Buscar

Anarquia Internacional

Prévia do material em texto

Anarquia Internacional
Um conceito político onde há eliminação de qualquer forma de governo é chamado de anarquia. O anarquismo tem origem bem antiga e pode ser justificado através de diversos textos de autores do passado. O anarquismo moderno é datado como fruto do iluminismo e das ideias de Jean Jacques Rousseau, girando em torno da moral da realidade. Depois disso, vieram outros pensadores com outras visões políticas e econômicas sobre o anarquismo, até chegar no conceito de um Estado e formação de uma sociedade voluntária.
O primeiro filósofo que se declarou como anarquista foi Pierre Joseph Proudhon, foi considerado por muitos como fundador da teoria moderna do anarquismo.
A percepção da ideologia do anarquismo ganhou vários seguidores e assim houve desempenho de um papel importante nas sociedades do século XX, momento com forte repercussão.
O anarquismo gera um sentimento que permite desenvolver um instrumento intelectual que é o princípio da não doutrinação. A revolução social pode ser um dos conceitos mais conhecidos, que tem consistência da quebra do Estado e suas estruturas. É dessa forma que se pensa em humanismo, defendendo pessoas que poderiam se organizar de forma autônoma e não hierárquica.
Ainda assim, acontece nas ideologias humanas, o anarquismo também não é único e sim formado por algumas vertentes que o interpreta. Uma delas é o mutualismo, onde é proposta uma ordem espontânea sem nenhuma autoridade centralizada e nele, a sociedade se preocupa uns com os outros.
A vertente individualista do anarquismo, faz a vontade do indivíduo sobre quaisquer tipos de determinantes externos. Já no que se diz de vertente social do anarquismo, defende um sistema de propriedade pública dos meios de produção e também controle democrático das instituições. Isso tudo representa a maior escola de pensamento anarquista e há numerosas correntes pós-clássicas, como o anarco feminismo, que une o feminismo radical e o anarquismo, e o anarquismo pós esquerdismo, que procura se afastar da esquerda política tradicional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes