Buscar

competencias porfissionais 6 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA 
UNIDERP PÓLO PELOTAS/RS
CURSO PEDAGOGIA LICENCIATURA 
PATRICIA ALMEIDA DA SILVA RA 7329484620
ROSEMARY RICARDO DA FONSECA RA 6579322391
Tutora Presencial : Maria Cristina dos Santos Louzada
Tutora a distância: Mariciane moraes nunes
DISCIPLINA Competências profissionais
Pelotas/RS
18/11/2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo o propósito de desenvolver um Projeto de Ensino com competências e habilidades com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.Visa desenvolver nos alunos “capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética com intuito de uma formação ampla”. Alicerçadas no Fins (1997), que sugerem ao sistema educacional capacidades que devem ser desenvolvidas pelos discentes no decorrer de sua escolaridade, definimos os objetivos educacionais em termos de capacidades e necessidades, pois, ao serem desenvolvidas, podem se expressar em diversos comportamentos e, o professor,consciente disso, tem maiores possibilidades de trabalhar respeitando a diversidade de seus alunos. Nesse sentido, o ensino nas séries iniciais busca desenvolver nos alunos,até o final do 2º ciclo, capacidades básicas, como demonstra os Fins das séries iniciais: Tendo o conhecimento que a ludicidade se tornou tão importante para saúde mental do ser humano, descobrimos que é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. Sendo assim, o lúdico indispensável nas atividades propostas pelo nosso Projeto de Ensino, tornando um elo facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Acreditamos que a educação não tem outro caminho senão organizar seus conhecimentos, partindo das necessidades e interesse do aluno.
 A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem.
 Os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das atividades acadêmicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efetivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma integração dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das atividades.
O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem. 
O jogo,a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Cabe ao educador criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Uma das formas mais expressivas de socialização e aprendizagem da criança no meio escolar são as atividades lúdicas. O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo,integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos,seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando. A convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporcionará acriança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como,relacioná-la as demais produções culturais e simbólicas conforme procedimentos metodológicos compatíveis a essa prática. Várias são as razões que levam os educadores a recorrer às atividades lúdicas e utilizá-las como um recurso no processo de ensino-aprendizagem:* As atividades lúdicas correspondem a um impulso natural da criança e, neste sentido,satisfazem uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica;* O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. É este aspecto de envolvimento emocional que o torna uma atividade com forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia
O Projeto de Ensino-Aprendizagem 
Público-alvo: 
Aluno da turma de 3° ano
 Perfil da turma para qual a aula será preparada:
Alunos com dificuldade de leitura e escrita, com idade de 8 e 9 anos.
 Tempo de duração: 
DURAÇÃO: 23/10 à 15/11 ( uma aula por semana)
 Tema da aula.
CHAPEUZINHOS COLORIDOS
 Neste livro encontramos 6 versões do 
chapeuzinho vermelho, são elas: 
Chapeuzinho Azul
Chapeuzinho Cor de abóbora
Chapeuzinho Verde
Chapeuzinho branco 
Chapeuzinho Lilás
Chapeuzinho Preto
 
JUSTIFICATIVA: A leitura de livros infantis além de enriquecer o vocabulário das crianças permite com que eles viagem por histórias fantásticas e até vivenciem alguns personagens através de sonhos. A criança que lê ou ouve história desenvolve uma imaginação incrível e quando incentivada é capaz de criar, opinar e nos surpreender com sua inteligência.
OBJETIVO da aula a ser planeja: Desenvolver o hábito de ouvir e contar histórias.
Conteúdo previsto para a aula
Reconhecer a leitura como fonte de informação e prazer;
Explorar a linguagem oral;
Identificar os personagens da história;
Desenvolver a percepção visual e auditiva;
Aprimorar o gosto pela leitura;
Identificar a sequência lógica de uma história com início, meio e fim;
Desenvolver a expressão artística e a criatividade;
Criar o hábito de ouvir histórias e viajar pelas mesmas através da imaginação.
ATIVIDADES:
Músicas, histórias;
Contação de história com avental e livro;
Confecção de dedoches;
Confeccionar livros;
História coletiva;
Artes plásticas: pintura, desenho livre e dirigido.
RECURSOS:
Livro de literatura infantil;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
CDs;
Tintas, pincel, papéis diversos, cola, tesoura;
Palitoches;
Placas com desenhos da história.
AVALIAÇÃO:
Acontera com base no desempenho do educando nas atividades propostas.
Através do interesse e também de observações .
 
 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Após a realização deste estudo e das leituras realizadas durante o curso, pode-se concluir que aprender e ensinar somente são possíveis pela intervenção do outro. São atividades que se desenvolvem por meio de uma relação. No caso do saer, ela é ao mesmo tempo relação consigo próprio, com o outro e com o mundo, na medida em que ajudam a construir a identidade do sujeito. Também fica claro que a trajetória história do conceito de educação nos leva a perceber que ela está intimamente ligada com as questões políticas que ditam a forma do trabalho pedagógico como mantenedor da ideologia do momento. Como se percebe a profissão em questão não é bem remunerado e nem dotada de grande status ou de reconhecimento pessoal e muitas pessoas ainda assim optam pela docência. Portanto, cabe ao professor refletir e tentar responder: por que ele vai para a escola? Será que eu gostaria de ser aluno de mim mesmo? O bom professor deve estar em constante questionamento sobre suas ações profissionais para reavaliá-las e atualizá-las de acordo com a realidade local. Somente com a reflexão sobre seu próprio papel é que os docentes poderão melhor entender o que acontece nas escolas em que trabalham e poderão atuar no sentido de instaurar outras modalidades de relação com o saber. A relação pedagógica transforma estudantes em alunos, mediante a estrutura da conversa entre eles e o professor, ao surgir perguntas, respostas e retorno que é dado a cada um. Por meio dessas reflexões entende-se por fim, que o trabalho docente dá significado à discussão sobre
essa atuação no mundo em que vivemos e no qual o professor deve situar sua atividade pedagógica como uma ação antes de tudo política. As normas educativas, os padrões e o próprio planejamento da escola originam-se da necessidade de uma organização da vida, cujo objetivo é alcançar a realização dos homens de bem comum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais