Buscar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Av 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Retornar 
	
	Bourdieu e Jean-Claude Passeron (em 1970), analisaram o funcionamento do sistema escolar francês e concluiu que, em vez de ter uma função transformadora, ele reproduz e reforça as desigualdades sociais descritas por Marx como sendo um produto da sociedade capitalista. Quando a criança começa sua aprendizagem formal, segundo os autores, é recebida num ambiente marcado pelo caráter de classe, desde a organização pedagógica até o modo como prepara o futuro dos alunos. Como se chama este clássico da sociologia da educação? 
		
	Emílio
	O capital
	A reprodução
	Pedagogia do Oprimido
	Educação e Sociologia
	
	
	
	Uma teoria sociológica afirma que, ao entrar na escola, as crianças socialmente privilegiadas dispõem de vantagens expressivas, adquiridas no seu meio social, alcançando, assim, maior probabilidade de sucesso. Os currículos escolares tendem a pressupor que todos os alunos apresentam as mesmas condições, o que acaba discriminando certos grupos. Esta explicação do fracasso escolar, ilustrada pelo que ocorre na Escola Alfa, é apresentada: 
		
	Pela teoria dos aparelhos ideológicos do Estado, de Althusser.
	Pelo posicionamento de Gramsci sobre o Estado e a educação.
	Pela teoria funcionalista de Parsons, aplicada à educação.
	Pela teoria da reprodução, de Bourdieu e Passeron.
	Pela perspectiva de Paulo Freire, orientada para a educação libertadora.
	
	
	
	O interesse de Bourdieu pela escola reside no papel que esta possui para garantir a manutenção da ordem geral das coisas e, em última instância, o papel de perpetuar a distribuição desigual dos capitais simbólicos na vida social. Com isto para este intelectual a escola: I - tem a função de reproduzir a ordem social. II - Tem a função de possibilitar igualdade de oportunidades e permitir a todos o sonho de ascensão social. III - a educação é a chave para permitir a transformação social através da distribuição desigual dos capitais simbólicos. Aponte a (s) afirmação (ões) correta (s): 
		
	Apenas a I e II estão corretas 
	Apenas as II e III estão corretas
	Apenas a I está correta
	Apenas a II está correta 
	Apenas a III está correta
	
	
	
	"Incorporação de uma determinada estrutura social pelos indivíduos, influindo em seu modo de sentir, pensar e agir, de tal forma que se inclinam a confirmá-la e reproduzi-la, mesmo que nem sempre de modo consciente". Este trecho define um dos principais conceitos de Bourdieu. Qual? 
		
	Ação social
	Arbítrio pedagógico
	Reprodução
	Habitus
	Fato social
	
	
	
	Qual é o conceito de Pierre Bourdieu que melhor expressa a sua visão sobre as práticas pedagógicas?
		
	Classe social.
	Ação social.
	Violência simbólica.
	Fato social.
	Capital cultural.
	
	
	
	"Nada é mais adequado que o exame para inspirar o reconhecimento dos veredictos escolares e das hierarquias sociais que eles legitimam" (Pierre Bourdieu).
		
	Com estas palavras, Bourdieu afirma que os exames são componentes importantes para produzir as mudanças sociais, levando os alunos mais capazes a ocupar postos mais elevados na hierarquia social.
	Com estas palavras, Bourdieu afirma que os exames são componentes importantes para legitimar o desempenho e a excelência dos alunos mais capazes no processo escolar.
	Com estas palavras, Bourdieu afirma que os exames são componentes importantes da função reprodutora que a escola desempenha na sociedade.
	Com estas palavras, Bourdieu afirma que os exames são componentes importantes para garantir as transformações na vida social, pois permitem acompanhar e corrigir o desempenho medíocre dos alunos das classes superiores.
	Com estas palavras, Bourdieu afirma que os exames são componentes importantes da função transformadora que a escola desempenha na sociedade.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais