Buscar

Trabalho Fenômenos Climáticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Deivid Aurélio Nascimento Assis Mat.: 201110890
Curso: Engenharia Civil Ecologia	
Fenômenos Climáticos
	O vídeo trata sobre fenômenos naturais ocorridos no Brasil principalmente nos últimos anos, onde a ONG Greenpeace foca como o principal motivo para tais acontecimentos, o aquecimento da Terra.
	Pela primeira vez o Brasil presenciou em 2004 a passagem de um furacão que foi posteriormente informalmente chamado de Catarina, este for sua vez tinha sido formado no Atlântico Sul e atingiu o litoral sul do país, ocasionando destruição por onde passou, chocando moradores e pesquisadores que antes nunca tinham presenciado tal fato ainda em terras brasileiras, com rajadas de ventos de até 180 km/h este foi classificado de nível 2 pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No entanto há discussões entre pesquisadores que não classificam o Catarina como um furacão, mas como uma tempestade extratropical.
	Outro tópico abordado foi sobre a maior seca ocorrida no rio Amazonas, onde 700 km de comprimento de seu leito secos pela estiagem, colocando 62 municípios em estado de emergência. Todavia, não é pacifico o entendimento sobre o poderia ter ocasionado tal seca Ana região Amazônica, pois alguns acreditam que o motivo poderia ser furacões do Atlântico, que poderiam estar retirando a água do amazonas, outros culpam os incêndios, que fazem com que as chuvas diminuem. Além disso, acreditam que os efeitos do aquecimento global estão a reestruturar o modelo climático na região.
	No mais, o vídeo demonstra a desertificação do sertão nordestino, onde os moradores locais travam uma batalha diária pela procura de água potável para se manterem sobrevivendo na região. Região esta que convive constantemente com a seca, tem visto sua situação ainda mais critica com a evolução das temperaturas, dificultando a prática de culturas na região assim como na criação de rebanhos, sejam, estes para fins comerciais ou para o próprio sustento. Especialistas prevêem que em alguns anos tal região do sertão poderá se tornar um deserto sem vida, se o quadro de secas continue evoluindo.
	Outro aspecto que influi no aquecimento global é o desmatamento que vem ocorrendo na floresta Amazônica, este por sua vez, feita de forma clandestina e desordeira, que têm-se retirado a madeira sem forma alguma de critério, abrindo buracos na mata, desprotegendo o solo, que logo mais por meio de grilagem acaba se tornando área para a prática da pecuária. No entanto, com o desmatamento, vem seguido das queimadas, sejam estas de forma natural ou intencional, colocam o Brasil como o 4º país em emissão de gases poluentes na atmosfera, que contribui em muito com o efeito estufa.
	Porém, o vídeo não trata apenas de apontar o que vem acontecendo com o clima no país, mas indica outras fontes de energias menos agressivas ao meio ambiente, como a eólica, onde através de um estudo mostra que o nordeste teria potencial para a exploração desta por possuir constantes rajadas de ventos, assim como a exploração da energia solar e entre outras, como apostas para um futuro menos agressivo ao meio ambiente, além de ser mais barato.

Outros materiais