Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA, ATIVIDADE 4

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Historicamente, as formas de inclusão e de exclusão social dos portadores de necessidades especiais. Nosso material referencial descreveu a visão da sociedade escravista que imperou no Brasil até fins do século XIX. Sobre os escravos brasileiros, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Não haviam escravos com necessidades especiais porque apenas os mais fortes eram trazidos para trabalhar nas Américas.
	Respostas:
	a.
As crianças escravas que nasciam com necessidades especiais tinham direito a uma indenização custeada pelo governo imperial até o dia de sua morte.
	
	b. 
Não haviam escravos com necessidades especiais porque apenas os mais fortes eram trazidos para trabalhar nas Américas.
	
	c.
Os africanos e afrodescendentes escravizados eram considerados bens produtivos que só serviam se saudáveis e fortes fisicamente.
	
	d. 
As necessidades especiais são uma realidade recente fruto do uso indiscriminado de remédios.
	
	e.
Os coolies chineses deixaram de ser trazidos para o Brasil em fins do século XIX porque comumente davam luz a crianças com necessidades especiais.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:12): “Em muitas sociedades, como afirmam Alves (1992) e Goffman (1975), as necessidades especiais eram vistas com discriminação, ocorrendo inclusive extermínio por parte do grupo ou a tolerância, quando a característica especial era vista como exótica. Mesmo no Brasil, entre os povos indígenas no início da colonização, eram comuns as práticas de exclusão ou valorização de indivíduos portadores de necessidades especiais, conforme relatado por Alves (1992).
Em outro exemplo no que se refere ao Brasil, Freyre (2006, p. 157) fala que o regime agrário escravista concebia o negro (após a substituição da mão de obra indígena) não como um ser humano, mas como um bem produtivo. Caso este se acidentasse, nascesse com necessidades especiais ou sofresse uma mutilação, era descartado e excluído dos demais – inclusive essa prática era prevista pela Lei do Sexagenário.
Isso poderia ser uma das raízes da segregação e discriminação do trabalhador com necessidades especiais na sociedade brasileira no âmbito do trabalho, como vemos na atualidade. Há uma cultura da discriminação nas esferas do trabalho em todos os campos profissionais quanto ao portador de necessidades especiais”.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nosso material nos mencionou sobre um imperativo moral de inclusão social. Qual das alternativas abaixo está correta sobre o imperativo moral?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
É principalmente na segunda metade do século XX que, com a intensificação da luta pela igualdade, que os movimentos sociais conseguem grandes avanços na inclusão de diferentes setores sociais.
	Respostas:
	a. 
Trata-se da segregação geográfica de diferentes povos dentro um mesmo estado ou nação.
	
	b.
É principalmente na segunda metade do século XX que, com a intensificação da luta pela igualdade, que os movimentos sociais conseguem grandes avanços na inclusão de diferentes setores sociais.
	
	c. 
Trata-se da obrigação juridicamente reconhecida no ato contratual entre duas ou mais pessoas
	
	d.
Trata-se da forma como as sociedades antigas desenvolviam formas de escravidão por vitória em batalhas contra povos considerados bárbaros.
	
	e.
Trata-se da forma como diferentes estados-nação se relacionam no ambiente internacional desde a fundação da Organização das Nações Unidas na década de 1910.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial diz (Ebook, 2015, p. 16): “Se observamos a humanidade, veremos diversos movimentos sociais organizados que promovem a conquista e perpetuação dos direitos. Esses grupos reconhecem que há a privação de direitos, aceita implícita ou explicitamente por parte da população, mesmo que haja leis que garantam esses direitos. Com a globalização, essas diferenças se acentuaram; contudo, jamais houve tanta perspectiva de inclusão anteriormente na história. Mas é importante dizer que a inclusão sempre foi um fenômeno em todas as sociedades e agrupamentos sociais. Tornou-se hoje, conforme Machado (2011), um imperativo moral. O fenômeno da inclusão é uma resposta à exclusão, a falta de direito ou acesso às necessidades mais básicas, situações de injustiça, discriminação, à criação de estereótipos, à não aceitação do que é diferente. É na segunda metade do século XX que se intensificou bastante a luta pela igualdade de direitos, empreendida por vários setores da sociedade, com a organização de movimentos sociais reivindicatórios (MACHADO, 2011)”.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Aprendemos, com a leitura do material referencial, que cada sociedade desenvolve a partir de sua cultura uma espécie de padrão de beleza e de comportamento que é considerado melhor. Todos aqueles que não estão dentro desse "padrão", muitas vezes, acabam sendo vítimas de exclusão. Quais dos grupos abaixo não sofrem qualquer tipo de exclusão:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Um jovem médico aproveitando suas férias.   
	Respostas:
	a. 
Um cadeirante que precisa utilizar o transporte público a partir de uma parada em uma ladeira íngreme. 
	
	b. 
Um jovem afrodescendente residente de uma comunidade no Rio de Janeiro.
	
	c. 
Uma mulher transexual buscando vaga de emprego como professora de educação infantil.
	
	d. 
Uma mulher voltando para sua residência e andando por ruas escuras depois das 10 da noite.
	
	e. 
Um jovem médico aproveitando suas férias.   
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:14):"a cultura impacta não só o modo como as pessoas convivem umas com as outras em uma sociedade, mas também no modo de valorização de si mesmas. Toda sociedade possui um tipo ideal de indivíduo que dela faz parte e isso pode implicar em exclusão, em diferentes níveis, daqueles que estão fora do padrão (...) Dessa forma, conforme a cultura, cada sociedade vê e valoriza as pessoas de determinado modo, propondo seus princípios de respeito e de ideologia e a sua relação com aqueles que são diferentes". Nesse sentido, podemos compreender que mulheres, afrodescendentes, cadeirantes e transexuais sofram discriminação nas situações acima descritas, ao contrário do jovem médico: homem, com ensino superior completo, em um espaço social de privilégio.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a leitura do material referencial, pudemos compreender a importância da dualidade sagrado-profano no estudo sobre as diferentes religiões. Nesse contexto, as imagens abaixo representam respectivamente para seus adeptos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Objeto Profano e Objeto Sagrado
	Respostas:
	a. 
Objeto Profano e Objeto Sagrado
	
	b. 
Objeto Cultural e Objeto Profano
	
	c. 
Objeto Profano e Objeto Profano 
	
	d. 
Objeto Sagrado e Objeto Sagrado  
	
	e. 
Objeto Sagrado e Objeto Profano
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:14): "Na cultura e na religião, existe uma dualidade muito importante: o sagrado e o profano (...) O sagrado é objeto de interdição e o profano é onde essas interdições se aplicam (...) a religião é um sistema de representação com muitos e diferentes processos significantes e, para seus adeptos, os objetos que representam o sagrado. Quando não há relativização das diferenças no ambiente de trabalho, os elementos religiosos justificam a discriminação e estigmatização por parte de uma parcela dominantes". A partir dessas definições, fica claro que ambos os objetos retratados no enunciado dizem respeito a objetos sagrados e não a objetos profanos.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a leitura do material referencial, podemos afirmas que estão corretas as assertivasabaixo, no que diz respeito à relação entre os conceitos de raça e as mudanças de visão introduzidas pela Antropologia e pelas outras ciências humanas:
A percepção de raça passa por construções sociais que são de interesse da Antropologia (bem como de outras ciências humanas).
O viés de interpretação biológica fez parte da conceituação da raça e embasou "cientificamente"o racismo porque atribuía à constituição físico-biológica das pessoas tendências em comportamentos sociais e culturais.
Raça é um conceito religioso que envolve a prática tradicional de cura por ervas e outros produtos puramente naturais. 
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas a assertiva III.
	Respostas:
	a. 
Apenas a assertiva I.
	
	b. 
As assertivas II e III.   
	
	c. 
As assertivas I e II.
	
	d. 
Apenas a assertiva II.
	
	e. 
Apenas a assertiva III.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre os avanços ocorridos nas últimas duas décadas no Brasil, o material referencial nos mostrou que podemos afirmar que os portadores de necessidades especiais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão.
	Respostas:
	a. 
são um bancada tão forte como a bancada ruralista no Congresso nacional.
	
	b. 
tem sido vítimas de um esforço genocida oficial e organizado.
	
	c. 
tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão.
	
	d. 
são a maioria nas áreas de gerenciamento de atendedores de telemarketing.
	
	e.
não existem mais devido aos tratamentos genéticos intrauterinos aos quais todas as gestantes são submetidas no sistema público de saúde.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:15): “Outro aspecto importante é a dissociação da “pregação” da inclusão e de sua prática, muito em voga nos últimos anos. No mundo do trabalho, mais especificamente no Brasil, percebemos que, nas últimas duas décadas, se tornaram frequentes as políticas corporativas de inclusão, beneficiadas inclusive por programas públicos de inserção de minorias no mercado de trabalho.
 
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O estudo dos conteúdos desta unidade nos permitiu compreender como se constroem diferentes significados para as diferenças humanas, sociais e culturais. Pensando no mercado de trabalho, qual das alternativas abaixo melhor descrevem o mercado de trabalho brasileiro?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Desigualdade de gênero, raça e etnia.
	Respostas:
	a. 
Desigualdade de gênero, raça e etnia.
	
	b. 
O mercado brasileiro de trabalho é absolutamente igualitário.
	
	c. 
Amplo acesso à educação superior de qualidade.
	
	d. 
 Erradicação da desigualdade de acesso aos portadores de necessidades especiais.
	
	e. 
Igualdade de gênero e a Tolerância religiosa.
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo material referencial (Ebook, 2015:11): "... são categorias que revelam aspectos interessantes são categorias que revelam aspectos interessantes sobre as diferenças sociais no mercado do trabalho (...) o mercado de trabalho brasileiro está marcado por significativas e persistentes desigualdades de gênero, etnia, raça, questões religiosas, entre outras aspectos. É algo que se considera (ou deveria ser considerado) nos processos de desenvolvimento de políticas públicas em geral e, em particular, das políticas de empregos, inclusão social e redução da pobreza".
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
De acordo com Marieke Van Schaik, quantos rinocerontes foram mortos o ano passado na África do Sul?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
2 mil.
	Respostas:
	a. 
2 mil.
	
	b. 
20 mil.
	
	c. 
12 mil.
	
	d. 
5 mil.
	
	e. 
10 mil.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
De acordo com Marieke Van Schaik, 2 mil rinocerontes foram mortos o ano passado na África do Sul.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 Verdadeiro
	Respostas:
	Verdadeiro
	
	 Falso
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
O robô apresentado por Neil Degrasse Tyson se declara
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
muito inteligente.
	Respostas:
	a. 
nervoso de estar no palco.
	
	b. 
alegre por estar participando.
	
	c. 
muito tímido com desconhecidos.
	
	d. 
muito inteligente.
	
	e. 
cansado de responder às mesmas perguntas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes