Buscar

3ª ACQF Geologia uniube

Prévia do material em texto

3ª AVALIAÇÃO CONTINUADA - QUESTÃO FECHADA 
3ª AVALIAÇÃO CONTINUADA - QUESTÃO FECHADA
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:.  Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
	
	As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
	
	A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
	
	O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
	
	As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
	
	As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes