Buscar

Estudo dirigido Membrana, transporte, sinalização e bioeletrogênese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Biologia
Departamento de Neurobiologia
Disciplina: Biofísica Celular e dos Sistemas
Professora: Mariana Pereira
ESTUDO DIRIGIDO
1- Descreva a estrutura da membrana ressaltando seus principais componentes.
2- Quais são os fatores que alteram a fluidez da membrana celular?
3- O que são lipid rafts e cavéolas e qual a sua importância para a célula?
5- A membrana celular possui a característica de ser uma estrutura anfipática, onde seu interior é hidrofóbico e suas faces externas hidrofílicas. Dessa forma, apenas moléculas apolares possuem a capacidade de atravessá-la livremente. Entretanto, a membrana é permeável tanto a moléculas apolares e polares realizando o transporte de tais moléculas com eficiência. Com base em seus conhecimentos em estrutura e componentes da membrana, descreva os principais tipos de transportes que ocorrem através da membrana celular.
6- A ouabaína é uma droga que atua como um forte inibidor da bomba de Na+K+ATPase. Dessa forma, o que aconteceria com uma célula tratada com esta droga em uma solução que mimetizasse fielmente o conteúdo do espaço extracelular?
7- As células se comunicam com o espaço extracelular através de sinais que são interpretados e interiorizados a partir de cascatas de sinalização. Uma importante molécula utilizada como sinalizador intracelular é o íon cálcio, que durante o evento de sinalização tem sua concentração aumentada drasticamente no citosol. Entretanto, sua concentração precisa retornar ao valor inicial quando ocorre o término da cascata de sinalização. Assim, cite os principais mecanismos celulares responsáveis por restabelecer a concentração do cálcio no citosol. 
8- Descreva os principais mecanismos de sinalização realizados pelas células ressaltando a importância de tais mecanismos para atividade celular.
9- Quais são os tipos de receptores encontrados na membrana celular e de que maneira ocorre a sua ativação?
10- Quais são os tipos de receptores ionotrópicos de glutamato?
11- Descreva sucintamente o mecanismo de ativação da proteína G pelo receptor metabotrópico.
12- De que maneira a proteína quinase C (PKC) é ativada em uma via que dependa da ativação de um receptor metabotrópico? 
13- O óxido nítrico é um gás que se difunde facilmente pelas membranas celulares e funciona como uma molécula sinalizadora em plantas e animais. Nos mamíferos, uma de suas funções é a de regular a contração da musculatura lisa. Sabendo disso, descreva o mecanismo de ação do óxido nítrico nas células musculares lisas e explique de que maneira a droga Viagra altera a cascata de sinalização e a resposta celular.
14- Como o receptor tirosina quinase é ativado? Comente sobre a via de sinalização a ele acoplada para inibir a morte celular programada.

Outros materiais