Buscar

AV 1 Metodologia Cientifica Pedagogia 1º semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV 1 Metodologia Cientifica-Pedagogia
1) O tema "teoria da evolução" tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:
Alternativas:
a) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
b) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
c) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
d) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles. (Alternativa assinalada)
2) "As experiências e erros do cientista consistem de hipóteses. Ele as formula em palavras, e muitas vezes por escrito. Pode então tentar encontrar brechas em qualquer uma dessas hipóteses, criticando-a experimentalmente, ajudado por seus colegas cientistas, que ficarão deleitados se puderem encontrar uma brecha nela. Se a hipótese não suportar essas críticas e esses testes pelo menos tão bem quanto suas concorrentes, será eliminada". (POPPER, Karl. Conhecimento objetivo. Trad. de Milton Amado. São Paulo: Edusp & Itatiaia, 1975. p. 226.).
Com base no texto e nos conhecimento sobre ciência e método científico, é CORRETO afirmar:
Alternativas:
a) o método cientifico implica a possibilidade constante de refutações teóricas por meio de experimentos cruciais (Alternativa assinalada )
b) a crítica no meio científico significa o fracasso do cientista que formulou hipóteses incorretas.
c) o conflito de hipóteses científicas deve ser resolvido por quem as formulou, sem ajuda de outros cientistas.
d) o método crítico consiste em impedir que as hipóteses científicas tenham brechas.
3) Um corpo estruturado de argumentos e informações, porém ainda não confirmados ou decodificados por observação ou experimentação, se refere a qual campo da construção de um projeto de pesquisa?
Alternativas:
a) Hipóteses (lternativa assinalada )
b) Justificativa.
c) Metodologia.
d) Fundamentação teórica.
4) Observem a charge abaixo:
Na charge, a pesquisadora inicia uma etapa de pesquisa que estudamos na Metodologia Científica. Essa etapa pode gerar dados atuais e próximos, muitas vezes, dos objetivos traçados para o pesquisador. Assinale a alternativa que corresponda a etapa retratada na charge.
Alternativas:
a) Metodologia
b) Entrevista (Alternativa assinalada) 
c) Hipótese
d) Introdução
5) A charge acima é da personagem Mafalda, do cartunista Quino. Na charge, a personagem discute o processo de aprendizagem sob um ponto de vista cômico. A rapidez para se aprender e a velocidade de aprendizagem, muitas vezes, destoam. Em um projeto de pesquisa, pode ocorrer um problema similar quando não nos atentamos para os prazos que devemos cumprir e evitar maiores problemas. A essa etapa da pesquisa demos o nome de
Alternativas:
a) Análise temporal
b) Metodologia
c) Cronograma (Alternativa assinalada )
d)Prazos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais