Buscar

av1 de educação fisica 6º e 7º periodo pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)A disciplina de Educação Física com o passar do tempo foi conquistando o seu espaço no ambiente escolar e, na década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96 e da Resolução nº 2/98 da Câmara de Educação Básica, a Educação Física no âmbito escolar, é entendida como:
Alternativas:
 a) Área de conhecimento e Componente Curricular facultativo na Educação Básica.
b)Componente Curricular obrigatório na Educação Básica e Área de conhecimento.	
 Alternativa assinalada
 c) Área de atividade e Componente Curricular obrigatório na Educação Básica.
 d) Área de Aprendizagem Esportiva e Componente Extracurricular.
2)A Ciência da Motricidade Humana surgiu na tentativa de propor uma reconstrução epistemológica para a Educação Física, consolidando-a em uma nova ciência do Homem, ao instituir um novo objeto de estudo para esta área, que seria a própria Motricidade Humana (ALVARENGA; PEREIRA; MORTARI, 2009). Assinale a alternativa correta com relação a essa proposta nas aulas de Educação Física.
Alternativas:
a)O professor de Educação Física considera que o sujeito possui anseios, desejos, necessidades e, a partir disso, busca elevar esses aspectos à condição de movimento-integração visando sua transcendência.
Alternativa assinalada
 b)O professor de Educação Física entende que o corpo em movimento é apenas um corpo executor de ações motoras, o significado que essas ações podem agregar ao seu desenvolvimento é algo que fica em segundo plano.
 c) O professor de Educação Física permite uma relação e interação do sujeito com o meio que ele vive de maneira rápida e objetiva, pois desde o princípio os alunos, aprendem de forma imediata.
 d)O professor de Educação Física considera a visão cartesiana e mecanicista do movimento humano, baseada meramente na valorização de conhecimentos biológicos para a formação e desenvolvimento do indivíduo.
3)A Educação Física enquanto componente curricular possui particularidades com relação a seu objeto de estudo, conteúdos e forma de intervenção docente, como todas as disciplinas. Sobre o assunto, leia com atenção as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.
Alternativas:
 a)A Educação Física tem como objeto de estudo e intervenção o movimento humano. Nesse sentido, o planejamento das atividades deve contemplar o saber fazer, ou seja, a execução repetitiva do movimento.
b) A disciplina tem como propósito possibilitar ao educando o entendimento do movimento em suas diferentes formas, visando realizar uma interação com mundo que o cerca.
Alternativa assinalada	
 c)Os movimentos realizados pelos alunos nas aulas de Educação Física devem ser entendidos e avaliados, sobretudo, pelo enfoque bio-fisiológico.
 d) O movimento humano é inerente ao ser humano, ou seja, é algo inato. A partir disso, o repertório motor dos alunos deve ser levado em consideração nas aulas de Educação Física, sendo inadequado o professor interferir com novas propostas de atividades.
4)O conjunto de conhecimentos que podem ser explorados por meio da Educação Física escolar, para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental são diversos. Analise os conteúdos abaixo e assinale a alternativa que possui a(s) sentença(s) correta(s).
I. Possibilidades expressivas do movimento.
II. Percepção e aceitação das regras como necessárias ao convívio social.
III. Conhecimento das formas de linguagem.
IV. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações.
Alternativas:
 a)I, II e III.
b) I, II e IV.
 Alternativa assinalada
 c) II e IV.
 d) IV.
5)Nas aulas de Educação Física os alunos devem ter a oportunidade de vivenciar e experimentar diversas possibilidades de movimentos produzidos e organizados culturalmente, ou seja, ter acesso às diferentes manifestações da cultura corporal, com o objetivo de apreciá-las e compreendê-las. Entre os elementos culturais que foram incorporados como conteúdos da disciplina escolar, estão:
Alternativas:
 a)Esportes, jogos e brincadeiras e ginásticas.
 b) Equilíbrio corporal, força corporal, flexibilidade e coordenação motora.
 c)Esquema corporal, noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora.
d)Ginásticas, jogos e brincadeiras, esportes, lutas e danças.
Alternativa assinalada

Outros materiais