Buscar

AP2 de Logística 2016 1 Gabarito.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP2
Período - 1º sem/2016
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos J. G. Cova D.Sc.
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
 
Questão 1 (2,0 pontos): Uma rede centralizada de distribuição costuma ser tão eficaz quanto uma rede descentralizada, pois os decisores nesse tipo de rede podem atuar de forma análoga aos tomadores de decisão nas redes descentralizadas, tendo ainda a possibilidade de optarem por considerar a interação entre todas as decisões tomadas em distintos locais na rede de suprimentos. Em um sistema logístico no qual cada instalação apenas pode acessar as suas próprias informações, não é possível adotar uma estratégia de centralização. Apenas com o emprego de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) é que as instalações de um sistema centralizado podem ter acesso à mesma base de dados. Com relação ao emprego das TIC, existe o conceito de ponto-único-de-contato para toda a informação disponível. Descreva o que siginifica o conceito de ponto-único-de-contato e diga se esta é uma exigência fácil de ser atendida.
 
R: Tal conceito significa que a informação possa ser acessada imediatamente, e seja a mesma, independentemente de qual seja a forma de consulta utilizada (fax, Internet, telefone, quiosque no shopping etc.) ou de quem esteja realizando a consulta. Tal exigência ainda é difícil de ser atendida, em razão do fato de que, para atender uma consulta específica de um determinado cliente, a informação requerida pode estar localizada dentro de uma empresa apenas, e, em determinados casos, dentro de várias empresas. (AULA 17)
 
 
Questão 2 (2,0 pontos): Nos dias de hoje as organizações precisam estar atentas aos relacionamentos e às necessidades de seus negócios. O emprego de tecnologia de informação nas cadeias de distribuição tem apresentado grande crescimento, devido à necessidade de ter um produto e/ou serviço de qualidade no mercado. O fluxo deve ser gerenciado com eficácia, deve existir uma forte relação entre as cadeias de suprimentos. Faça uma análise da cadeia de suprimentos dentro de uma perspectiva mais abrangente, tal como uma cadeia de valor e reesalte a importância das TIC para o êxito desta cadeia.
 
R: Quando analisamos uma cadeia de comercialização numa visão mais abrangente de cadeia de valor, percebemos que temos de considerar os relacionamentos que tornam essa cadeia mais competitiva e com menores custos para cada um dos elementos da mesma. Logo, tendo um produto de qualidade, confiável, que é produzido com alta tecnologia e de preço final baixo, a possibilidade de aumentar seu market-share e conquistar o consumidor, é muito maior.
Além da necessidade de acompanhar os elementos da cadeia de suprimentos, necessita-se gerenciar outras informações que devem ser compartilhadas como demandas previstas e reais, negociações e ordens de fornecimento, dados técnicos e garantias, programas de produção e ordens de coleta de transportadoras, documentos fiscais e suas respectivas conferências, etc. Por essa relação de processos e fatos geradores de dados, é fácil observar a necessidade imperiosa de se ter máxima produtividade no processamento das informações e das atividades. (AULA 18)
 
            
Questão 3 (2,0 pontos): O processamento do pedido é composto de uma série de atividades incluídas no ciclo do pedido (ou do serviço). A fase seguinte do processamento do pedido é o atendimento dos pedidos. É comum na maioria das empresas que não existam critérios de prioridade para os embarques na etapa de atendimento do pedido. Não obstante, é importante a definição de critérios de prioridade de embarque, de forma a aumentar a eficiência desta etapa. Existem algumas regras de priorização que podem ser adaptadas com sucesso na maioria das empresas. Estas regras podem ser empregadas isoladamente ou em conjunto, caso não haja conflito. Cite duas dessas regras e explique do que vai depender a escolha das mesmas:
 
R: As regras são:
 - o primeiro pedido a ser recebido é o primeiro a ser processado;
- o pedido com menor tempo de processamento deve ser priorizado;
- os pedidos são acompanhados de uma ordem de prioridade, que deve ser obedecida;
- os pedidos menores e menos complexos devem ser priorizados;om menor prazo de entrega prometido devem ser priorizados;
- Os pedidos com menos tempo restante até a data prometida de entrega devem ser priorizados.
A escolha de uma dessas regras vai depender de critérios de justiça para com os clientes, da importância diferenciada dos pedidos e da velocidade total de processamento que pode ser atingida. (AULA 22)
 
Questão 4 (2,0 pontos): De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Logística, múltiplas são as razões que fazem com que uma empresa resolva terceirizar uma parte ou a totalidade de suas operação logísticas. Enuncie três vantagens e ao menos uma desvantagem advinda da decisão de terceirização:
 
Resposta: Em regra, a terceirização costuma proporcionar um conjunto de ganhos, tais como a redução de ativos envolvidos na operação e a redução do custo da mão-de-obra, o aumento da flexibilidade para alteração na capacidade, o acesso à novas tecnologias, bem como a possibilidade de permitir o foco em atividades-chave.
            Não se pode esquecer que existem também registros de desvantagens potenciais, decorrentes da terceirização logística. Dentre as possíveis desvantagens, destacam-se: a possibilidade de a empresa perder o controle da operação, o não acompanhamento dos avanços tecnológicos do setor, assumir o risco de eventualmente piorar sua performance operacional (pois o operador contratado pode fracassar na sua pretensão de fornecer um ótimo serviço), ou ainda abrir mão de habilidades que são essenciais para o sucesso.
 (AULA 23)
.  
 
 
Questão 5 (2,0 pontos): Em regra, os custos de transporte e estocagem são elementos críticos da composição de custos da cadeia de suprimentos. Esta situação se torna ainda mais crítica quando os níveis de estoques necessitam ser mantidos em nível elevado, em virtude de requisitos de atendimento de níveis elevados de serviços aos clientes. Este é o cerne de um projeto para logística, que se vale de três componentes fundamentais: (i) transporte e embalagem econômicos; (ii) processamento paralelo simultâneo; e (iii) diferenciação do produto adiada ou retardada.             Com relação ao componente relativo ao transporte e embalagem econômica, este talvez seja o mais evidente no âmbito dos projetos para a logística. Nesse sentido, a meta consiste em projetar produtos que possam ser embalados e armazenados de forma eficiente. Explique, por meio de exemplos, como se verifica esta busca de eficiência
 
Resposta: Por exemplo, o produto que pode ser embalado de forma mais compacta, costuma ser mais barato de transportar, sobretudo se os caminhões forem carregados de tal forma a priorizar o volume em vez do peso. Ou seja, é o volume ocupado pelo produto e não o seu peso, o fator determinante para um veículo de entrega. Assim, os produtos armazenados de forma mais compacta podem ser transportados de forma mais econômica.
            Além disso, existem outras razões para que sejam projetados produtos com embalagem compacta. Por exemplo, em geral os grandes varejistas dão preferência por produtos que ocupem menos espaço de armazenamento e possam ser empilhados com facilidade. O fato é que um armazenamento eficiente reduz alguns componentes do custo de estoques, fazendo com que sejam também diminuídos os custos de manutenção e de espaço por produto. Um caso clássico são as mesas e cadeiras de plástico que se empilham umas sobre as outras, reduzindo-se o espaço de armazenamento. 
Uma outra situação interessante é o fato de que o transporte de produtos a granel costuma ser mais barato do que o transporte do mesmoproduto acondicionado em sacos. É o caso, por exemplo, do açúcar, cujo transporte ensacado custa aproximadamente 25 vezes mais do que se fosse feito a granel. Em alguns casos, a embalagem final do produto pode ser postergada até que o mesmo seja vendido, como é o caso de frutas, legumes e alguns itens da culinária, que são pesados e embalados na hora da venda. (AULA 24)

Outros materiais