Buscar

Filosofia da Educação

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Ao falar acerca da sociedade atual, também chamada pós-moderna ou era cibernética, Aranha (2006), chama atenção para as mudanças sofridas nas relações de trabalho. Destaca o predomínio das atividades do setor considerado de serviços em detrimento da atividade produtiva. Em função desta alteração, o pensamento identificado com os interesses capitalistas considera que a exigência de mais qualificação da mão-de-obra para uso adequado da informação, reduz a alienação.
Marque nos itens abaixo, o único que se opõe radicalmente este argumento.
1. Ao aprender a lidar com as novas tecnologias, mesmo as atividades repetitivas aguçam a capacidade de pensar criticamente, mas não reduzem a alienação.
2. A era cibernética não reduz a alienação da sociedade porque a formação emancipadora, necessária para tal, depende do ensino de Filosofia nas escolas.
3. A alienação não é reduzida porque para operar as máquinas modernas, embora não mais se observa o trabalho enfadonho das formas produtivas anteriores, a formação emancipada ainda não é predominante.
4. Informação e conhecimento seguro são coisas distintas. Não é verdade que o domínio de mais informações altere o sentido da alienação, portanto.
		
	
	
	
	
	Apenas a 2 e a 3 se opõem radicalmente este argumento
	
	 
	Apenas a 4 se opõe radicalmente este argumento
	
	
	Apenas a 3 se opõe radicalmente este argumento
	
	
	Apenas a 2 se opõe radicalmente este argumento
	
	
	Apenas a 1 se opõe radicalmente este argumento
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Identifique nos enunciados abaixo as características do liberalismo político e do liberalismo econômico:
I.   Doutrina que tomou para si a defesa e a realização da liberdade no campo político.
II.  O liberalismo político centra-se na defesa de que os seres humanos têm, por natureza, direitos fundamentais e que cabe ao Estado respeitá-los.
III.  O princípio que rege o liberalismo econômico é a defesa em torno da independência da economia em relação a toda e qualquer forma de controle, principalmente estatal, das relações econômicas. Tanto que se enfatiza a liberdade da iniciativa econômica, a livre circulação da riqueza, a valorização do trabalho humano e da economia de mercado.
IV. A economia deve ser regulada pelo Estado, pois, em última instância este deve desenvolver mecanismos de socialização da riqueza produzida pelo conjunto da sociedade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
	
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	
	
	Somente os enunciados I, III e IV estão corretos.
	
	
	
		3.
		Corresponde de forma sucinta ao ideal de uma educação comprometida com o combate a ideologia e que tem como principio formativo o ideal de igualdade social, marque a resposta correta:
1. A educação deve ser uma prática destinada a formar indivíduos conscientes de seu papel social e deveres profissionais.
2. A educação deve formar indivíduos neutros, pois na sociedade é que deve se vivenciar as questões políticas e a luta pela emancipação.
3. A educação pode ser libertadora sem ser política, pois a formação crítica nada tem a ver com política.
4. A educação deve ser pautada em opções políticas comprometidas com a emancipação e libertação, que opera como arma contra a alienação que privilegia os interesses individuais em detrimento dos coletivos.
		
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas a alternativa 3 está correta
	
	
	Apenas a alternativa 1 está correta
	
	 
	Apenas a alternativa 4 está correta
	
	
	Apenas a alternativa 2 está correta
	
	
	
		4.
		"A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas." Fonte: MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mais (PCN+EM) Fazer com que o pensamento se volte para si mesmo para conhecer-se é uma das características da reflexão crítica. Está correto afirmar que são características da reflexão intelectual:
		
	
	
	
	 
	Refletir sobre coisas ¿invisíveis¿, ou abstratas; é possível melhorá-la a partir do conhecimento; poder refletir sobre si mesmo.
	
	
	Não poder refletir sobre si mesmo; refletir sobre coisas ¿invisíveis¿ ou abstratas; refletir apenas as imagens presentes.
	
	
	Refletir apenas o que é visível; poder refletir sobre si mesmo; refletir sobre coisas do passado.
	
	
	Refletir apenas as imagens presentes; refletir sobre si mesmo; precisar de idéias e conhecimento.
	
	
	Refletir apenas as imagens presentes; precisar de luz para ocorrer.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Pedagogia Histórico-crítico social dos conteúdos está fundamentada na concepção dialética da história enquanto possibilidade, movimento e transformação, defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais, comprometida com a construção da igualdade real - e não formal como é o caso das pedagogias liberais - entre os homens, ou seja, da construção de uma sociedade igualitária.
Nessa perspectiva, marque a ÚNICA RESPOSTA QUE NÃO ESTÁ de acordo com a prática educativa defendida pela referida corrente.
		
	
	
	
	 
	A prática educativa deve fabricar sua própria cultura e não valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente.
	
	
	Seu método estimula a iniciativa: dos alunos; do professor, favorecendo o diálogo dos alunos entre si e com o professor.
	
	
	Compreende-se que a praxis educativa se revela numa prática fundamentada teoricamente e, que, a interação social é o elemento de compreensão e intervenção na prática social mediada pelo conteúdo, ou seja, pelo conhecimento sistematizado historicamente pela humanidade.
	
	
	A escola precisa converter o saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos das camadas populares no espaço e no tempo escolar.
	
	
	A ação educativa pressupõe que se faça uma articulação entre o ato político e o ato pedagógico.
	
	
	
		6.
		Nos três aspectos apontados por Maria Lúcia Arruda Aranha sobre a prática educativa tradicional, um deles é a "organização escolar [que] pode exercer um papel ideológico em que a hierarquia exige o exercício do autoritarismo e da disciplina estéril, que educam para a passividade e a obediência. A excessiva burocratização desenvolve o "ritual de domesticação", que vai desde o controle da presença em sala de aula, as provas, até a obtenção do diploma". Qual são os outros dois aspectos mencionados?
		
	
	
	
	
	alienação e ideologia
	
	
	objetivos e métodos
	
	
	desafio teórico e político
	
	 
	material didático e currículo
	
	
	avaliação e contéudo
	
	
	
 FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes