Buscar

AD2 Negociação e Processo Decisório.2016-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Curso de Administração
 
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2016/1º
Disciplina: Negociação e Processo Decisório
Coordenadora: Márcia Cristina Rodrigues Cova
 
Aluno (a): __Isabella Silva Poeys_______________ Matr.: _12215060285___
 1 – (2 pontos para cada necessidade) João Roberto é diretor financeiro de uma empresa multinacional que está localizada no município do Rio de Janeiro. O dia de João se iniciou de uma maneira atrapalhada ao perceber que estava atrasado para ir para o trabalho. Mesmo assim, João sai de casa animadamente... (continue a história)
Considerando que o psicólogo social Maslow definiu uma hierarquia de necessidades, nivelando-as de acordo com sua importância para o ser humano, continue contando a história de João de maneira que vc exemplifique como a empresa satisfaz suas necessidades de acordo com a hierarquia estabelecida por Maslow. Ao contar a história 
você deverá inserir cada patamar da pirâmide no desenrolar do seu dia-a-dia.
Análise da questão problema:
Psicólogo social Maslow- hierarquia de necessidades:
- de acordo com sua importância para o ser humano
- exemplifique como a empresa satisfaz suas necessidades de acordo com a hierarquia estabelecida por Maslow.
- inserir cada patamar da pirâmide no desenrolar do seu dia-a-dia.
- 5 necessidades
RESOLUÇÃO:
João Roberto é diretor financeiro de uma empresa multinacional que está localizada no município do Rio de Janeiro. O dia de João se iniciou de uma maneira atrapalhada ao perceber que estava atrasado para ir para o trabalho. Mesmo assim, João sai de casa animadamente, mas antes dá um beijo caloroso em sua esposa. E a lembra, que no fim de semana, irão jogar no clube de golfe e jantarão com o dono do cliente, pois são amigos desde a infância.
Para evita o trânsito, executivo prefere pegar um trem, mas erra a estação e acaba aumentando mais o atraso a chegada à empresa. Ao pegar o celular para avisar a empresa que chegará atrasado, um executivo interessado nos serviços dessa multinacional o escuta que trabalha nela e o aborda.
João estava ciente que tinha que ir mais rápido possível para trabalho, sem mais interrupções a sua ida, mas também sabia que esse atraso, se negociasse bem com esse cliente, renderia um contrato de milhões à empresa. Fora que João já tem uma boa reputação em atrair ótimos clientes por conta de suas habilidades em negociação.
Então, tratou de respirar fundo, parou de vigiar a hora e começou a prestar atenção no cliente, para entender seu interesse na negociação. 
Necessidades humanas no trabalho, segundo Maslow: 
1) básicas: 
2) de segurança: 
3) sociais: 
4) status: 
5) autor realização: 
1) O primeiro nível: São as necessidades vitais do ser humano. Qualquer necessidade que seja inerente à manutenção da vida. 
Tinha emprego para sustentar a si mesmo e a esposa, comida, diversão, ar condicionado, piscina, assim como uma companheira. 
2) O segundo nível: O ser humano precisa saber se terá comida e abrigo no dia seguinte. Este nível representa, em termos do cotidiano, uma renda regular, segurança no emprego, tratamento justo por parte dos superiores. 
Tem uma habitação, sua casa, uma renda acima da regular, como diretor financeiro de uma multinacional e tinha ótima reputação entre seus subordinados e superiores.
3) O terceiro nível: Quando a pessoa tem garantido o conforto futuro, ela passa a desejar amizade, amor e aceitação. Todos nós, até mesmo os indivíduos mais inveterados, solitários e egoístas, geralmente desejamos pertencer a algum grupo. Normalmente, ninguém vive sozinho a não ser aqueles que assim o desejarem. 
Com uma posição consolidada em sua empresa como diretor financeiro, por seu comportamento e feitos, as pessoas tem mais facilidade em aceita-lo aos grupos ou até mesmo pela boa índole da pessoa desde nova, como no caso, foi convidado pelo dono do Clube de Golf a jantar. O caso de João, ele é uma pessoa bem relacionada com todos, caso contrário, sabe contornar a situação, sem encontrar no caso, da perde-a-perde, pelo contrário, conseguiu fechar o negócio, e ainda o convidou a ir a casa dela num churrasco da empresa para conhecer melhor a organização que está contratando serviços.
4) O quarto nível: Após estar integrado na sociedade, é natural que o ser humano deseje o 
reconhecimento pessoal, que deve vir acompanhado do reconhecimento das próprias conquistas e capacidades. Trocando em miúdos, significa ter respeitabilidade, status, boa reputação. Nós nos sentimos bem, quando temos sucesso ou somos promovidos. Dinheiro e poder são significativos, porque representam sinal de prestígio. 
João conseguiu transformar situação ruim de seu atraso, mas soube aproveitar a oportunidade de conseguir um contrato milionário para a empresa. E com isso, ganhou parte do lucro como novo contrato como bônus de seu comportamento proativo.
5) O quinto nível: Neste nível, a necessidade se foca no potencial individual; a pessoa quer conquistar o que for possível com o objetivo de sentir que seria melhor deixar um sinal permanente de sua existência na Terra (grande parte da humanidade deseja ser reconhecidos para sempre). Neste nível, as necessidades variam grandemente de pessoa para pessoa, pois correspondem ao objetivo de vida de cada um. 
João escreveu vários livros, best sellers, com suas experiências negativas e positivas num processo de negociação, assim como em sua área financeira, até hoje João é chamada a dar palestras e treinamentos nas demais unidades do exterior da empresa em que trabalha.
Pirâmide das Necessidades

Outros materiais