Buscar

Engenharia de controle e automação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia Elétrica, ênfase em Automação e Controle (Modalidade Semestral)
Objetivo:
O engenheiro desta especialidade estuda teorias de controle avançado, controle de processos industriais, robótica e automação de manufatura, e modelos matemáticos aplicados a finanças, à biologia, entre outras áreas. 
A base da engenharia de controle e automação:
Pensando na base comum necessária esta ênfase foi estruturada com um conteúdo obrigatório de disciplinas básicas de Automação e Controle como: Eletromagnetismo, Conversão Eletromecânica de Energia, Controle Linear Mono e Multivariável, Controle Não-Linear, Controle Digital, Modelos Probabilísticos, Sistemas e Sinais, Controle de Processos Industriais.
Habilidades do engenheiro
A observação, perspicácia e instinto de um engenheiro são habilidades que estão continuamente colocadas em uso na tarefa de obter um melhor entendimento da natureza do mundo real. O engenheiro faz isto usando descobertas e teorias cientificas, pelo emprego de ferramentas de análise como a matemática e sistemas computacionais e através do projeto e avaliação experimental.
Contudo, o trabalho na engenharia consiste em muito mais do que alcançar a compreensão de como as coisas são. O engenheiro também está envolvido em estabelecer como as coisas podem surgir em função do resultado de decisões e ações tomadas por ele.
Para planejar, analisar e decidir durante uma tarefa de engenharia é essencial modelar sistemas físicos de tal forma que eles possam ser analisados com base em seu conhecimento prévio. Esta analise pode ser feita pelo próprio profissional ou com o auxilio de ferramentas de engenharia como programas de CAD( Projeto auxiliado por computador), programas para simulação do comportamento, experimentos etc. O processo de modelagem consiste em observar e entender os princípios físicos e esta associado à aplicação de uma visão sistêmica ao mundo.
Áreas de atuação:
Suas técnicas podem ser aplicadas em muitas áreas, como controle de processos industriais, geração e distribuição de energia elétrica, sistemas de transporte, automação predial, entre outras.
Aplicação para sociedade:
O regulador de Watt: origem dos sistemas de controle mecânico de posição e de velocidade, cada dia mais sofisticados e aplicados a tudo o que se possa pensar na sociedade moderna: robôs industriais, veículos automotivos, cirurgias automatizadas e não invasivas, antenas de radiotelescópios, satélites de telecomunicações, instrumental agrícola de preparo de lavoura e colheita, etc. 
O processamento e a transdução de sinais levam as aplicações ao limite do antes inimaginável: controle digitalizado de concentração de reagentes e catalisadores em plantas químicas, de pressão em aplicações industriais de grande porte, de temperatura em processos de bioengenharia, de marcha em pacientes com lesões medulares, dando ao ser humano perspectivas de melhoria na qualidade de vida jamais pensada. Há até quem acredite na possibilidade de controlar valores dos papéis que, dia-a-dia, são comprados e vendidos nas bolsas de valores de todo o mundo.
Referências Bibliográficas
Engenharia Elétrica, ênfase em automação e controle (modalidade semestral). 1999. Disponível em: <http://www.poli.usp.br/pt/ensino/graduacao/aluno/cursos-e-habilitacoes/114-engenharia-eletricaenfase-em-automacao-e-controle-modalidade-semestral.html>. Acesso em: 23/05/2016. 
Introdução aos Sistemas para Automação e Controle Industrial. Disponível em: <http://laship.ufsc.br/site/wp-content/uploads/2013/06/Introdu%C3%A7%C3%A3o-aos-Sistemas-para-Automa%C3%A7%C3%A3o-e-Controle-Industrial.pdf>. Acesso em: 24/05/2016
Projeto Político Pedagógico - estrutura curricular 3 habilitação em engenharia elétrica automação e controle: Escola Politécnica da USP. 2016. Disponível em: < http://ec3.polignu.org/wp-content/uploads/2013/04/E_EngEletAutoContr_1_PPP-Aut-Controle-AEG.pdf >. Acesso em: 23/05/2016.
Alunos
Caio
Camyla
Fábio
Fabrício
Jade
José Filho
Lyandra
Márcio
Vitor
Willian

Outros materiais