Buscar

Prova discursiva modulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça-se a necessidade de esse explicitar a sua função enquanto meio de organização na sociedade capitalista.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Pualo:Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 34).
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, qual a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Nota: 20.0
	Segundo Bartnik (2011) os temos administração escolar e administração empresarial nos direcionam à necessidade de termos uma visão clara e abrangente dos pressupostos da administração, como também seus conceitos, considerando que esses termos são referências para as organizações sociais, sejam empresariais, sejam educacionais (p.20) 
Resposta:A relação entre essas duas vertentes é bem diferente hoje em dia, mas elas já foram restritas de uma forma abstrata. Então para entender a administração escolar primeiro tivemos que conhecer a administração empresarial e as suas funções, como administrar uma empresa e controlar o pessoal para que no final ocorra a produção de um certo produto. Em relação a escola o produto final é o conhecimento adquirido pelo aluno no caso ele é o produto mas um produto participativo. Então exitem dois caminhos de administração um tratado como produto e o outro como ser humano. 
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.
 
MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 85)
 
 
De acordo com o conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 determina a articulação da ação docente em relação aos seus direitos e deveres. Nesse contexto, disserte sobre a função docente em relação aos estudantes e à gestão escolar, prevista na LDBEN:
Nota: 16.0
	A LDBEN de 1996 institui a função docente articuLada entre direitos/deveres, o que compreende: a participação na elaboração da proposta pedagógica da instituição escolar a elaboração e o cumprimento do plano dc trabalho (em conformidade a proposta pedagógica da escola); o cumprimento da jornada escolar anua] fixada em dias letivos e horas-aula; a participação integral nos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional (LDBEN, art. 13,1, II e V).
Em relação aos estudantes, os professores devem: zelar pela aprendizagem (LDBEN, art. 13, 111); e estabelecer estratégias de recuperação daqueles com menor rendimento (LDBEN, art. 13, IV).
Em relação à gestão escolar, os professores devem colaborar com as ações desenvolvias pelas instituições para envolva-las e articulá-las com as famílias e a comunidade (LDBEN, art. 13, VI). (p. 153)
 
Resposta:Os docentes tem a função de cumprir o que foi pré estabelecido no Plano Anual, então os estudantes tem o direito de assistir uma boa aula bem planejada didaticamente, o docente tem que fazer com que os seus alunos se interessem por aquela aula e aprenda e também exite a convivência do professor com o aluno um processo importante para o ensino aprendizagem. Em relação a gestão escolar o professor pode opinar em assuntos da direção, alem de cumprir o horário pré estabelecido de aula se dispor para esclarecimentos junta a direção sobres assuntos da sala de aula assim como fora dela e também entregar a rotina semanal e mensal e fazer outras funções na escola envolvida com a gestão escolar.
Questão 3/5
O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada a exposição unilateral de pontos de vista, trata-se de um espaço no qual nós construímos alguma coisa em comum e não, simplesmente, uma situação em que eu torno publicas as minhas posições, as minhas convicções, os meus interesses e as minhas ideias.
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o conselho escolar.
Nota: 20.0
	Os conselhos escolares são espaços democráticos, uma vez que possibilitam a participação de pessoas diferenciadas. Nos conselhos escolares, as pessoas trabalham juntas, em reuniões especificas, para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre problemas da escola. Como são espaços democráticos, suas decisões devem ser aprovadas pela maioria dos membros (p. 138) O conselho de classe tem a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola. O conselho de classe é uma instancia avaliativa, que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente (p. 138, 139)
Resposta:O conselho escolar é um espaço aberto aonde podem participar a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e gestão escolar, Nesse conselho é discutido vários assuntos relacionados ao andamento escolar, geralmente ocorre uma votação em determinado assunto que se foi discutido. Alguns assuntos que são discutidos: a realização de festa, viagem, eventos culturais e esportivos, projetos escolares, mau comportamento de alunos, horários de entrada e saída de funcionários, recreio etc....
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações.
 
NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?
Nota: 0.0
	O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, irtináda a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.
 
Resposta:O estatuto da criança e do adolescente, o plano nacional de educação, o Fundeb, Planos de carreiras da educação e CNE.
Questão 5/5
“Concepção é o ponto de partida que norteia um pensamento, um argumento, uma prática. É o que fundamenta a ação. A ação é produzida e sistematizada na prática humana, passando a orientar as atitudes por algum tempo, até que a nova concepção seja produzida e oriente as relações, as ações.”
Souza, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos. 2. ed. rev., atual e ampl. – Curitiba: Ibpex, 2011
Com base no texto apresentado nesta questão e no livro–base, defina a concepção de ensino sociocultural defendida por Mizukami:
Nota: 20.0
	A concepção de ensino denominada por Mizukami (1986) de sociocultural apresenta características da concepção dialógica de educação, defendida por Paulo Freire. Tal abordagem caracteriza-se pela busca de interação entre o homem e o mundo, sendo o sujeito entendido como elaborador e criador de conhecimentos. O homem é pensado e educado tendo como pressuposto a sua cultura, a sua prática social. É visto como sujeito que se constrói como tal à medida que pensa o seu contexto. (livro-base p. 113)
Resposta:O ensino sociocultural defendida por Mizukami estabelece uma direção para um ensino mais humanista onde o individuo pode estabelecer um pensamento mais aberto das suas ações, isso se refere a ter autonomiae ser reflexivo em tudo no que fez e esta fazendo para a sua aprendizagem é ter o controle total de suas ações na sociedade pois ele é um ser histórico, social e cultural.

Outros materiais