Buscar

Consolidação Contabil

Prévia do material em texto

CONSOLIDAÇÃO DAS 
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 
Acadêmicos do 5º e 6º semestre de Ciências Contábeis
Profº Degnaldo José Zapparoli
 DEMONSTRAÇÃO CONSOLIDADAS
As demonstrações financeiras consolidadas são as seguintes: 
 
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido;
- Demonstrações dos Fluxos de Caixa;
- Demonstração do Valor Adicionado; e
- Notas Explicativas.
 
CONSOLIDAÇÃO DAS 
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - NBC T8 e Instrução CVM 247
 Com o desenvolvimento da contabilidade brasileira, a partir da Lei 6.404/76 ( Lei das Sociedades por Ações ) e normas expedidas pela CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ), tornou-se obrigatório, em algumas situações a preparação e a divulgação das demonstrações financeiras consolidadas.
Apesar da não obrigatoriedade citada acima em algumas tipos de empresas, as mesmas vem preparando suas demonstrações financeiras consolidadas objetivando a divulgação da posição patrimonial do grupo de suas empresas. 
O Balanço PatrimonialConsolidado não representa a situação da entidade jurídica e sim de uma entidade teórica, uma unidade econômica constituída de todas as unidades jurídicas que compõe o grupo ou seja o grupo não tem identidade jurídica constituída tendo em vista que a demonstração é extracontábil
CONSOLIDAÇÃO DAS 
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - NBC T8 e Instrução CVM 247
 
 	
 Conceito: Procedimento que consiste na reunião dos saldos patrimoniais de natureza semelhante, de todas as empresas que pertencem a um grupo empresarial.
 Objetivos: Apresentar ao público geral os resultados das operações e a atual posição financeira da controladora e suas controladas, como se o grupo fosse uma única empresa.
 Aplicação Obrigatória:
Para todas as S/A ( de Capital Aberto )
Se a controlada obter mais de 50% do capital da investida
OBRIGATORIEDADE DA PUBLICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES 	CONSOLIDADAS
 De acordo com o Art. 249 da Lei das Sociedades por Ações ( nº 6.404, de 15/12/1976 ), temos que:
	
 A CVM poderá expedir normas sobre as sociedades cujas demonstrações devam ser abrangidas na consolidação, e:
	- Determinar a inclusão da sociedade que, embora não controlada, sejam financeiras os administrativamente da companhia;
	- Autorizar, em casos especiais, a exclusão de uma ou mais sociedades contraladas.
As S/Aque possuam a partir de 30% do se patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas, deverão elaborar e divulgar, juntamente com as suas demonstrações financeiras, as demonstrações consolidadas.
AJUSTES E ELIMINAÇÕES IMPORTANTES
 No Art. 243 da referida lei, acha-se definido o que vem a ser sociedade controlada, ou seja,
	 
 A condição para a consolidação é o controle financeiro através da participação majoritária no capital votante da controlada, porém para que a consolidação atinja os seus objetivos devemos analisar as seguintes condições complementares:
Considera-se controladaa sociedade na qual a controladora diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócios que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores
AJUSTES E ELIMINAÇÕES IMPORTANTES
Correlação entre o caráter das atividades das companhias 
	Ex: Companhias de um grupo industrial se incluem em uma instituição financeira, as demonstrações financeiras de tal CIA distorceriam a estrutura das demonstrações consolidadas.
 Data do Encerramento do exercício social para consolidação;
	As demonstrações financeiras das controladas, devem ser levantadas na mesma data ou em até no máximo 60 dias após as das demonstrações da controladora.	
Princípios e critérios contábeis semelhantes;
	Uniformidade, expressando realidade nos fatos do grupo como um todo.
Empresas controladas não consolidadas.
	Ex: Companhia concordatária ou falida, porque fatalmente provocaria uma série de distorções nas demonstrações do grupo
	
TÉCNICAS DE CONSOLIDAÇÃO
 Descrevemos abaixo a técnicas básicas para a preparação do consolidado:
Agrupamento de saldos 
	Faz-se a somatória dos saldos sem considerar quaisquer ajustes, surgindo desta forma um “novo balanço” e uma nova “DRE” e padronização dos planos de conta (controladora e controlada), evitando desta forma, reclassificações de contas.
Ajustes de Eliminação do Consolidado
	Conforme o Art. 250 da Lei 6.404/76 as diversas transações e saldos realizados entre as empresas do grupo devem ser eliminados, para determinação dos ajustes de eliminações do consolidado, são utilizados, na prática, alguns controles que asseguram a integridade dos ajustes, tais como:
TÉCNICAS DE CONSOLIDAÇÃO
Conciliações periódicas de saldos intercompanhias;
Informações sobre a totalidade de transações intercompanhias (Exemplo; receitas e despesas);
Detalhes sobre a participação acionária nas controladas;
Detalhes sobre os lucros não realizados;
Evidenciar de forma clara e ordenada os ajustes necessários; e
Estabelecer disciplinas e datas limites de obtenção dos dados junto às controladoras.
PRINCIPAIS AJUSTES E ELIMINAÇOES
Investimentos
	Todos os investimentos relevantes devem ser avaliados pelo método de equivalência patrimonial (MEP), portanto, por ocasião da consolidação teremos o valor dos investimentos registrados pela controladora na mesma proporção de participação no patrimônio das controladas.
Saldos Intercompanhias
	Todas as transações de Débito e Crédito existentes entre as companhias do grupo devem ser eliminadas, ou seja todos os saldos devedores e credores entre controladora e controlada devem ser identificados e eliminados. 
PRINCIPAIS AJUSTES E ELIMINAÇOES
3.	Lucros nos estoques não realizados
	Os lucros nos estoques não realizados são decorrentes das transações de compra e venda entre a controladora e controladas, onde o saldo é obtido através da somatória dos saldos das contas de estoque de cada companhia consolidada. Por não ter sido transacionado com terceiros fica a representativa dedução da parcela de lucros não realizados nos estoques.
Lucros no Ativo Imobilizado não realizado
	Tratado isoladamente no Ativo Imobilizado não realizado os ativos recebem tratamento diferenciado devido a seguinte peculiaridade:
	- São de caráter permanente;
	- Estão sujeitos a correção monetária; e
	- São depreciados normalmente.
PRINCIPAIS AJUSTES E ELIMINAÇOES
Participação dos acionistas minoritários
	A participação dos acionistas minoritários ocorrem quando a controladora não possui 100% do capital da controlada direta ou indiretamente.
Ajustes na Demonstração de Resultado
	São agregados num total dos valores representando operações com companhias ou terceiros em relação ao grupo, eliminando-se aqueles valores recíprocos de receitas e despesas, levando-se em consideração os ajustes de ativos de passivos.	
	
	
	
Então, a parcela de capital, reservas e lucrosdos minoritários deve aparecer isoladamente do PL consolidado, isto porque tal, patrimônio pertence exclusivamente aos sócios da controladora
 MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO E DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
As demonstrações das mutações do patrimônio líquido do consolidado é idêntica à demonstrações das mutações do patrimônio líquido da controladora, tanto que a CVM dispensa a publicação de mutação consolidada do patrimônio líquido ou da demonstração consolidada dos lucros ou prejuízos acumulados. 
A elaboração e publicação da demonstração consolidada das origens e aplicações de recursos é obrigatória, quem prepara essas demonstrações são as controladoras e controladas.
	
Obs: Recomenda-se tomar como base todos os movimentos a partir dos saldos iniciais e finais do Balanço Patrimonial Consolidado, e a partir dai seguir as mesmas técnicas de preparação das demonstrações individuais.
Imposto de Renda no Consolidado
O Art. 14 da instrução da CVM nº 15 estabelece que os encargos dos impostos correspondentes ao lucro ou aprejuízo não realizados que tenham decorrido dos negócios entre controladora e as controladas, devem ser eliminados dos resultados e apresentados no ativo circulante ou no passivo circulante, imposto diferidos, no balanço patrimonial. 
 
	 - Exemplificando : A controladora (Sigma) vendeu produtos para a controlada (Beta) e, consequentemente, apurou o lucro em que contribui na formação da despesa do IR do período. 
	Neste caso poderíamos nos defrontar com as seguintes situações:
Imposto de Renda no Consolidado
A controlada (BETA) vendeu para terceiros 100% dos produtos adquiridos da controladora (SIGMA). Portanto não há efeito de imposto de renda no consolidado face à tributação das vendas menos o respectivo custo, ou seja, o lucro obtido;
A controlada (BETA) vendeu para terceiros apenas 40% dos produtos adquiridos da controladora (SIGMA). A parte não vendida gerou lucros não realizados nos estoques da controlada (BETA) e despesa de imposto de renda no resultado da controladora (SIGMA). Este IR será compensado com o valor menor a ser registrado pela contralada (BETA), no ano seguinte, quando da realização dos estoques. 
COMPARAÇÃO ENTRE (MEP) E CONSOLIDADO
A diferença básica entre os dois critérios é que na Equivalência Patrimonial é feita a “Consolidação” de uma linha, ou seja, na conta de investimento da controladora. E no Consolidado agrupa-se por linha das demonstrações financeiras, possibilitando aos interessados maiores condições de avaliação patrimonial e financeira do grupo 
DIVULGAÇÃO 
Divulgação
	
	
Lei das Sociedades Anônimas (Art. 249)
	Ficou estabelecido que as companhias obrigadas a preparar demonstrações financeiras consolidadas deverão... “elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas...”.
DIVULGAÇÃO 
Instrução CVM nº 15 
	A CVM estabeleceu que as demonstrações financeiras consolidadas (BP Consolidado, DRE Consolidado e demonstração consolidado das origens e aplicações de recursos, notas explicativas, e outros quadros analíticos), sejam:
	- Divulgadas;
	- Incluídos os valores correspondentes ao exercício anterior;
	- Auditadas por auditores independentes devidamente registrados na CVM; e
	- Divulgadas juntamente com as demonstrações financeiras da controladora.
NOTAS EXPLICATIVAS
O Art. 21 da instrução da CVM nº 15 estabeleceu que as notas explicativas devem divulgar:
	- Critérios adotados na consolidação;
	- Denominação das sociedades controladas incluídas na consolidação, bem como o percentual de participação da controladora em cada sociedade controlada englobando participação indireta através de outras sociedades controladas;
	- exposição das razões que determinaram a exclusão de sociedades controladas na elaboração das demonstrações financeiras consolidadas;
	- Base e fundamentos para amortização do ágil ou do deságio não absorvidos na consolidação;
	- Eventos subsequentes à data de encerramento do exercício social que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros consolidados;
	- Eventos que ocasionaram qualquer diferença entre o montante do Patrimônio Líquido e do Lucro Líquido da controladora, em confronto com os correspondentes montantes do Patrimônio Líquido e do Lucro Consolidado Apresentados na demonstrações financeiras consolidadas.
Referências Bibliográficas
CAVALCANTI, Marcelo – Contabilidade Avançada 2ª Edição Atualizada pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09
SANTOS, SCHMIDT e FERNANDES – Contabilidade Avançada “ Aspectos Societários e Tributários” 3ª Edição Atualizadas pelas Leis 11.941/09 e normas da CPC.
 VELTER E MISSAGIA – Artigo “ Consolidação das Demonstrações Contábeis” http://www.videoaulaestudante.com/apostilas/contabilidade/contabilidade_6.pdf
CAVALCANTE CONSULTORES – Artigo “Consolidação das Demonstrações Financeiras: Ajustes e Eliminações Importantes” http://www.cavalcanteassociados.com.br/utd/UpToDate233.pdf
Vídeo

Outros materiais

Perguntas Recentes