Buscar

Aula Síndrome intestinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Síndromes intestinais
Má absorção, diarreia, dor abdominal e constipação intestinal
Digestão começa na boca. A salivação é preparatório para digestão começar, neuromediada. O estômago digere principalmente proteína, a boca, principalmente carboidrato. Lembrar que pra quebra do carboidrato vou precisar principalmente da amilase salivar e da amilase pancreática. Lembrando os carboidratos lactose, sacarose, amido serão convertidos em carboidratos menores para facilitar absorção no intestino, que serão a maltose, maltotriose e outros oligopolissarídeos. Os lipídios, a gordura, 96% dos triglicérides são gordura, o resto são componentes do colesterol. A absorção de gordura e feita principalmente por secreção pancreática, do fígado, do intestino delgado e sistema linfático. Lipase pancreático vai quebrar esses triglicérides em ácidos graxos. Os sais biliares são importantes por que? Pacientes que tiram a vesícula começam a queixar de má digestão. Ou paciente tem colelitiase, ou seja, a vesícula repleta de pedras e hipofuncionante, e ele queixa de má digestão pq ela não consegue liberar sais biliares que formarão micelas para facilitar a absorção no intestino. Se o paciente tve a vesícula retirada ou com pedras, ou seja, hipofuncionante, terá a absorção lentificada de gordura. As proteínas são digeridas principalmente pela pepsina gástrica no estômago, para chegar na forma de oligopeptideos na borda em escova das células da parede intestinal. O intestino delgado como um todo tem a principal função de absorção no trato digestório. O intestino grosso absorve mais água do que nutrientes. Doenças que cursam com alteração da mucosa do intestino delgado são denças geralmente associadas a desnutrição, adoecimento, pq não consigo absorver. Vai desnutrir muito. Cursa com anemia. O ferro é mais absorvido na primeira porção do duodeno. Fator intrínseco promove reabsorção de B12 no íleo. Paciente que faz cirurgia bariátrica, tira uma porção importante do intestino, é um paciente que tem de sempre repor substâncias q n absorvem mais, assim como outros pacientes que passam por outras grandes cirurgias que retiram porções do intestino. O enterócito próximo a esse pregueamento de Kernig é repleto de microvilosidade o que aumenta em muito a área absortiva do intestino para 200m^2. Lembrar que o intestino é secretor: secretina, gastrina, motilina, polipeptídeo inibidor gástrico.
Síndrome da Má absorção acontece pq tem alguma alteração que leva a não quebrar alguns nutrientes dificultando a absorção, podendo ser pré-enteral (enzimas gástricas, hidrólise ineficiente por ex.), enteral (diarreia, tumor etc), pós-enteral (problema no fluxo sg ou linfático ex linfoma). Causas pré-enterais principais: gastrectomia. Lembrar da síndrome de zollinger ellison, enterectomias, anemia perniciosa. Causas enterais: enterectomia, doença de crohn, doença inflamatória intestinal, enterocolite, doença celíaca, intolerâncias em geral como lactose. Pós-enteral: linfomas ex. Sintomas do paciente com má absorção: diarreia crônica (+30 dias), esteatorreia (esbranquiçada, nata, vaso fica engordurado), perda ponderal e desnutrição. Anemia ferropriva, anemia megaloblástica, anemia perniciosa, atraso no crescimento pôndero-estrutural
Diarreia: +200g/dia, + de 6x/dia. Intestino recebe em torno de 10L. A maior parte da absorção desse líquido é feita no jejuno. No colo do intestino grosso chegam em torno de 1 a 1,5L e no fim, eliminado com as fezes 100-150ml, dependendo da integridade da mucosa intestinal. Dependendo do tipo de diarreia, osmótica, secretora, inflamatória ou motora. A motilidade intestinal depende de vários hormônios que o intestino delgado secreta. Serotonina por exemplo. As bactérias no intestino são importantes para produzir vitamina K, tem relação de simbiose, ajudando a corrigir a questão da diarreia. Relação antibiótico x diarreia. Aguda (15 dias), persistente (15-30), crônica (+30). 90% infecciosa.
Diarreia do intestino delgado: explosiva (não dá tempo de correr). Diarreia em grande quantidade, frequente, restos alimentares, muco ou sangue. Relacionado a intoxicação alimentar. Pode marcar 6 hrs no relógio. Comeu fora de casa uma maionese ou salpicão, 6 hrs depois vem o calafrio, bulululu e pá.
Diarreia do intestino grosso: aumento frequência, diminui volume, muco ou sangue frequente, menos comprometimento do estado geral.
O mecanismo da diarreia é alguma alteração da mucosa absortiva do intestino. Pode ser um carboidrato que não foi quebrado na boca, chega inteiro no intestino, não é absorvido e puxa água = diarreia osmótica. Bactérias podem liberar endotoxinas que podem impedir a absorção = secretora. Mucosa inflamada não absorve (dça de Crohn) = inflamatória. Dificuldade na inervação do plexo mioentérico (síndrome do intestino irritável) = motilidade.
Dor abdominal: pode ser por conta do aumento da tensão da musculatura, distensão da parede intestinal, infecção, inflamação, vascular (isquemia). A dor pode ser somática (superficial ou profunda) ou visceral. Dor somática: existem diferentes tipos de fibra nervosa. Tipo A, com mielina que levam impulso mais rapidamente, Tipo C sem mielina, levam impulso mais lentamente. A dor somática é relacionada às do tipo A, é mais intensa e é sentida na região do problema, é localizada. A dor visceral é geralmente mais profunda e relacionada a estiramento, sendo que o estímulo é muitas vezes vago-vagais. A dor visceral de cólica seria um exemplo, não é localizável e costuma irradiar.
Constipação: relacionada à pessoa que evacua 2x ou menos por semana; 25% das vezes faz esforço para evacuar; 25% das vezes fezes endurecidas; 25% das vezes cocô de cabrito. Na fisiologia da evacuação que vai acontecer: Haverá a chegada do bolo fecal q passou pelo intestino grosso cuja absorção de nutrientes é pobre (mais água mesmo, chegando 1-1,5L no i.g.). Vai chegar o bolo fecal. Tem o reflexo inibitório reto-anal do esfíncter externo. O interno (EAI) não tem controle voluntário, o externo (EAE) tem, é aquele que te salva. Quando o bolo fecal chega ao sigmoide há o reflexo evacuatório. Ocorre retificação do reto, através da pressão empurra o bolo fecal pela região anal, ocorre eliminação, recupera o tônus e fecha o EAE. Paciente com dça de Chagas, tem megacolon, perde o reflexo. “tu que tens chagas, não cagas” Retirada manual. 
Sintomas mais comuns: “doutora, nunca fiz um cocô bom, boniiito. Geralmente sai fininho, cabritinho. Meu sonho é fazer cocô igual todo mundo faz. Não consigo”. Muito esforço para evacuar (+25%), elimina muco, fezes endurecidas. 
Causas: dieta (só come massa, n come fibra, n toma líquido). Primeira coisa q mexer é na dieta (“amiga, assim não dá”). Fatores psicológicos (depressão). Deprimidos são constipados (não se sabe associação. Serotonina?). “Antidepressivo é ótimo para constipação. Os ISRS travam, fluoxetina solta. Em geral antipsicótico trava”. Sedentarismo, paciente acamado (falta de estímulo). Anticonvulsivante, bloq canal de cálcio, opioides, Tylex. Hipotireoidismo. Distúrbios eletrolíticos (pegadinha do malandro, hipercalcemia constipa, HIPO NÃO). Lesões estruturais, tumores (pseudo obstrução), estenose, fístulas, causas neurológicas (AVC – acamado). Esclerose. Doença de Hirschprung. CHEGA.

Outros materiais