequada a se atingir o propósito principal que é o lucro, de forma responsável e ética.
III - Antigamente, a Administração estava preocupada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fácil e bem-sucedido. Depois de um tempo passou a ser uma atividade grupal, e atualmente é vista como uma atividade organizacional em conjunto.
 A ) Apenas a afirmação I está correta.
 
 B)x Todas as afirmações estão corretas
?
Você acertou!
Todas as afirmações estão corretas de acordo com o texto. 
 C) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
 
 D) Apenas as afirmações II e III estão corretas
 
 E) Apenas a afirmação II está correta.
 
 Apol 02
Questão 1/5
(STJ, Cespe - Técnico Administrativo - 2008) No trabalho em equipe, normas básicas asseguram a qualidade dos resultados e o bom clima entre os integrantes. Acerca desse tema, julgue os próximos itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.
a) A comunicação deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradável para a outra, mas de maneira que não seja ameaçadora nem ofensiva.
b) Se, em um grupo de trabalho, quando um membro fala, outro habitualmente o interrompe com piadas acerca do assunto ou com relato de caso irrelevante, a possibilidade de que esse grupo venha a funcionar como equipe eficaz será diminuída.
c) Um trabalho em equipe será tanto menos produtivo quanto mais o chefe do serviço definir os objetivos e metas, porque essa conduta reduz a criatividade do grupo.
 A) C, C, C 
 B)x C, C, E
?
Você acertou!
É correto afirmar que a comunicação deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradável para a outra, mas de maneira que não seja ameaçadora nem ofensiva; também é correto afirmar que se, em um grupo de trabalho, quando um membro fala, outro habitualmente o interrompe com piadas acerca do assunto ou com relato de caso irrelevante, a possibilidade de que esse grupo venha a funcionar como equipe eficaz será diminuída; Mas no caso do trabalho em equipe ser menos produtivo porque o chefe defini os objetivos e metas, isso é irreal, já que o líder deve estabelecer as diretrizes das equipes e esta conduta não reduz a criatividade do grupo.
 
 C) C, E, C 
 D) E, C, C 
 E) E, E, E 
Questão 2/5
Construir um time de alto desempenho começa na liderança, ou seja, no mindset do próprio empreendedor. E no dia a dia ao lado dos empreendedores apoiados pela Endeavor acabamos ouvindo histórias que ilustram bem isso. O próprio Wilson Poit conta que durante muito tempo se orgulhou de ser a pessoa mais inteligente da sua empresa. Até que um dia percebeu que com essa mentalidade chegaria apenas até onde a sua capacidade de entrega o permitisse. Pelo contrário, Poit viu que deveria se orgulhar de formar um time com gente mais competente e com maior potencial que ele próprio, porque só assim poderia ir além das suas limitações pessoais. Sua capacidade, então, deveria ser de organizar essas pessoas em torno de um sonho em comum muito forte, que mobilizasse a todos em um mesmo sentido: construir a maior e melhor empresa de aluguel de geradores do país. E deu certo! Junto com seu time, Wilson transformou a Poit Energia em um dos maiores casos de empreendedorismo dos últimos tempos no Brasil ao vender sua empresa para a Agrekko, líder mundial do setor, por mais de R$ 400 milhões.
 
ENDEAVOR BRASIL. Aprenda a montar uma equipe de sucesso com quatro ótimos exemplos, 2015. Disponível em: <https://endeavor.org.br/equipe-de-sucesso/>
Quando se abordam as equipes, como se exemplificou na contextualização, deve-se haver um bom líder e equipes altamente produtivas, para que desse modo, elas possam gerir-se sozinhas. Acerca de tal temática, analise as sentenças:
 
() Houve um tempo em que se predominava o dar ordens, buscando-se impor a integração.
() A função da coordenação consistia em assegurar a integração das opiniões e interesse.
() A autogestão coletiva tem seus princípios discutidos a partir da história contemporânea da administração, desenvolvendo-se pela forma da economia solidária.
() Na contemporaneidade dos negócios, devido ao alto volume de informações, bem como de mudanças e incertezas, a autoridade como ferramenta de ponta deve ceder o lugar para a aprendizagem.
 
Assinale a alternativa correta:
 A 
V-V-V-F.
 
 B) x F-V-V-V.
voce acertou
FALSA. Houve um tempo (i) em que predominava explicitamente o dar ordens, pela intervenção.
VERDADEIRA. A função de coordenação consistia em assegurar a integração das opiniões e interesses daqueles ´tocados´ pela situação para a resolução da situação.
VERDADEIRA. Os princípios de autogestão coletiva ou, então, equipes autogeridas, emergem na esteira da história contemporânea das organizações e da administração e, em sua última forma, se desenvolve pela via da economia solidária.
VERDADEIRA. No mundo atual dos negócios, dado o volume de informações, de alianças, enfim, de mudanças e de incertezas, a autoridade (mando/obediência) como ferramenta de ponta deve ceder o lugar para a aprendizagem sobre como lidar com a informação, explorando, de ambos os lados.
 
 C) V-V-F-F.
 
 D )F-F-V-V.
 
 E) V-V-F-V.
 
Questão 3/5
(CONCURSO- Analista Técnico Administrativo- Superior/ESAF/2014) Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.
( )Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.
( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.
( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
 A)x E, C, C, C
?
Você acertou!
na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas convencionais e oficiais, através de memorandos escritos, metas estipuladas, avaliações realizadas e objetivos desenvolvidos baseados nesse processo.
 
 B) C, E, C, E
 
 C) E, C, E, E
 
 D) C, C, C, E
 
Questão 4/5
Nos dias de hoje, o ambiente empresarial no Brasil está com exigências e desafios cada vez mais desenvolvidos, o que, por vezes, acaba por abalar a gestão da empresa. Os consumidores e clientes, por sua vez, estão cada vez mais exigentes; o que é um dos efeitos do imediatismo frequente que tomou conta não só do cenário empresarial, como de muitos outros, após o avanço desenfreado da informatização e do avanço emergente das tecnologias. E é exatamente por conta disso que a gestão empresarial se torna cada vez mais essencial em meio a uma organização, para atender não só a demanda dos clientes, como a própria demanda interna da organização em questão, que precisa se manter firme em meio a tais mudanças. A gestão empresarial é aquela que irá apontar para os focos da organização, assim como as ações que devem ser tomadas para o seu desenvolvimento.
ROBERTO, J. Desafios da Gestão Empresarial. Portal Administradores, 2014. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/desafios-da-gestao-empresarial/81585/>
Os desafios da administração contemporânea são recorrentes nas organizações inseridas na sociedade
atual. Nesse sentido, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas.
 
() Houve um tempo que a noção gerencial sobre um produto recaía sobre a sua data de venda e em relação ao serviço recaia na data de vigência do contrato, entretanto, hoje tais noções atém-se a duração da necessidade do cliente.
() A vida humana e as organizações estão desassociadas, ou seja, elas não se relacionam entre si, e as forças que permeiam a sociedade atual (velocidade, conectividade e intangibilidade) agem separadamente sobre a vida dos indivíduos e as organizações.
() O trabalho, no contexto da revolução industrial, passou a ser realizado dentro das casas dos indivíduos, continuando tal perspectiva até os dias atuais.
()A conectividade, a velocidade e a intangibilidade estão redefinindo nossas empresas e nossas vidas.
 
Assinale a alternativa correta:
 
 A) V-V-F-F.
 
 B) x V-F-F-V.
?
Você acertou!
VERDADEIRA. Houve um tempo que a noção gerencial sobre um produto recaía sobre a sua data de venda e sobre um serviço com a data da vigência do contrato, tais noções não são mais as mesmas: a mentalidade se atém sobre a duração da necessidade do cliente.
FALSA. Em outras palavras, a vida humana está imbricada na vida das organizações, e vice-versa, e a satisfação dos desejos de ambas. Tal perspectiva está sujeita e motivada por três forças imperativas: velocidade, conectividade e intangibilidade.
FALSA. Com a revolução industrial, o trabalho se deslocou da casa para a fábrica. Na era do conhecimento e da informação, o trabalho retorna à casa com suas propriedades marcantes do parcelamento, da impessoalidade e da profissionalização, os lares tornam-se, por assim dizer, escritórios.
VERDADEIRA. A conectividade, a velocidade e a intangibilidade estão redefinindo nossas empresas e nossas vidas.
 
 C) F-F-V-V.
 
 D) F-V-V-F.
 
 E) F-F-F-V.
 
Questão 5/5
(Conselho Nacional do Ministério Público adaptado) – A motivação influencia os esforços de uma pessoa para o alcance de seus objetivos. Selecione a alternativa que apresenta uma característica correta da motivação:
 A) A motivação sempre começa com uma necessidade fisiológica que ativa um comportamento.
 
 B)x motivação sempre envolve objetivos e metas.
?
Você acertou!
A alternativa correta é a letra ‘b’, a motivação sempre envolve objetivos e metas a serem alcançadas. A alternativa ‘a’ está incorreta, pois nem sempre a motivação necessita partir de uma necessidade fisiológica, se estas já estão satisfeitas, a motivação poderá partir de outro tipo de necessidade, como das necessidades sociais, por exemplo. A alternativa ‘c’ está incorreta, pois a motivação é uma força interna, portanto intrínseca, do individuo que impulsiona a ação. Ela pode ser motivada por características extrínsecas ao individuo, porém não somente destas. E a alternativa ‘d’ está incorreta, pois o comportamento do individuo é dependente da sua motivação.
 
 C )A motivação é uma característica extrínseca ao individuo.
 
 D) O comportamento do indivíduo independe de sua motivação.
 
 APOL 03
Questão 1/5
(CEFET-RJ, 2010) Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). 
 
 Outro significado importante de eficácia é:
 A) Incapacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
 
 B) Capacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
 
 C) x Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
?
Você acertou!
o conceito correto de eficácia é: fazer as coisas de maneira adequada, resolvendo problemas, salvaguardando recursos aplicados, cumprindo seu dever e reduzindo custos. Trata-se do grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos e da capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
 
 D) Incapacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
 
Questão 2/5
Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia.A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas.
Alguns desses itens são internos à Organização e outros são itens externos, que independem da vontade da empresa, mas que podem interferir de forma drástica na mesma. Assinale (I) para os processos que são Internos e (E) para os que são Externos.
Forças (Strengths);
 Fraquezas (Weaknesses);
 Oportunidades (Opportunities);
Ameaças (Threats).
 A) x I; I; E; E
?
Você acertou!
Forças: devemos lembrar que as forças são os elementos internos da organização que podem trazer benefícios para o seu negócio se você tiver com dúvidas é só pensar nos elementos que estão sob o seu controle, que você consegue decidir, podemos citar como exemplos: a união da equipe, o número e o valor dos ativos, a localização da empresa, os relacionamentos que a empresa desenvolveu com os clientes e os fornecedores. Deve-se focar sempre nos itens que fazem a diferença para a empresa.
Fraquezas: já no caso das fraquezas são os elementos internos que podem atrapalhar o seu negócio, elas complementam as forças já identificadas e também são características que estão dentro do seu controle, mas que atrapalham a realização da missão da organização. Podemos citar como exemplos: matéria prima escassa, uma equipe pouco qualificada, tecnologia ultrapassada, processo de logística de entrega, logística reversa. Nesta situação é necessário que se listem os itens que mais atrapalham o processo.
Oportunidades: não devemos esquecer que as oportunidades são externas à empresa, portanto não temos controle do seu acontecimento, mas que sabemos que eles podem existir e acontecer. Podemos citar como exemplo uma nova lei, um novo software, um concorrente precisando de ajuda, algum concorrente lançar um produto complementar ao seu. As oportunidades devem ser vislumbradas como os sonhos, caso isso ocorra pode ser muito bom ao meu negócio, apesar de estar fora de controle podemos identificar como uma oportunidade ao nosso negócio.
Ameaças: essas são situações externas à empresa mas que podem atrapalhar seu negócio, estão fora do controle mas caso ocorram podem prejudicar a organização. Podemos ter como exemplo: a entrada de um concorrente internacional, pirataria dos seus produtos, mudança de legislação que possa prejudicar seu setor, escassez de mão de obra ou algum tipo de catástrofe natural. Essa ameaças são conhecidas como medos que existem por parte da gestão da empresa, devem ser identificadas e deve-se sempre criar um plano “b” para as mesmas.
 
 B) E; I; E; I
 
 C) I; I; I; E
 
 D) E; E; I; I
 
 E) E; I; I; E 
Questão 3/5
Nas organizações as pessoas são responsáveis por atingir objetivos e realizá-los e conseqüentemente saber a maneira de como utilizar os recursos.
 Eficiência e Eficácia são importantes critérios usados para a mensuração e avaliação do desempenho das organizações e também de seus administradores. Assim, julgue as alternativas abaixo em V(Verdadeira) ou F(Falsa).
I- Uma medida eficaz é aquela que busca otimizar a utilização de recursos.
II- Uma medida eficaz é a que procura atingir os objetivos organizacionais.
III- Uma medida eficaz é a que objetiva fazer as coisas certas.
IV- Uma medida eficaz possui ênfase nos resultados.
Questão anulada!
 A)x F, V, V, V.
?
Você acertou!
A sequencia correta é F-V-V-V.
A alternativa I é falsa, pois uma medida eficiente é a que busca a otimização da utilização de recursos. As demais alternativas estão corretas, pois a eficácia está relacionada à fazer as coisas certas, tendo seus objetivos/fins alcançados. Fazer as coisas certas (entregar um trabalho no prazo) é diferente de fazer corretamente algo (fazer um trabalho bem feito, mas atrasar na entrega do mesmo), isso seria eficiência.
 
 B) V, F, V, F
 
 C) F, V, F, V
 
 D) V, V, V, F
 
Questão 4/5
Imagine a seguinte situação: você é gerente de uma pizzaria, e nas últimas duas semanas você percebeu que o fluxo de pedidos de pizza de strogonoff de carne aumentou em 20%, com relação às semanas anteriores. Por uma falta de planejamento seu e de sua equipe não há carne descongelada, quando da recebimento do primeiro pedido da noite. Para minimizar uma possível insatisfação do cliente, você oferece-lhe de brinde uma garrafa de vinho e aperitivos (queijos, salames e pães), enquanto o mesmo aguarda o preparo da pizza. Você rapidamente pede a um auxiliar de cozinha que vá ao mercado comprar uma quantia de carne para segurar um possível pedido, enquanto a carne está em processo de descongelamento. O mercado é próximo, e nesta hora da noite o atendimento é bastante rápido. Assim, ao final de 50 minutos, a pizza solicitada pelo cliente está pronta, e lhe é servida à mesa. O cliente fica satisfeito, apesar da demora, e elogia os ingredientes utilizados, que ao seu ver: “estão frescos e saborosissimos”. Relatado o caso, responda: qual a combinação percebida no caso acima?
 A) Alta eficiência e alta eficácia.
 
 B) Alta eficiência e baixa eficácia
 
 C) x Baixa eficiência e alta eficácia
?
Você acertou!
Gabarito: o caso acima relatado é um exemplo de baixa eficiência, pois os recursos foram mal empregados, não houve previsão da demanda de pizzas de estrogonofe de carne, não havendo carne descongelada e necessitando-se comprar carne para o atendimento do cliente, contudo houve alta eficácia, pois a pizza foi entregue, e o cliente saiu satisfeito, nem percebendo a demora do processo de fabricação de sua pizza.
 
 D) Baixa eficiência e baixa eficácia
 
Questão 5/5
Com relação a Gestão do conhecimento, assinale Certo ou Errado para as afirmativas abaixo:
I- A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software.
II- Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.
III- A gestão do conhecimento em uma empresa envolve não apenas a gestão dos fluxos de conhecimento em seu interior, mas também a gestão dos métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo.
IV- Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado de socialização.
Agora assinale a resposta correta:
 A)x C, C, C, E
?
Você acertou!
Letra A. As questões I, II e III estão corretas, no caso da questão IV, a mesma encontra-se errada, já que O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado de externalização. E não socialização.
 
 B) C, E, C, C
 
 C) E, E, C, C
 
 D) E, E, E, C
 
 E) E, E, E, E 
Apol 04
FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
 A) A capacidade dos gerentes está equilibrada com a carga de trabalho
 
 B) Os processos informatizados estão em reformulação
 
 C) x A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
?
Você acertou!
Situações em que ocorre a descentralização: A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou a demasiadamente complexa; A situação anterior provoca morosidade no processo decisório; Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos ou serviços versus segmentos de mercado; Para encorajar o processo decisório de seus executivos alocados na média e baixa administração; Para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa.
 
 D) A contratação de pessoal está além da capacidade de treinamento da empresa
 
Questão 2/5
(Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:
 A) Recompensar as pessoas
 
 B) Proporcionar informação
 
 C) Desenvolver Competências
 
 D) Concentrar Responsabilidades
?
Você acertou!
Concentrar responsabilidades não é um fator de empoderamento dos funcionários, pois atende ao principio de pensamento mecanicista, onde o nível hierárquico era predominante nas relações trabalhistas. Para Chiavenato (2004), empowerment ou empoderamento é fortalecer o papel das equipes e dos indivíduos ao atribuir-lhes responsabilidade sobre suas decisões, ações e autoridade. Para Adami (2014), significa ceder a alguém o poder e Long (1999) confirma declarando que é a permissão para que outras pessoas assumam as responsabilidades, recompensas e riscos das próprias decisões.
 
Questão 3/5
Em relação à prática da gestão participativa.
I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
 A) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
 
 B) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
 
 C)x Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
?
Você acertou!
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
As duas questões estão incorretas.
 
 D) Estão corretas APENAS
as afirmativas II, III e IV. 
 E) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V. 
Questão 4/5
O envolvimento do funcionário pode ser definido como um processo participativo que utiliza a competência total dos funcionários e se destina a encorajar o maior comprometimento com o sucesso da organização. É envolver os trabalhadores nas decisões que os afetam e aumentar sua autonomia e controle sobre sua vida profissional, assim se tornarão mais motivados, mais comprometidos com a organização, mais produtivos e mais satisfeitos com seus trabalhos. O programa de envolvimento do funcionário onde os subordinados compartilham um grau significativo de poder de tomada de decisão com seus superiores imediatos é do tipo?
 A) Participação Representativa
 
 B) Círculos de Qualidade
 
 C) x Administração Participativa
?
Você acertou!
A Gestão (ou Administração) Participativa designa um tipo de gestão das organizações que coloca a ênfase na participação dos colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, no processo de tomada de decisão. Nesta forma de gestão é dada a possibilidade aos colaboradores de questionar, propor, opinar e discutir situações da vida e da gestão da organização. As pessoas dos diversos níveis hierárquicos são estimuladas a participar no processo de gestão de forma que todos sejam comprometidos com os objetivos e os resultados organizacionais.
 
 D) Planos de Participação Acionária
 
 E) Gestão de Qualidade Total
 
Questão 5/5
Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):
 A) equipes de trabalho.
 
 B) equipes de solução de problemas.
 
 C) grupos gerenciais.
 
 D) x círculos de qualidade.
?
Você acertou!
Os Círculos de Qualidade são grupos formais, com 6 a 8 colaboradores. Reúnem-se regularmente durante o tempo de trabalho (pelo menos uma vez por mês) e são coordenados por pessoas competentes (geralmente designados como facilitadores) com conhecimentos em relações industriais, em fatores humanos, qualificados na identificação de problemas, recolha de informação, análise estatística e concepção de soluções. 
 E) grupos de trabalho. 
Questão 1/5
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazená-las em um banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrição quanto à origem e à importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
 I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
Porque
 II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
 A) Os itens I e II são verdadeiros, sendo o I a conseqüência do II.
 
 B) Os itens I e II são falsos, pois a estratégia do caso acima mencionado é de eficiência e eficácia organizacional apenas.
 
 C)x O item I é Falso ao passo que apenas o item II é Verdadeiro.
? Você acertou!
Apenas o item II está correto. Não há no texto nenhuma alusão às ferramentas da Qualidade Total. O caso Ipiranga ilustra um bom exemplo de monitoramento ambiental, conforme menciona Sobral e Peci (2013, p.124).
 
 D) Os itens I e II são verdadeiros, sendo o II a conseqüência do I.
 
Questão 2/5
As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)
 A) diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade.
 
 B)x indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
?
Você acertou!
as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas, é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. 
 C) acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.
 
 D) participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
 
 E) pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.
 
Questão 3/5
Governança corporativa é uma má tradução da expressão inglesa "corporate governance". É um sistema que, usando principalmente o "Conselho de Administração" ("Board of Directors" em inglês), também a Auditoria Externa, e às vezes também o Conselho Fiscal (que ao contrário do de Administração não é obrigatório), estabelece regras e poderes para Conselho, seus comitês, e diretoria, evitando os abusos de poder tão comuns no passado. Cria também instrumentos de fiscalização da diretoria. É importante frisar que embora a expressão seja nova (e tenha se transformado num modismo, com muita gente falando bobagem a respeito) a atividade já existia, sem que a gente percebesse quão importante era, e sem que tivesse ganho esse nome. Com base no material estudado na rota e no texto acima é correto afirmar que:
 
I - Algumas empresas tem o conflito de interesses entre os proprietários e os executivos e esse conflito é explicado pela Teoria da Agência, onde pessoas que estão dentro das corporações não necessariamente agem visando o melhor para os provedores de fundos.
II - Com relação a governança corporativa a questão principal que envolve o conflitos de interesses de uma companhia se dá pela responsabilidade institucional em ternos da governança, das finanças e do contrato de incentivos administrativos.
III - O maior problema da governança é com relação a transição organizacional, entre as práticas da governança e sua eficiência técnica.
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
É correto afirmar que:
 A) Apenas as questões I e II estão corretas; 
 B) x Apenas as questões I, II e III estão corretas;
? Você acertou!
A resposta correta é a letra B, as questões I, II e III estão corretas. A questão IV está errada porque fala que:
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
Se são agentes externos não contemplam funcionários e sócios (que são internos), portanto contemplam além de conselheiros, auditores, grandes acionistas, ainda temos os bancos de investimento e agências de rating.
 
 C) Apenas as questões II, III e IV estão corretas; 
 D) Apenas as questões III e IV estão corretas; 
 E) Apenas as alternativas I e IV estão corretas; 
Questão 4/5
(IADES/EBSERH/2013) Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade. A partir do
que foi descrito, avalie as afirmações a seguir e identifique qual é a correta.
 A) A obtenção da qualidade total depende apenas da alta gerência da organização. 
 
 B) x A busca da satisfação do cliente e de todos os stakeholders.
?
Você acertou!
O conceito do TQM foi desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como Juran. O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Em 1961, Feigenbaum o definia como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc... O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os "stakeholders" (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.
 
 C) A qualidade total não promove a integração de todas as atividades da organização.
 
 D) A Gestão da qualidade total visa obter um produto ou serviço perfeito, mesmo que não atenda aos requisitos ou necessidades dos clientes.
 
Questão 5/5
(TRE-AM-2014) Em gerenciamento de projetos existe um termo técnico, em inglês, que de maneira ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização). Esse termo técnico, em inglês, é denominado de:
 A) hareholder
 
 B0 Funcionários
 
 C) Equipe
 
 D) x Stakeholder
?
Você acertou!
Para Sobral e Peci (2013), stakeholders são grupos ou indivíduos externos ou internos da organização e afetados por ela, seja diretamente ou indiretamente, fazendo parte do ambiente operacional como fornecedores e clientes ou parte do ambiente interno da organização como empregados e acionistas, ou seja, são aqueles que são importantes ou influenciam o sucesso da organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais