Buscar

simulado 2 didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
O processo didático, na segunda metade do século XX, influenciado por um contexto histórico no qual o processo produtivo alcança sua maior racionalização e começa a ter maiores exigências com relação a sincronização do trabalho  e gestão do tempo, passa a ser permeado por uma tecnologia educacional, que vai também postular a racionalização do processo de ensino a fim de alcançar eficiência e produtividade; os procedimentos didáticos passam a ser chamados de estratégias de ação. Este é o mote do “aprender a fazer”.
 
Com base nas aulas e no livro-texto sobre o “aprender a fazer”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
 
I. ( ) A fim de alcançar os objetivos de eficiência e produtividade, passa-se a centralizar as ações em um professor, responsável por cada turma.
II. ( ) A educação nesta perspectiva modela comportamentos e também transmite conteúdos específicos.
III. (  ) O “aprender a fazer”  objetiva que o aluno desenvolva sua estratégia de ação diante do mundo.
IV. ( ) A prática do professor é determinada por um planejamento elaborado por especialistas.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, F, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/2
De forma complementar, o método e a técnica de ensino estão vinculados ao como ensinar, e por mais que se afirme que os conteúdos são importantes para a configuração do bom ensino, estes não são suficientes para garanti-lo, posto que o que se ensina deve-se moldar ao como se ensina, e o segundo incorpora o primeiro. Portanto, o como se ensina envolve umbilicalmente o método e a técnica de ensino.
VEIGA, Ilma. Técnicas de ensino: Novos tempos novas configurações. Campinas: Papirus, 1991. p. 27.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro base e nas aulas, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para que o processo de ensino se dê de forma qualitativa faz-se necessário primeiramente delinear os métodos de ensino, para depois traçar os objetivos.
	
	B
	A primazia de escolha está nos conteúdos a serem tratados na sala de aula, posteriormente pensa-se nos objetivos a serem atingidos.
	
	C
	Para uma educação de qualidade é necessário acima de tudo ter claro quais os objetivos do ensino, é imprescindível que estes sejam traçados prioritariamente.
	
	D
	O planejamento da ação docente é de grande importância para bom andamento do processo de ensino-aprendizagem, sendo que o primeiro passo para sua elaboração é o delineamento dos métodos de ensino e posteriormente objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
	
	E
	Avaliar deve ser o pontapé inicial do processo de ensino aprendizagem, assim é do estabelecimento de critérios e instrumentos de avaliação que deve partir o planejamento da ação docente.

Outros materiais