Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Av 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lino de Macedo (2005), no livro Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos, aborda as novas funções e o novo lugar da escola no mundo de hoje. O autor propõe que os professores devem ensinar menos em um contexto transmissivo e mais em um contexto: 
	
	Padronizado
	Investigativo
	Direcionado
	Tecnológico
	Tradicional
	
	
	Entre os desafios à prática docente reflexiva, Lino Macedo (2005) apresenta o desafio de ensinar (e aprender) pela lógica da inclusão. Marque a alternativa que dialoga com os princípios dessa lógica inclusiva na escola 
	
	Uma escola que seleciona alunos segundo certas características. Os alunos permanecem na escola se atenderem a certas exigências dos professores, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta. Os que não se ¿encaixam¿ no padrão são marginalizados do processo educativo. 
	A competência do professor é ensinar de maneira separada da competência de aprender, ou seja, não existe a necessidade de continuar se atualizando como profissional. 
	Ensinar e aprender são processos dicotômicos e divergentes. Não há relação entre ensino e aprendizagem. A diversidade presente na sala de aula é fator negativo e prejudica a prática docente.
	Em uma escola inclusiva, o papel do professor é apenas ensinar sem a necessidade de garantir a aprendizagem dos alunos. O professor é julgado pelo que sabe ou deveria saber para ensinar bem e não pelo que deveria aprender ou aperfeiçoar.
	A escola prioriza as dimensões de ensinar e aprender como inseparáveis; reconhece a diversidade presente na sala de aula e se articula para garantir a aprendizagem efetiva dos estudantes. 
	
	
	
	Leia esta sequência de informações a seguir: ** I) O professor é um sujeito que pensa; ** II) O professor pode produzir conhecimento; ** III) O professor que sabe fazer pesquisa e produzir conhecimento é capaz de ensinar seus alunos a fazer o mesmo **IV) O professor pode transformar sua realidade, ao tratar as dificuldades como desafios a serem superados pela pesquisa e experimentação. **Estão corretas quais alternativas? 
	
	I e II 
	I, II, III e IV 
	I, II e III
	Somente a IV 
	II e III
	
	
	O indivíduo e o coletivo formulam representações mentais. A escola não escapa às nossas representações mentais. Fazendo uso de metáforas pode-se entender a escola como: a) armazém; b) fábrica; c) arena política. Relacione as metáforas citadas às ideias abaixo e, depois, marque a sequência correta: 
(  ) lugar onde se defendem interesses individuais ou de grupos e onde se manifestam jogos de poderes.  
(  ) local onde prevalece a burocracia, o formalismo, a eficiência e o produto final. 
(  ) local onde se guardam crianças e jovens.
	
	b, c, a
	c, b, a 
	c, a, b
	b, a, c
	a, b, c
	
	
	
	Procura-se trabalhar o memorial na formação de educadores, uma vez que, baseada em uma perspectiva histórico-cultural, a escrita possui, além de sua função social de comunicação e interação com os outros e com o mundo, a função de ser um instrumento de expressão em si, de reflexão, portanto, de compreensão ativa e de aprendizagem. Marque a resposta correta: 
	
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois ao buscar a escrita para relatar memórias o autor compreende na ação e aprende com sua história.
	O memorial é relevante na formação de educadores, porque em exame de seleção para o mestrado é solicitado que o candidato escreva um memorial.
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois a memória precisa ser ativada para se formar um educador
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois a escrita precisa ser dominada por educadores e essa é a melhor forma.
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois desempenha uma função social de comunicação e interação.
	
	
	Sabendo que a pesquisa em educação é um processo de investigação que procura, por aproximações sucessivas, uma compreensão do real para a produção de conhecimento novo, assinale a resposta correta: 
	
	A neutralidade científica não é um requisito indispensável para um pesquisador que investiga a complexidade do social e a ciência é neutra.
	Uma pesquisa não precisa necessariamente de hipóteses antes da coleta de dados.
	A pesquisa consiste numa minuciosa coleta de dados para que as hipóteses do pesquisador possam ser comprovadas.
	O questionário é o instrumento mais adequado a ser usado com populações analfabetas.
	Ao pesquisar cientificamente, o pesquisador levanta uma questão a ser respondida, sem se preocupar com a relação criada com o objeto a ser conhecido.

Outros materiais