Buscar

gestão da qualidade av 1

Prévia do material em texto

valiação: GST0134_AV1_201202290681 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201202290681 - BRUNO SANTOS DE SOUZA
	Professor:
	FERNANDO KOKI YASSUHIRA
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 26/04/2016 20:46:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201202982678)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na última reunião semanal com o Diretor de Qualidade da empresa Tecnologia de Plásticos Industriais S.A. - recomendou aos seus Gerentes Distritais - que associassem o conceitos de VISÃO SISTÊMICA aos acontecimentos ocorridos em sua produção e entregas das encomendas ao clientes da empresa.Qual o CONCEITO de VISÃO SISTÊMICA - mais apropriado as questões apresentadas pelo Diretor de Qualidade?
		
	 
	Enxergar as relações de causa e efeito dos problemas da produção e entrega.
	
	Traduzir o problema de produção extra para o atendimento pontual para os clientes especiais
	
	Focar na produção dos novos pedidos com um atendimento rápido sem dimensionar as entregas pendentes.
	
	Visualizar o grau de importância parcial aos problemas de produção e solucionar as pendencias das entregas de maior valor monetário.
	
	Gerar novos clientes para atender as demandas da empresa a curto prazo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202364900)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 50, surge a preocupação com a gestão da qualidade estabelecendo uma nova filosofia gerencial baseada no desenvolvimento de conceitos, métodos e técnicas dentro de uma nova realidade, identificada como:
		
	
	Gestão da Estatística
	
	Gestão da Produtividade
	
	Gestão da Economia.
	 
	Gestão da Qualidade Total
	
	Gestão do Desperdício.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202939614)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Philip Crosby a qualidade significa conformidade com os requisitos, portanto, nessa visão, um bens ou serviço de qualidade é aquele que:
		
	 
	atende às especificações do projeto ou da norma técnica do produto.
	
	é inspecionado segundo o método de amostragem
	
	é de custo menor
	
	atende às exigências do consumidor
	
	é de preço maior
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202983144)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "oferecer oportunidades efetivas para o desenvolvimento das competências de todos da organização"?
		
	
	Não classifique o desempenho dos trabalhadores ordenando-os por ranking.
	
	Elimine padrões artificiais para o chão de fábrica.
	
	Elimine slogans com imposição de metas.
	 
	A mudança é tarefa de todos.
	 
	Crie um ambicioso programa de capacitação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202983024)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes está a MISSÃO da organização. A MISSÃO é a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma e porque ela existe. Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que representa a MISSÃO de uma organização.
		
	 
	"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável." (McDonald's)
	
	¿Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos e serviços inovadores que proporcionam saúde e bem-estar para toda a população.¿ (Aché Laboratórios S.A.)
	
	"Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse". (Petrobras)
	
	"Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo". (Avon)
	
	"Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários." (Walmart)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202364683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi:
		
	
	Conduzir o sistema operacional a proporcionar maior lucratividade em função do melhor aproveitamento de máquinas e equipamentos em consonância com operários
	
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas baixa produtividade pela falta de qualificação do operador.
	 
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho.
	
	Proporcionar as empresas maior lucratividade pela maior especialização do operário.
	
	Propor um conjunto técnicas a fim de mensurar, analisar e propor soluções aos problemas de baixa lucratividade por unidade produzida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202994521)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a definição de gestão baseada em processos a seguir: "Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um bem ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo organizacional", Assim sendo, qual a alternativa que NÃO condiz com essa definição.
		
	
	Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com objetivo de produzir um bem ou serviço.
	
	Ordenação específica das atividades numa sequência lógica.
	
	Um conjunto de ações integradas para realização de uma tarefa.
	
	Qualquer conjunto de atividades integradas para um fim específico.
	 
	Um conjunto de passos desenvolvidos para serem executados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202994447)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O principal gestor da QUALIDADE CONTÍNUA, organização prestadora de serviços de asseio e conservação, foi orientado a implementar um modelo de gestão que viesse de imediato a: I - Integrar um conjunto de atividades que atendam as necessidades dos clientes II - Revisar inicialmente todas as normas da organização III - Agregar valor aos produtos IV - Direcionar as ações corretivas às áreas com menor grau de eficiência. Quais afirmativas estão corretas, levando-se em consideração os conceitos de administração através de processos?
		
	
	I e II
	
	III e IV
	
	I e IV
	
	II e III
	 
	I e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202552133)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
Com relação à ISO, podemos afirmar que:
I. A ISO é conhecida por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
II. A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado através de permanente transferência de tecnologia, melhoria na qualidade de vida, na saúde, na segurança e na preservação do meio ambiente. 
III. A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	apenas o item II
	
	apenas os itens I e II
	 
	os itens I, II e III
	
	apenas os itens II e III
	
	apenas o item I
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202892157)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A certificação dos processos através das normas ISO estabelece alguns objetivosque são os seguintes: I - Economia - proporcionar valor agregado ao produto de forma que todos possam adquiri-lo; II - Segurança - Proteger a vida e a saúde dos clientes; III - Eliminação de barreiras técnicas e comerciais evitando a existência de regulamentos conflitantes entre países fabricantes; IV - Proteção do consumidor - prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade de bens e serviços. Estão corretos os seguintes itens:
		
	
	II e III
	 
	III e IV
	
	I e III
	
	I e IV
	
	I e II

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes