Buscar

T1 ppe V 2016

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
NOME DO ALUNO (A): 
DISCIPLINA E TURMA: PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO V (CEL0363/2034704) 9010
NOME DO PROFESSOR/A- ORIENTADOR/A: Cheila Szuchmacher	Comment by Szuchmacher: Por favor, tire a cor do fundo.
TEMA DA FUTURA PESQUISA: Adaptações Curriculares para Inclusão de Alunos Surdos em Escolas Regulares de Ensino
MODELO DE FICHAMENTO PARA O LEVANTAMENTO
DE REFERÊNCIAS PRELIMINARES
	REFERÊNCIA: 
ARAÚJO, Joanina Soares de. Demarcações teóricas, curriculares e formação docente. 1ª ed. São Paulo: Prismas, 2015.	Comment by Szuchmacher: Esso é outro tema de pesquisa. Você precisa encontrar livros e artigos sobre inclusão de surdos para preparar seu T2. Pelo que você escreveu o livro trata da inclusão de surdos mesmo sem ter isso no título.
	ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO:
 Esta obra tem como objetivo fazer o leitor perceber o surdo como um sujeito de sua própria transformação ao mesmo tempo em que se busca reconhecer sua identidade cultural numa sociedade com pouca tolerância à diferença e tem o propósito de sensibilizar professores, estudiosos, estudantes e o público em geral sobre a necessidade de construção de uma cultura inclusiva, na qual as práticas individuais não sejam reflexo da imposição de políticas de inclusão, mas fruto de uma consciência fraterna, que busca a construção de um mundo melhor e mais justo.
 
	REFERÊNCIA: 
FERNANDES, Sueli. Educação de surdos. 1ª Ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.
	ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO:
 Nesta obra a autora apresenta um conjunto de experiências sobre a educação bilíngue para surdo. Todas as obras citadas acima serão tomadas como fonte de pesquisa e até mesmo como respaldo para prática didática e pedagógica com meu aluno surdo.
 
	REFERÊNCIA: 
HONORA, Márcia. Concepção e alfabetização. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2015.	Comment by Szuchmacher: Esso é outro tema de pesquisa. Você precisa encontrar livros e artigos sobre inclusão de surdos para preparar seu T2.
	ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO:
 Este livro tem como objetivo levar ao conhecimento do professor do Ensino Fundamental – 1 º Ciclo um completo entendimento de como incluir esses estudantes nas salas de aula regulares de todo o país, apresentando ferramentas e possibilidades educacionais sem mistérios, de uma forma clara e objetiva, tendo em vista a metodologia do bilinguismo.	Comment by Szuchmacher: Formatar parágrafo com alinhamento justificado.
 
	REFERÊNCIA: 
LUCHESI, Maria Regina C. Educação de pessoas surdas. 3ª Ed. São Paulo: Papirus, 2008.
	ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO:
Essa obra é fruto da experiência profissional da escritora como professora em escola especial voltada para crianças e jovens surdos e da sua busca por um "saber" e um "saber fazer" mais lúcidos. 
 
	REFERÊNCIA: 
REGINA, Claudia Vieira. Bilinguismo e inclusão: Problematizando a questão. 1ª Ed. São Paulo: Appris, 2014.
	ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO:
O livro reflete sobre as atividades realizadas com alunos surdos em nome do bilinguismo. No entanto, não tem como foco a escola, mas sim as atividades realizadas nas salas de recursos, lugar propicio para a aprendizagem, salientando as dificuldades existentes na efetivação de um programa de educação bilíngue para surdos no contexto da inclusão, na forma como está sendo implementada, e apontamos as lacunas existentes entre a legislação, de um lado, e as concepções práticas dos educadores, de outro, sobretudo nas salas de recursos.

Outros materiais