Buscar

TECIDO CONJUNTIVO 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECIDO CONJUNTIVO:
São responsáveis por manter a forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (componentes da MEC). 
Os componentes do Tec. Conjuntivo podem ser divididos em 3 clasees: célula, substância fundamental e MEC (composta por proteínas fibrosas e substância fundamental). As propriedades do tecido conjuntivo são dadas pela composição e organização da MEC.
As células deste tecido são afastadas por abundante matriz extracelular. Estas células podem ser produzidas localmente e permanecerem no tecido conjuntivo ou podem vir de outros territórios e habitar o tecido conjuntivo, como os leucócitos.
É um tecido muito vascularizado com exceção o tecido conjuntivo cartilaginoso.
Também é o tecido mais abundante de organismos de animais multicelulares com organização tecidual. Porém, no SN e no Timo é encontrado apenas nas cápsulas que revestem este órgão/sistema. 
O tecido conjuntivo é subdivido em dois grandes grupos: Tecido Conjuntivo Propriamente Dito e Tecido Conjuntivo Especializado, sendo este último subdivido em: Adiposo, linfohematopoético, cartilagionoso e ósseo.
Obs.: Todo epitélio está apoiado num tecido conjuntivo frouxo, pois o epitélio não é vascularizado e sua nutrição é feita, por difusão, através da MEC.que é abundante neste tecido uma vez que é rico em substância fundamental.
Funções do Tecido Conjuntivo
Sustentação estrutural:
Sustentação do epitélio;
Formação de tendões, ligamentos e cápsulas que envolvem diversos órgãos.
Formação do estroma de um órgão.
Armazenamento e transporte;
Armazena lipídeos 
Difusão do sangue para os tecidos e dos tecidos para o sangue.
Defesa, proteção e reparo de lesões
Os processos inflamatórios e de reparo são considerados uma reação conjuntivo-vascular, pois a inflamação acontece exatamente no tecido conjuntivo.
A MEC é informativa
Moléculas da MEC interagem, via receptores (integrinas como exemplo), com as células dos tecidos regulando diversas funções celulares.
Fatores de crescimento e citocinas se ligam a moléculas da MEC e criam microdomínios específicos. 
Na MEC se cria gradiente químico. 
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito
Neste tecido são encontradas as seguintes células: fibroblastos; células tronco mesenquimais e células derivadas do sanguem, estas últimas são os mastócitos, macrófagos, plasmócitos e granulócitos.
Fibroblastos: é fusiforme e tem retículo endoplasmático muito desenvolvido, pois produz a MEC e esta é rica em proteínas 
MEC: As fibras da MEC podem ser Colagênicas, Reticulares ou Elásticas.
	MEC Colagênica: Os mais abundantes são os colágenos I e II, sendo este último específico para cartilagem. Este tipo de MEC é encontrado em tecidos conjuntivo cuja função é tensão e rigidez.
	MEC reticular: formada por colágeno III
	MEC elástica: comporta por elastina e fibrilina. Encontroa em órgão com necessita de expansão, exemplo aorta. 
Fibra Colagênica : 
O colágeno I é formado por tropocolágeno, este composto por 3 cadeias polipeptídicas : glicina, hidroxilsina e hidroxiprolina. Nos pólos C e N terminais da molécula de tropocolágeno tem os peptídeos de registo que são alinhados. 
A hidroxilação de resíduos em lisina e prolina por hidroxilases é dependente de vitamina C, ou seja, uma deficiência em vitamina C causa deficiência na hiroxilação e consequentemente uma deficiência na síntese de colágeno. 
Fibra Reticular:
O colágeno III é muito mais delicado que o colágeno I e envolve célula a célula.
Fibra Elástica: 
As fibras elásticas são hidrofóbicas. Não são recuperadas, por isso temos estrias.
As elastinas são depositadas nas fibrilinas. 
As MAGPs e Fibulinas são necessárias para síntese da fibra elástica.
Substância Fundamental:
Um complexo viscoso e altamente hidrofílico, comporto por: (a) glicoproteínas não colagênicas: fiibronectina, laminina, vitronectina, etc que permitem adesão, adesão, migração, proliferação, diferenciação e apoptose celular e (b) proteoglicanos e glicosaminoglicanos: heparan sulfato, ácido hialurônico, condrotin sulfato que confere resistência a compressão, favorece o transporte de moléculas hidrossolúveis, liga fatores de crescimento e permite adesão celular.
Laminina: super importante para lâmina basal, tem 3 cadeias e forma um complexo protéico em forma de cruz, assim com a fibronectina, a laminina também se associa à membrana celular. A laminina está membrana basal e, por isso, orienta a polarização da célula epitelial.
Denso ou Frouxo?
O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser frouxo ou denso. Essa classificação é devida a relação de fibra de colágeno e substância fundamental, ou seja, o frouxo é mais células e mais substância fundamental enquanto o denso é rico em fribas. Além disso, o tecido conjuntivo propriamente dito denso pode ser modelado – células paralelas e fibras acompanhando a organização, estas fibras tem vetor unidirecional- ou não-modelado – fibras em diferentes orientações, vetores multidirecionais.

Outros materiais