Buscar

História do Direito Brasileiro - Era Vargas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As constituições brasileiras de 1934 e de 1937 foram produzidas no contexto do reordenamento sociopolítico-econômico resultante do movimento revolucionário de 1930, que rompeu, em grande parte, com o modelo republicano da chamada República Velha, ao mesmo tempo em que refletiram em seus textos as tendências antiliberais que marcaram o ambiente político da Europa na década de 1930 e que produziram efeitos notáveis sobre as sociedades latino-americanas. Assim, no que se refere a alguns dos principais aspectos dessas duas cartas constitucionais, é correto afirmar que:
A - Pela carta de 1934, o Poder Legislativo era exercido pela Câmara dos Deputados, com a colaboração do Senado Federal, o que significou uma redução das atribuições legislativas da casa congressual representativa da Federação.
B - Pela Constituição de 1937, o presidente da República compartilhava seu poder com o Conselho Federal nas funções de coordenação da atividade dos órgãos representativos e de promoção ou orientação da política legislativa.
C - A constituição de 1934 manteve os princípios formais fundamentais da organização do Estado brasileiro presentes na primeira constituição republicana de 1891, como a divisão quadripartite dos poderes independentes e coordenados entre si e o regime representativo.
D - O texto constitucional de 1937 definia que os governos estaduais seriam exercidos por governadores eleitos por meio de eleições diretas.
E - No que se refere a temas de natureza social e trabalhista, somente foram incorporados pela Constituição de 1937, já que os constituintes que produziram o texto de 1934 se omitiram com relação a tais questões.
Segundo a pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Ângela Maria de Castro Gomes, “poucos períodos na História do Brasil produziram desdobramentos tão duradouros, importantes e ambivalentes como o dos oito anos que cobrem o período conhecido como Estado Novo (1937-1945)”. Assim, com relação à ambiência jurídico-político-institucional dessa etapa da Era Vargas, é correto afirmar que:
A - Uma das características mais marcantes do regime do Estado Novo diz respeito à radicalização da natureza federativa do Estado brasileiro, uma vez que, pela constituição de 1937, os municípios adquiriram a condição de entes federativos, dotados de ampla autonomia em relação aos estados e em relação à União.
B - Apesar do perfil autoritário do regime estado-novista, as eleições para a renovação periódica da Câmara dos Deputados e do Senado foram mantidas regularmente durante os oito anos de sua vigência, o que contribuiu, decisivamente para limitar os poderes de Getúlio Vargas à frente do Executivo federal.
C - A continuidade do processo de configuração da nova institucionalidade social e trabalhista do Estado brasileiro durante o período do Estado Novo, processo este iniciado nos primeiros tempos do Governo Provisório, esteve associada à produção da imagem de Getúlio Vargas como protetor dos trabalhadores, como o pai dos pobres.
D - Tal como nas constituições anteriores (as de 1824, 1891 1934), a Carta de 1937 contemplava a intervenção do Estado na economia e nas questões de natureza social, tendo sido firmado em seu texto, o rol de preceitos que nortearam a produção da legislação social e trabalhista no Brasil desde, pelo menos, a proclamação da República.
E - Ainda que a ordem constitucional de 1937 tivesse se configurado em um ambiente de exercício pleno da democracia, as questões de natureza social e trabalhista foram colocadas em um segundo plano, visto que a lógica liberal, assumida em sua plenitude por Vargas e por seus assessores, se constituiu em considerável obstáculo à adoção de políticas de intervenção estatal tanto na economia, como na área social.

Outros materiais