Buscar

Avaliação av1 psicologia organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0395_AV1_201511223154 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201511223154 - YARA APARECIDA PEREIRA DE SOUZA
	Professor:
	MARIA ESTELA LOPES
	Turma: 9029/BC
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1  Data: 19/05/2016 15:08:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201511955434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia ajuda-nos a esclarecer as questões das diferenças intra e inter individuais no indivíduo e nos grupos, e as questões das relações interpessoais na gestão contemporânea. O interesse pela compreensão da conduta faz gerar um conhecimento muitas vezes compartilhado que não se associa ao escopo da ciência psicológica, o que chamamos de:
		
	
	Psicanálise
	
	Behaviorismo
	
	Cognitivismo
	 
	Senso comum
	
	Subjetividade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511481257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicologia nas organizações nos ajuda a entender as relações interpessoais que ocorrem no ambiente de trabalho. Sendo assim, podemos afirmar que o objeto de estudo da psicologia é:
		
	 
	O Comportamento;
	
	Os distúrbios.
	
	A Alma;
	
	As motivações.
	
	A mente;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511875495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A preocupação com o sofrimento psicológico no trabalho tem sido alvo de estudos por parte de psicólogos que atuam nessa área. Para Dejours ( 1992), o sofrimento, de natureza mental, começa quando"o homem, no trabalho, já não pode fazer nenhuma modificação na sua tarefa , no sentido torna-la mais conforme às suas necessidades fisiológicas e seus desejos psicológicos, isso é, quando a relação homem-trabalho é bloqueada". Pensando nesse aspecto, quais as condições que podem contribuir para uma relação homem-trabalho favorável?
		
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e da sua chefia imediata.
	
	A partir do momento que o trabalhador perceber que precisa do emprego e que por isso deve se submeter às exigências impostas pela empresa e seus dirigentes.
	
	A partir do momento que o trabalhador perceber que todas as suas ações contrárias podem afetar a imagem que a empresa tem dele e de seu potencial de trabalho.
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou emocionais de determinadas tarefas estão de acordo com o status que ocupa, independente de suas necessidades psicossensoriais.
	 
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e o conteúdo do trabalho representar uma fonte de satisfação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511875488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No espaço organizacional, a comunicação desempenha papel fundamental, promovendo o fluxo contínuo de informações e promovendo os diálogos fundamentais para a elaboração de conhecimentos pessoais e interação nas diferentes equipes de trabalho. Bowditch & Buono (1992) destacam funções fundamentais da comunicação no espaço organizacional. São elas:
		
	
	Controlar os comportamentos humanos no espaço organizacional, influenciar decisões e valorizar as relações de poder e status envolvidos no processo de interação.
	
	produzir e controlar (ênfase nas relações), socializar (manter um clima de intimidade entre os membros de uma equipe) e reproduzir experiências bem sucedidas observadas.
	 
	Produzir e controlar (ênfase na realização de tarefas), inovar (adaptação da organização ao meio ambiente) e socializar e promover a manutenção (favorecer a interação interpessoal).
	
	desenvolver a percepção das características culturais da organização, perceber as limitações impostas nas relações de poder e estabelecer uma forma de se valer a hierarquia.
	
	Controlar stress, estabelecer limites nas relações e criar um clima onde as pessoas possam exercitar as relações de poder para tentar influenciar em decisões importantes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511985389)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a personalidade para a psicologia é correto afirmar:
		
	 
	Trata-se do modo mais ou menos constante de ser, pensar, agir e sentir.
	
	É possível afirmar que existem indivíduos que não possuem personalidade própria.
	
	Trata-se de algo que já vem da nossa natureza.
	 
	É algo imutável ao longo da vida.
	
	É possível afirmar que existe personalidade fraca e personalidade forte.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511813747)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ele propõe em sua teoria os traços de Introversão X Extroversão, admitindo que um deles seja o dominante. A alternância desses dois aspectos depende do estado emocional e do meio no qual a pessoa está inserida. Os traços são definidos como padrões habituais de conduta. O pensamento anterior refere-se a que estudioso:
		
	
	Allport
	
	Catell
	 
	Jung
	
	Freud
	
	Carl Rogers
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511865732)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Quando nos referimos a Santos Dumont podemos dizer que representa um bom exemplo de:
		
	
	Inteligência corporal.
	
	Inteligência interpessoal.
	
	Inteligência musical.
	
	Inteligência limitada.
	 
	Inteligência mecânica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511858752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Mayer & Salovey, (1997, p. 15), a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Neste caso, podemos dizer que: Assinale a Única alternativa correta que atenda ao que se pede:
		
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente na vida pessoal e não pode ser considerada como um instrumento específico e motivacional na Organização
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional não possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e muito menos em casa, que dirá nos relacionamentos com os amigos, familiares; pois não é uma ferramenta.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente no trabalho, já que é considerada como um instrumento específico motivacional na Organização
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional só possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e não nos relacionamentos com os amigos, familiares. É uma ferramenta que só permite aos profissionais terem uma vida mais sucesso.
	 
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento, não só no trabalho, mas também em casa, nos relacionamentos com os amigos, familiares. Uma ferramenta que permite as pessoas terem uma vida mais saudável.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201511285910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntaspadronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
		
	 
	III e IV estão corretas;
	
	Apenas a II está correta;
	
	Apenas a I está correta;
	
	Apenas a III está correta;
	
	I e IV estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201511481870)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alice esta se candidatando a uma vaga de secretária em uma empresa multinacional, ao comparecer a seleção de candidatos, foi conduzida a uma sala, onde já se encontravam outras candidatas, imediatamente, o instrutor solicitou que as candidatas elaborassem uma carta dirigida ao presidente da empresa, explicando os motivos pelos quais estavam se candidatando a função de secretária. A partir do texto acima, assinale a única opção correto em relação as habilidades testadas as candidatas a vaga de secretária
		
	 
	Habilidade de utilização correta da linguagem escrita;
	
	Habilidade de extroversão
	
	Habilidade de trabalhar em grupo;
	
	Habilidade de relacionamento interpessoal;
	
	Habilidade de introversão.

Outros materiais