Buscar

Resenha 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tendências Historiográficas
Perspectiva Tradicional
A perspectiva tradicional da história da Química diz que o historiador deve olhar para o passado com os olhos do presente, ou seja, não se deve construir críticas daquilo que aconteceu a anos atrás e que hoje não utilizamos mais, pois o passado é a construção e transformação do futuro. Ao se olhar para o passado, vemos toda a evolução do contexto histórico da química, desde o principio podemos conhecer como tudo foi criado e modificado. A construção das competências é progressiva, e a experiência assume um papel determinante no processo de consolidação dos saberes. Quanto mais voltamos ao passado mais elevado se transforma nosso conhecimento. Assim, para pesquisa buscamos documentos e artigos em grandes museus, pois é lá que encontramos toda história de algum Químico, autor, etc.
Na historiografia tradicional dizemos que a história da ciência linear e progressiva foi fundada pelo Químico e historiador George Alfred Leon Sarton (1884-1956), ele dedicou-se a escrever livros sobre a história da ciência e teve algumas publicações realizadas.
É utilizada a Ciências Física (mecânica) como modelo da historiografia tradicional.
Seleciona o passado apenas o que parecia ter permanecido.
É analisados erros e acertos: Consideramos a história não como uma coleção de erros a serem evitados, o que levaria à afirmação de que a ciência é quase perfeita, um “verdadeiro” espelho da natureza, mas considerando-a como um referencial onde erros e acertos convivem, permutando seus status, num processo de idas e vindas constantes, ora a caminho do que entende por progresso, ora da dúvida. O estudo de História da Ciência, sugerido para determinados momentos do programa, possibilita a descrição da elaboração do processo científico com os conflitos que o acompanham.
Dizia que havia precursores da Química, ou seja, “pais” da Química, como Lavoisier.
E dividia a história em Ciência e Pseudo-Ciência com a concepção de que o principal objetivo dos cientistas é descobrir leis naturais e verdades.
Debate Internalismo Vs. Externalismo
O internalismo sustenta que a justificação é determinada internamente, seja pela evidência do sujeito, ou por coerência entre as crenças, ou mesmo por alguma condição interna. Para os teóricos internalistas, os fatores internos são suficientes para garantir justificação ao sujeito. Já o externalismo, nega que fatores internos são suficientes para justificação. Para eles, alguma coisa externa tem um papel independente em justificar crenças. Assim, eles reconhecem a importância tanto de fatores internos quanto de fatores externos para justificação das crenças do sujeito.
Historiografia Atual
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento. Busca outros conhecimentos e outras fontes de pesquisa.
Pedagogia Tradicional
A pedagogia tradicional veio do estudo das concepções antigas de educação, essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação.
Pedagogia Renovada
Se, na pedagogia tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada, defende-se a idéia "aprender fazendo", portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
Pedagogia Tecnicista
A pedagogia tecnicista adota o modelo empresarial, com o objetivo de adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, seu ensino é voltado diretamente para produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Engloba a Taxionomia dos objetivos educacionais, tecnologias da educação e instrução programada.
A tendência historiográfica foi evoluindo e mudando toda a sua concepção desde a perspectiva tradicional no qual defende que a história da ciência tem que ser observada com os olhos do passado para que possa se estudar a evolução da Química até as pedagogias implantadas no Brasil com o objetivo de melhorar a educação pedagógica entre alunos e professores, colocando cada um em seu lugar e dando-lhes direitos e deveres dentro do ambiente escolar. Houve todo um processo entre cientistas e filósofos, cada um atribuindo e defendendo certo ponto de vista. Essa evolução fez com que a Ciência hoje possa ser estudada de modo compreensível para todos.

Outros materiais