Buscar

avaliação discursiva@serviçosocial fase I

Prévia do material em texto

LILIAN ROBERTA MARQUES ALVES RODRIGUES - RU: 1329012 
Nota: 58
PROTOCOLO: 2016032113290127636BA
Disciplina(s):
Fundamentos de Antropologia
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Linguagem e Compreensão de Texto
	Data de início:
	01/04/2016 15:47
	Prazo máximo entrega:
	01/04/2016 16:47
	Data de entrega:
	01/04/2016 16:46
Questão 1/5
Ainda existe quem seja contra vacina e tenha dúvidas sobre sua importância. Ainda existe gente que acredita que todas as doenças são inventadas para vender remédios e vacinas.
Ainda existe quem ache que homeopata não indica e é contra a vacina. Isso não é verdade. É só olhar o que diz a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) em sua homepage e em matéria à parte, recomendando a vacina como regra para os homeopatas. 
Em que mundo estranho nós vivemos, não é mesmo? Parece que tudo evolui: a mídia, a TV, os computadores, as indústrias alimentícias, os carros, metrôs, poluição, mais doenças…
(Disponível em: <http://pontovida.com.br/mais/ninguem-vai-ganhar-copa-sem-vacinacao-em-dia>)
Escreva um texto argumentativo no intuito de convencer as pessoas da necessidade da vacinação. Pode usar uma linguagem publicitária se desejar que o texto tenha mais veemência.
Nota: 16.0
	Resposta (página 24 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos:
a) o conhecimento da necessidade da vacinação;
b) o atendimento ao tema proposto na questão;
c) a clareza de argumentação/senso crítico;
d) a seletividade de informação;
e) a criatividade/originalidade;
f) a utilização adequada da Língua Portuguesa.
Resposta:Antigamente as pessoas sofriam muito com doenças, por não se ter muito estudo causando assim pouco acesso a informações das mesmas. Pessoas morriam por motivos banais, que poderiam ser evitados de diversas maneiras, umas delas são as vacinas. Nos dias de hoje se fala muito em prevenção de doenças e graças à estudiosos muitas dessas doenças podem ser combatidas e evitadas através de um simples ato, o de vacinar. Faça você também sua parte procure um posto de saúde mais próximo de sua casa e se informe sobre o calendário de vacinação vigente em sua região, pois varia de acordo com a necessidade de cada estado é grátis e pode salvar sua vida. Apoie e faça sua parte. 
�
Questão 2/5
Castordis entendia que a sociedade produz seus próprios símbolos (...). O simbolismo está associado diretamente, como parte integrante do natural e do histórico, sendo parte, assim, do racional.
Qual a importância dos símbolos para a Teoria das Representações Sociais?
Nota: 6.0
	O estudo sobre Representações Sociais procura entender como o homem interpreta e significa a realidade. Essa percepção da realidade é possível a partir da atribuição de sentidos e significados simbólicos a cada elemento, os quais são definidos socialmente, ou seja, construímos um conjunto de símbolos (imagens, formas) para representar alguma coisa, essa representação é o que chamamos de realidade.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:Uma maneira de todos se entenderem independentemente das regiões, línguas
�
Questão 3/5
Subjetividade pode ser definida como o fundamento da identidade, social e individual, o que nos remete também a questão da alteridade.
Explique a relação entre identidade e subjetividade para as teorias críticas em Psicologia Social.
Nota: 10.0
	Para ambos os conceitos, há a retirada da ideia de aspectos exclusivamente individuais ou exclusivamente sociais, entendendo que individual e social fazem parte de um processo contínuo de articulação. A identidade não é apenas um conjunto de traços que o indivíduo reconhece como fazendo parte de si, mas a articulação entre os seus papéis sociais, da sua ação no mundo e das relações sociais. E a subjetividade está associada às experiências e instâncias sociais atuais do sujeito, que ganham sentido e significação na formação subjetiva de sua história. Estando permeada pela linguagem, pensamento e emoções.
EWALD, Ariane Patrícia; SOARES, Jorge Coelho. Identidade e subjetividade numa era de incerteza.  Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro, 12(1), 2007, p. 23-30.
Resposta:Subjetividade é entendida como o íntimo de cada indivíduo, (id, ego e super ego) onde o indivíduo tem suas vontades que são controladas de acordo com o ambiente em que ele está ou convive, formando assim sua identidade quanto a construção de valores, crenças, convívio. É formada a medida em que vamos nos construindo, a partir da vivência das experiências da vida social e cultural de cada uma de nós, vivendo emoções e fantasias, tristezas, alegrias.
�
Questão 4/5
É inegável que a escola está associada ao desenvolvimento da personalidade (…). A maioria das crianças frequenta – ou deveria frequentar a escola por doze, treze anos.
Com base nos textos estudados, explique quais as influências da escola para o desenvolvimento humano.
Nota: 16.0
	O ambiente escolar, os professores, a relação com os alunos e outros aspectos influenciam em diversos aspectos do desenvolvimento que não se resume apenas no intelectual, mas inclui o emocional e social. Na escola, aprendemos valores, cidadania, cultura, relacionamento interpessoal e convivência.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:A escola tem influência direta para o desenvolvimento humano, é na escola que a criança começa a ver o mundo com outros olhos. Aprende que existe diferenças e que tem que ser respeitadas, o relacionamento com outras crianças da mesma idade o descobrimento dos vínculos entre amigos, a existência de novas regras, o saber, entender, conhecimento. Poder mostrar que é capaz de ensinar tudo oque aprendeu, melhora a autoestima, cria vínculos que podem durar uma vida inteira. A escola aprimora os conhecimentos que levaremos para vida toda, dia após dia.
�
Questão 5/5
Justiça com as próprias mãos (Daniel Martins de Barros06 fevereiro 2014 | 21:03)
O surgimento de grupos de justiceiros no Rio de Janeiro, revelados quando um garoto foi espancado e preso pelo pescoço a um poste, é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado. Ele aponta numa direção muito perigosa, na qual as pessoas não reconhecem mais a noção de Estado, retornando da civilização à barbárie. Se parece exagero, é bom lembrar que para muitos o momento fundador da civilização é quando todas as pessoas abrem mão do uso da força física, delegando exclusivamente ao Estado essa prerrogativa. Fazer justiça com as próprias mãos seria, literalmente, barbaridade. (Disponível em: <http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/daniel-martins-de-barros/justica-com-as-proprias-maos/>)
Disponível em: <http://blog0news.blogspot.com.br/2014/05/justica-com-as-proprias-maos.html>
Disponível em: <http://www.nanihumor.com/2014/05/justica-com-as-proprias-maos.html>
A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo (fundamentado em pelo menos dois argumentos) sobre o tema: “Justiça com as próprias mãos”.
Observações:
Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narração etc.);
Seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos;
O texto deve ter entre 8 e 10 linhas;
O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa;
Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores. (valor: 10,0)
Nota: 10.0
	Resposta (página 24 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o uso de argumentos tais como: justiça com as próprias mãos, ou as injustiças cometidas pela falta de conhecimento dos fatos; b) o atendimento ao tema proposto na questa~o; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequadada Li´ngua Portuguesa.
Resposta:De que vale fazer justiça com as próprias mãos? Se optarmos por esse meio de defesa estaremos se igualando ou se transformando em pessoas piores que o indivíduo que nos agrediu. É difícil manter a calma em situações onde corremos riscos, ameaças e até mesmo agressão seja ela física ou verbal, entretanto devemos agir com a razão e cautela, para não nos arrependermos mais tarde por realizar atos que vão contra todos nossos princípios e valores. Confiar à justiça a parte que lhe cabe, como investigação, julgamento, encerramento de caso de maneira civilizada, fazendo com que o agressor cumpra a sentença determinada por lei.
 Voltar
Prova Discursiva Oferta Extraordinária até 09/05/2016.
(Versão para impressão)
LILIAN ROBERTA MARQUES ALVES RODRIGUES - RU: 1329012 
Nota: 86
PROTOCOLO: 201605051329012849D57
Disciplina(s):
Fundamentos de Antropologia
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Linguagem e Compreensão de Texto
	Data de início:
	09/05/2016 19:07
	Prazo máximo entrega:
	09/05/2016 20:07
	Data de entrega:
	09/05/2016 20:03
Questão 1/5
O impacto do caos nas ruas 
Prejuízo para o país, drama para o cidadão 
Os grandes aglomerados urbanos brasileiros amargam congestionamentos cada vez maiores. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), circulam pelas ruas e estradas do país cerca de 45 milhões de veículos, entre eles automóveis, caminhões, motocicletas, tratores e ônibus. A região Sudeste concentra 24 milhões de veículos, e destes, 6 milhões transitam nos 17.000 quilômetros de vias da cidade de São Paulo. Além da capital paulista, Rio de Janeiro, Brasília e Recife são algumas das capitais que não suportam mais os frequentes engarrafamentos. O trânsito excessivo nas grandes cidades provoca consequências muito mais graves do que os atrasos e transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas. Os congestionamentos custam muito dinheiro, prejudicam a saúde da população e atrapalham o crescimento do país. Portanto, resolver (ou amenizar) o problema não é apenas uma questão de conforto e bem-estar, é, também, um importante incentivo ao desenvolvimento econômico e social. (Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/transito/contexto1.html>)
Disponível em: <http://www.ongcidade.org/site.php?/noticia/id/1657>
A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo (fundamentado em pelo menos dois argumentos) sobre o tema: “Impacto negativo do trânsito”.
Nota: 16.0
	Resposta (página 98 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o conhecimento doiImpacto negativo do trânsito; b) o uso de dois argumentos: o trânsito excessivo nas grandes cidades provoca consequências muito mais graves do que os atrasos, e transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas, ou os congestionamentos custam muito dinheiro, prejudicam a saúde da população e atrapalham o crescimento do país, ou  resolver (ou amenizar) o problema não é apenas uma questão de conforto e bem-estar, é, também, um importante incentivo ao desenvolvimento; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequada da Li´ngua Portuguesa.
Resposta:HOJE EM DIA EXISTE A FACILIDADE DE SE ADQUIRIR UM CARRO OU UMA MOTO, PORÉM ESQUECEMOS QUE COM ISSO AUMENTA O NÚMERO DE AUTOMÓVEIS NAS RUAS, GERANDO DESGASTE E STRESS PARA MUITOS MOTORISTAS, RUAS SOBRECARREGADAS MOTORISTAS QUE MUITAS VEZES NÃO RESPEITAM AS LEIS DE TRÂNSITO, É UM BEM QUE AUXILIA MAIS QUE TAMBÉM SE NÃO USADO CORRETAMENTE PODE TRAZER MUITA DOR DE CABEÇA, ALÉM DE GASTOS DESNECESSÁRIOS, APÓS ADQUIRIR UM AUTOMÓVEL TEM-SE A IDEIA DE GANHO DE TEMPO OQUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO É OQUE REALMENTE ACONTECE, O AUMENTO EXCESSIVO DO USO DO AUTOMÓVEL TAMBÉM INCENTIVA O SEDENTARISMO. 
�
Questão 2/5
A multiplicidade de elementos que se abrigam sob a designação de instituição exige precisão teórica sobre o que quer referir com tal termo.
De acordo com o texto-base, qual o conceito de instituição?
Nota: 20.0
	A principal definição é que as instituições possuem um conjunto de normas e padrões que regem os diferentes hábitos. Exemplos de instituição: família, casamento, religião, entre outros.
CONCEIÇÃO, Octávio A. C. O conceito de instituição nas modernas abordagens institucionalistas. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 119-146, 2002.
Resposta:É UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE, COMO A ESCOLA, AS ONGs ETC.A INSTITUIÇÃO SOCIAL É UMA ESTRUTURA SOCIAL RELATIVAMENTE PERMANENTE E MARCADA POR PADRÕES DE COMPORTAMENTOS DELIMITADO POR NORMAS E VALORES ESPECÍFICOS, SENDO MARCADA POR FINALIDADES PRÓPRIAS, ALÉM DE UMA ESTRUTURA UNIFICADA.
�
Questão 3/5
O desenvolvimento subjetivo, portanto, não é exclusivo da criança; a subjetividade diz respeito à relação do indivíduo com mundo e sua necessidade e seu desejo por satisfação.
Considerando que em cada etapa da vida a subjetividade acontece de maneira diferente. Identifique os principais aspectos envolvidos na adolescência, vida adulta e velhice.
Nota: 10.0
	Diversos aspectos influenciam na constituição da subjetividade do adolescente: fatores biológicos, relacionados à maturação sexual e às mudanças físicas corporais; fatores sociais e culturais, como maior autonomia, perspectivas de futuro, novos papéis sociais e ressignificação das suas relações. É um processo de transição que modifica seu relacionamento com o mundo e que altera sua subjetividade. Na vida adulta outros aspectos irão permear a subjetividade humana, como trabalho, profissão, família, entre outros que irão depender de suas experiências. E na velhice, precisamos considerar que a pessoa ao ficar mais velha apresenta dificuldades para se relacionar socialmente, que podem ser por uma dificuldade de comunicação, por limitações motoras, dificuldade de raciocínio e principalmente pela sua relação com morte. Enfim, há diversos aspectos na velhice que contribuem para a construção de sua subjetividade que estão relacionadas a uma série de dificuldades e desafios neste momento da vida.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:ENTENDER COMO E POR QUE OCORREM MUDANÇAS PSICOLÓGICAS NAS VÁRIAS ETAPAS DA VIDA , OU SEJA A CAPACIDADE DO SER HUMANO ENTENDER O OUTRO DE MANEIRA AFETIVA, COGNITIVA, MORAL E SOCIALMENTE. O HOMEM É UM SER CRÍTICO, CONTROLADO PELO MEIO QUE VIVE, O INDIVÍDUO CARREGA EM SI UMA IDENTIDADE QUE O CARACTERIZA E QUE É RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, EXISTEM DIVERSOS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS DIVERSAS ETAPAS DA VIDA, SOMOS SERES EM CONTÍNUA TRANSFORMAÇÃO E HÁ UMA INFINIDADE DE FATORES INFLUENCIANDO NOSSO DESENVOLVIMENTO DESDE A INFÂNCIA ATÉ A VELHICE, PARA TANTO PRECISAMOS CONSIDERAR QUE ALÉM DE ASPECTOS BIOLÓGICOS VIVEMOS EM CONSTANTE INTERAÇÃO COM O MEIO, OU SEJA,A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS 
�
Questão 4/5
Em três anos, violência urbana mata mais de 120 jovens em Rio Preto (SP)
Assassinatos e acidentes de trânsito são as principais causas de morte
No Brasil, morte de jovens por homicídio cresceu mais de 200% em 30 anos
Um estudo do Centro Latino-Americano mostra que a violência envolvendo jovens cresceu mais de 200% nas últimas três décadas no país. Foram computados casos de mortes por homicídio e no trânsito. No noroeste paulista, as autoridades afirmam que os crimes estão controlados, mas, para as famílias das vítimas, muita coisa ainda precisa ser feita para que a população se sinta segura.
No Brasil, a morte de jovens por homicídio e por acidente cresceu quase 210% nos últimos 30 anos. As estatísticas fazem parte do Mapa da Violência, divulgado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos. (Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2013/07/em-tres-anos-violencia-urbana-mata-mais-de-120-jovens-em-rio-preto-sp.html>.Adaptado)
Em sua opinião, por que a violência urbana atinge mais os jovens? Faça um texto dissertativo argumentando sobre o assunto.
Nota: 20.0
	Resposta (página 98 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o conhecimento da violência urbana que atinge mais os jovens; b) o atendimento ao tema proposto na questa~o; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequada da Li´ngua Portuguesa.
Resposta:O FUTURO DE NOSSA NAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A EDUCAÇÃO, DE SOCIEDADE E GOVERNANTES, TODOS UNIDOS PARA MELHORIAS URGENTES. PRECISA-SE INCENTIVAR A EDUCAÇÃO, O NÍVEL DE EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS REFLETE UMA SOCIEDADE DEFICIENTE DE PLANEJAMENTO, A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE.A VIVENCIA ESCOLAR É NECESSÁRIA PARA QUE O ALUNO SE SINTA PARTE DA INSTITUIÇÃO ENTENDENDO SEUS VALORES E COLOCAÇÃO NO MEIO SOCIAL, FAMÍLIAS COM BAIXA EXPECTATIVAS GERAM JOVENS SEM MOTIVAÇÃO, MUITOS NÃO FREQUENTAM OU MESMO NEM TEM ACESSO AO AMBIENTE ESCOLAR, TOMANDO UMA CAMINHO INCERTO DE ENVOLVIMENTO COM A CRIMINALIDADE, "IDEIA DE DINHEIRO FÁCIL", ACABAM ROUBANDO E MATANDO MATA CONSEGUIR OS BENS QUE ALMEJAM, SE ENVOLVEM COM O TRÁFICO DE DROGAS , PRECISA-SE INVESTIR EM SEGURANÇA , POLICIAIS BEM TREINADOS E MOTIVADOS A TRABALHAR.
�
Questão 5/5
A pessoa pode ser persuadida tanto pela mensagem em si, ou seja, pelo conteúdo, quanto pela maneira de transmissão.
Quais são os principais elementos da comunicação?
Nota: 20.0
	A comunicação depende de quatro elementos: a fonte, ou seja, aquele que deseja transmitir uma mensagem; um receptor, a quem a mensagem se destina; a mensagem, aquilo que quer transmitir; e o meio, ou seja, como a mensagem será transmitida.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:A COMUNICAÇÃO DEPENDE DE QUATRO ELEMENTOS: A FONTE, OU SEJA, AQUELE QUE DESEJA TRANSMITIR UMA MENSAGEM, UM RECEPTOR, A QUEM A MENSAGEM SE DESTINA, A MENSAGEM, AQUILO QUE QUER TRANSMITIR, E O MEIO, OU SEJA, COMO A MENSAGEM SERÁ TRANSMITIDA.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes