Buscar

Telecomunicações: Conceito, História e Funcionamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Telecomunicações? 
A palavra inclui o prefixo grego tele, que significa “distância” ou “longe”. Como tal, a telecomunicação é uma técnica que consiste na transmissão de uma mensagem de um ponto para outro, geralmente com a mais-valia de ser bidirecional.
A telefonia, o rádio, a televisão e a transmissão de dados através de computadores fazem parte do sector das telecomunicações.
A história da Telecomunicação
Foi o físico inglês James Clerk Maxwell quem implementou as bases para o desenvolvimento da telecomunicação, ao introduzir o conceito de onda eletromagnética para descrever através das matemáticas a interação entre a eletricidade e o magnetismo. Posto isto, Maxwell terá afirmado que era possível propagar ondas pelo espaço livre ao utilizar descargas eléctricas, algo que viria a ser comprovado por Heinrich Hertz em 1887.
Como funciona um Sistema de Telecomunicação?
No sistema de telecomunicações, as informações do emissor são temporariamente convertidas em sinais elétricos (tensões elétricas que variam com o tempo), para que possam trafegar pelo sistema até que cheguem ao destino, onde são novamente convertidas em informações inteligíveis pelo destinatário. Esses sinais elétricos são denominados sinais eléctricos da informação. Sinais que podem ser analógicos ou digitais. 
Ex:
Os sinais analógicos são aqueles gerados por dispositivos transdutores, ou seja, dispositivos eléctricos capazes de converter um tipo de energia em outro. Portanto, os transdutores podem ser utilizados para converter informações em sinais analógicos e vice-versa.
Os sinais digitais são aqueles gerados por dispositivos da eletrônica digital, como é o caso dos circuitos integrados: chips, microprocessadores e etc. Dada a sua natureza, os sinais digitais são pulsos elétricos binários, ou seja, bits 0 ou 1, em que "zero" significa "ausência de corrente elétrica" e "um" significa "presença de corrente elétrica"
A Telecomunicação na Sociedade
A comunicação não existe separada da vida social. Não existe comunicação sem sociedade e vice-versa. Uma precisa da outra para existir. Sem comunicação, seria impossível viver em sociedade, pois ninguém se entenderia.
As sociedades sempre buscaram meios para superar as distâncias, levando mais longe as mensagens. Já foram usados sinais sonoros (como tambores) e visuais (como a fumaça). A escrita mostrou ser muito eficiente para levar mensagens a longa distância. Um texto escrito pode “viajar” de barco, de carro, de avião ou no lombo de um animal.
O mundo moderno inventou sofisticados suportes de comunicação: telégrafo, telefone, rádio,TV, satélites, internet. Alguns desses atingem milhões de pessoas ao mesmo tempo, como é o caso da TV.
A Modernização das Telecomunicações
Outro ponto a destacar é o progresso tecnológico das telecomunicações. Elas transmitem símbolos, caracteres, textos, imagens e sons. Usam fios, cabos metálicos, cabos de fibra ótica, ondas de rádio, meios digitais e outros.
Os avanços recentes mostram uma capacidade cada vez maior de transmitir grandes quantidades de informações a longa distância pelos meios modernos são chamados fluxos telemáticos.
Após a segunda guerra mundial, o Brasil conheceu um surto de modernização nunca visto, com avanços nas comunicações, transportes e produção de bens. O Brasil praticamente transformou-se em outro País.
São traços marcantes dessa época: urbanização, industrialização, construção de hidroelétricas e rodovias. Ocorreu a modernização da agricultura e um intenso fluxo migratório campo-cidade. Expandiram-se as universidades e os centros de pesquisa tecnológica.
Bibliografia
CONCEITO. Conceito de telecomunicação. Disponível em:
<http://conceito.de/telecomunicacao>. Acesso em: 24 maio 2016.
MEDEIROS, Julio César de Oliveira. Princípios de Telecomunicações: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Érica, 2007
NA SOCIEDADE. A telecomunicação na sociedade e sua modernização.:
http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/as-telecomunicacoes

Outros materiais