Buscar

Slide Contação de Histórias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA 
		CRIANÇAS SURDAS
Alunos: Lais
 Marco Túlio
 Ronaldo
 Saulo 
Inclusão cultural e social do surdo na contação de Histórias
A importância da inclusão cultural e social do surdo através do auxílio da arte, especificamente da Contação de História, como entrada para o mundo da imaginação e do sonho tão permitido para criança ouvinte e agora para criança surda também faz parte do contexto literário cultural.
A inclusão cultural do surdo é efetiva quando todos compartilham da mesma expressão artística, como protagonista ou espectadores, na medida em que se oferece uma contação de historia por meio de teatro para todos.
Inclusão cultural e social do surdo na contação de Histórias
A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à criatividade, pois desenvolve a Linguagem, seja ela qual for. As histórias têm a função de transmitir conhecimento, educar, instruir, avisar - com o intuito de preparar e também promover a inclusão.
Dentro desse estímulo do desenvolvimento encontra-se principalmente o estímulo à imaginação, uma vez que – tanto ao assistir, quanto ao reproduzir uma história – a imaginação é a principal ferramenta condutora. 
Inclusão cultural e social do surdo na contação de Histórias
Desse processo de exclusão social resulta a exclusão cultural e o não acesso à cultura. Por isso é tão essencial refletir sobre a inclusão cultural para tornar acessível a arte ao deficiente auditivo, de tal modo que ele possa participar de uma contação de história e conviver com os ouvintes. 
Papel do contador de histórias para ouvintes e surdos e sua acessibilidade
O contador transfere para o público todas as possibilidades gestuais e de expressão para demonstrar aquilo que é contado; utiliza-se do desenvolvimento do imaginário para ajudar a quem presencia a construção verdadeira.
O contador de histórias se mistura com o personagem e deixa de ser uma pessoa comum passando uma referência reflexiva, constitutiva e construtiva de atitudes e comportamentos que servem como modelo a ser seguido pelas crianças.
Papel do contador de histórias para ouvintes e surdos e sua acessibilidade
Buscamos colocar o intérprete no espaço cênico, para além da sua função de intérprete de Libras, é ele também integrante do espetáculo. Assim, nas Contações de Historias ter a história falada, a cantada e a história em Libras. Isso tudo no mesmo cenário, mesmo tempo e mesmo espaço. Isso sim é ter arte acessível para todos. Assim, observa-se que, quando o surdo depara com uma ação cultural que o envolve com os ouvintes, eles se sentem mais inclusos na sociedade.
Objetivos da contação de Histórias
A Contação de História reforça a expressão da criatividade e aumenta a comunicação e interação entre surdos e ouvintes, mesmo sendo uma comunicação pela linguagem de sinais ou não.
A Contação de História torna-se facilitador na inclusão cultural e social do surdo, pois a Contação bilíngue (Libras /Português) propicia que todos compartilhem da mesma contação, sejam protagonistas ou espectadores, uma vez que o campo de visão, tanto do surdo como do ouvinte, é o mesmo, sem distinção e com participação simultânea.
Objetivos da contação de Histórias
O acesso ao acervo literário infantil de forma sinalizada e oralizada adequando a cada cenário, aos personagens e, principalmente, a mensagem implícita e explícita da narrativa é uma proposta inovadora que contribui com a estruturação da sociedade inclusiva e para todos. Não basta ver a imagem de cada cenário com o olhar, os sinais e na áudio-descrição, mas compreender na narrativa, o discurso que envolve cada cena, modelo de sociedade e regras de comportamento e sentimentos que envolvem a construção da história.
Métodos para contação de histórias para surdos
O trabalho de contação de histórias em Libras requer não apenas o domínio da língua de sinais, mas também, como desenvolver estratégias educacionais necessárias para o bom entendimento e desenvolvimento das atividades. É preciso conhecimento prévio de como construir o cenário, os personagens, adequar cada história e como estabelecer um diálogo participativo, compartilhado e educativo com o público oralizado e sinalizante.
Então não basta contar a história infantil em Libras, mas também, construir as reflexões éticas e morais inerentes aos valores explícitos e implícitos em cada narrativa e tornar tudo isto acessível como proposta educacional e de formação humana.
Métodos para contação de histórias para surdos
Há então a necessidade de um curso para a formação, capacitação e atualização de educadores contadores de histórias infantis em Libras, que sejam surdos e/ou ouvintes, para atuarem em bibliotecas, espaços educacionais e multiculturais gerando atividades bilíngues que alcancem os diversos ambientes de modo inclusivo, compartilhado, interativo, que contagia com brilho nos olhos daqueles que vivenciam tamanhas emoções.
Contação de Histórias adaptadas
para Crianças Surdas
Contação de Histórias adaptadas
para Crianças Surdas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes