Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506746638)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No Plano Social, tanto no período pós-guerra quanto ao final do século XX, a densidade demográfica nas grandes cidades gerou um problema que afetará o Plano educacional, já que as grandes cidades vão inflar em termos populacionais e as escolas não possuirão vagas para todos os alunos necessitados. Ao processo correspondente a essa descrição, chamamos:
		
	
	Ciclos alegóricos
	
	Ciclos integratórios e rescisórios
	
	Ciclos decisórios
	
	Ciclos segregatórios
	 
	 Ciclos migratórios e imigratórios
 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506829710)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Resultante de crises, transformações e lutas ideológicas, o século XX se inscreve na história como o período mais violento da humanidade, chegando a contabilizar milhões de mortes em conflitos de grandes, médias e pequenas proporções. Os gastos com o poderio bélico, particularmente aqueles direcionados a aumentar o arsenal de armas atômicas, por certo, resolveriam as necessidades básicas do homem moderno, visto que, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, reuniam condições para tal. Marque a única das alternativas abaixo que pode ser apontada como fator responsável pela corrida armamentista, no século XX.
		
	
	A crise econômica de 1929, nos Estados Unidos, motivada pela quebra da bolsa de valores de Nova York.
	
	A Revolução Comunista na China liderada por Mao Tzé Tung, arquiteto e fundador da República Popular da China.
	
	As guerras entre Irã e Iraque, no Oriente Médio, envolvendo outros países do Golfo Pérsico, com a participação direta dos Estados Unidos.
	 
	A Guerra Fria que, após o fim da Segunda Guerra Mundial, que opuseram Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dividido o mundo em dois blocos ideológicos.
	
	A Dissolução da União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS), em 1991, a partir da declaração de independência das ex-repúblicas soviéticas.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506808244)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Tendo em vista a crise do século XX, o avanço do regime comunista preocupou, significativamente, as nações representantes do eixo capitalista. Principalmente os Estados Unidos que, na busca de sua hegemonia nas relações internacionais, promoveu constantes ataques aos seus opositores, tanto em nível interno, quanto externo. No plano educacional e cultural, a influência americana (e inglesa) é muito forte no Brasil, (principalmente depois das décadas de 20 e 30) e corresponde a um dos modelos educacionais abaixo:
		
	 
	Escolanovista mesclado ao modelo técnico
	
	Platônico-aristotélico
	
	Magistrocêntrico tecnicista
	
	Marxista teórico
	
	Empírico-racionalista
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506746649)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Therborn (1995) ao concordar com Anderson, da tendência à fragmentação e à diversificação social que se desenha em nível internacional, acrescenta que, por outro lado, encontramos também um processo de maior capacitação das classes populares. Isto decorre, principalmente, a partir das mudanças verificadas no mundo do trabalho e da produção, onde se processa um maior investimento em capital morto - máquinas inteligentes. Mas para que estas possam estar em pleno funcionamento, faz-se necessário uma maior qualificação da força de trabalho..."
Com base no texto acima, extraído da webaula 9, podemos deduzir algo muito significativo sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a Escola brasileira:
		
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que não preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo real.
	 
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo muito recorrente durante todo século.
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para as Artes e para a Filosofia é algo muito recorrente.
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo que ocorreu somente na década de 30
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, ocorre somente no estado de São Paulo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506746026)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O esgotamento do imperialismo clássico e a necessidade de estruturação e de desenvolvimento da transnacionalização do capital exigiu um novo modelo de organização da produção do trabalho. Esse novo modelo caracteriza-se pela produção em série de produtos padronizados; automação rígida; incorporação massiva de operadores semiqualificados - enquanto o trabalho qualificado fica restrito a uma minoria -; rígida separação entre planejamento e execução. Neste tipo de organização do trabalho, o trabalhador direto, qualificado ou desqualificado, não exerce nenhum poder de decisão, a qual fica a cargo da gerência científica.
Marque a alternativa que expressa esse modelo de organização produtiva.
		
	
	Leninismo
	 
	Taylorismo-fordismo
	
	Kaisen
	
	Neoliberalismo
	
	Keynesianismo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506746632)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Vivenciamos os anos oitenta, do século passado, bombardeados por um festival de pronunciamentos alarmantes, no que diz respeito à sociedade como um todo. Falas estas, que proclamaram pelos quatro cantos do mundo uma sociedade em crise. Crise do homem moderno, crise dos paradigmas científicos, crise do socialismo real, crise do marxismo, crise do Estado do Bem-Estar Social, etc."
 
Podemos deduzir  sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a escola brasileira:
		
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se igual ao período da primeira República.
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se sob julgo dos militares até os dias de hoje.
	
	    O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se intocável pelas forças de poder.
	 
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se em crise também, já que a Educação espelha a realidade do país e os centros educacionais representam, em nível geral, um desequilíbrio qualitativo ao longo da década de oitenta.
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se pleno e os centros educacionais representam a perfeição ao longo da década de oitenta.
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais