Buscar

AV Educação Especial

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_ » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MAGALY VASQUES DE FARIA
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2015 18:10:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201502246101)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Garantida pela legislação, a inserção de alunos com necessidades especiais no ensino regular vem acontecendo cada vez mais intensamente nas escolas brasileiras. Apresente e discuta três competências que devem ser desenvolvidas na formação do educador para que ele possa construir um projeto pedagógico inclusivo.
		
	
Resposta: 1- Se qualificar no ramo da educação especial como por exemplo em LIBRAS para uma melhor interação no processo de ensino-aprendizagem favorecendo o aluno portador de necessidades especiais. 2- Saber conduzir a classe em casos de discriminação, conscientizando seus alunos do prejuizo emocional e psicológico que atitudes discriminatórias podem trazer para o aluno portador de necessidades especiais. 3- Ter conhecimento das leis de defesas dos portadores de necessidades especiais e passar para o aluno a importância de saber os seus direitos.
	
Gabarito: 1- Flexibilidade, competência e conhecimentos para adaptar o currículo e oferecer as adaptações curriculares necessárias para o aluno com necessidades especiais. 2- Habilidade para realizar a avaliação inicial do educando e elaborar o planejamento individualizado atendendo às necessidades específicas do aluno. 3- Domínio para oferecer recursos de comunicação alternativa e/ou aumentativa quando necessário 4- Compreensão do papel central da família e do próprio educando no processo pedagógico e na construção das adaptações necessárias 5- Reconhecimento sobre a importância das múltiplas linguagens abrindo novas e diversas formas de comunicação e expressão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502062086)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Visando o integral atendimento às recomendações internacionais e aos dispositivos legais nacionais, é fundamental a busca de novas formas de responder aos proclamos de uma Educação Inclusiva, garantindo não só o acesso, mas sobretudo a permanência dos alunos com deficiência no universo acadêmico, através de um projeto pedagógico que esteja centrado na aprendizagem de todos os alunos, sem exceção. Face ao exposto, como os alunos com necessidades especiais devem ser vistos por seus professores?
		
	
Resposta: Os alunos portadores de necessidades especiais devem mostrar que são tão capazes de frequentar uma instituição acadêmica como qualquer outro aluno, bastando para isso que nesse universo se crie condições para ele desenvolver seus conhecimentos (instalações, materiais, métodos aproriados entre outros) sendo assim capazes de construir seu futuro frente as inúmeras dificuldades que possam surgir
	
Gabarito: Como pessoas que possuem potencialidades e possibilidades de aprendizagem, participação e interação no universo escolar, gozando dos mesmos direitos e oferecendo contribuições, cada sujeito de acordo com sua subjetividade e particularidade, porém, em igual valor àqueles alunos que não são portadores de necessidades especiais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502246165)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir dos estudos realizados sobre Educação Inclusiva, podemos afirmar que para o aluno com necessidades especiais aproveitar plenamente a escolaridade no contexto da escola inclusiva é preciso que:
		
	
	A escola regular encaminhe o aluno para a escola especial.
	
	A escola disponha de um sistema de avaliação adaptado e mantenha os métodos e práticas comuns para todos os alunos.
	 
	A escola disponha de um sistema de suporte para adaptação de métodos e práticas de ensino e avaliação.
	
	A escola mantenha sua proposta de ensino e de avaliação e o aluno com necessidades especiais procure se adaptar ao trabalho desenvolvido
	
	A escola ofereça classe especial para o aluno.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502628202)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente a Creche Escola Criança Feliz tem matriculada uma criança com síndrome  de down, Luana com nove meses de idade. A creche oferece três vezes por semana o atendimento de estimulação precoce, com uma equipe multidisciplinar especializada.
As professoras e cuidadoras participam desse atendimento, assim aprendem alguns exercícios importantes, que poderão realizar durante a permanência de Luana na creche.
A Creche Escola Criança Feliz, segue a proposta:
		
	
	 de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos
	
	de inclusão, onde a escola especial segregadora representa uma excelente oportunidade para uma participação social plena do aluno com deficiência.
	
	 de terapia, que está sendo substituída aos poucos  por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
 
	 
	de inclusão, que procura garantir uma escola comum de qualidade para todos os alunos, oferecendo  os suportes necessários à escolarização.
	
	médico-assistencialista que visa o  cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502043889)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caráter transversal da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva define que os suportes e apoios necessários ao processo de escolarização do educando devem ser oferecidos:
		
	
	apenas nos níveis de escolaridade mais elementares.
	
	da creche ao ensino médio e na modalidade de ensino especializado.
	
	na educação infantil, ensino fundamental e médio.
	 
	em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.
	
	no ensino fundamental e médio e na modalidade de ensino especializado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502246647)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na reunião de pais de uma escola de ensino fundamental, a mãe de um aluno com deficiência física, incluído na classe regular, argumenta que seu filho não apresenta dificuldade para aprender, mas sim, dificuldade para aprender da forma como é ensinado. Podemos dizer que essa mãe:
		
	
	Está correta, mas a escola precisa adequar o ensino para atender também a deficiência intelectual que esse aluno apresentará devido a sua deficiência física.
	
	Está incorreta porque o aluno precisa se adaptar ao modelo de ensino da escola.
	
	Está incorreta porque a escola precisa se adaptar ao aluno.
	
	Está incorreta porque seu filho por ter deficiência física apresentará dificuldade de aprendizado.
	 
	Está correta, e a escola precisa adequar o ensino ao aluno de acordo com suas necessidades decorrentes da deficiência física.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502247269)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao planejar o trabalho pedagógico que será realizado junto ao aluno com deficiência intelectual o professor deverá avaliar como se manifestam algumas características importantes desse educando. Assinale a característica que não diz respeito ao aluno com deficiência intelectual:
		
	 
	necessita de apoio para sua alfabetização com ênfase no ensino de Libras
	
	necessita de um espaço de ensino-aprendizado que seja facilitador e estimulador de suas potencialidades
	
	apresenta dificuldades na construção de conhecimento
	
	apresenta alterações e defasagens nas estruturas mentais para o conhecimento
	
	apresenta dificuldade na demonstração de sua capacidade cognitiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502622213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diferentes concepções sobre a questão da deficiência intelectual vigoraram ao longo da história do homem. Assinale a explicação que NÃO está relacionada à concepção inatista.
		
	
	Causasrelacionadas a questões ocorridas no início do desenvolvimento e que dificilmente seriam modificadas.
	
	Distúrbio compreendido como inerente à criança .
	 
	Causas sociais e culturais que criam barreiras que causam incapacidades.
	
	Causa inata com poucas possibilidades de intervenção.
	
	Causa centrada na criança.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502043485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das definições abaixo, qual está correta sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento?
		
	
	São todos os alunos que apresentam um atraso generalizado no desenvolvimento em função em quadros psiquiátricos crônicos e incuráveis.
	 
	Alunos que apresentam alterações nos quadros de desenvolvimento neuropsicomotor, nas relações sociais e na comunicação.
	
	São os autistas e os psicóticos, pessoas com nível normal de inteligência, mas vivem no seu mundo por terem dificuldade nas habilidades sociais.
	
	São todos os alunos que apresentam retardo mental moderado ou severo.
	
	São alunos com histórico de problemas graves de saúde após a puberdade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502742296)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Associação Nosso Sonho desenvolve um projeto de trabalho que Visa inserir jovens com deficiência física no mercado de trabalho. Os alunos são todos cadeirantes e com sequela de paralisia cerebral. Assinale a opção que apresenta recursos que podem ser adequados para o trabalho com esses alunos:
		
	
	Braille e Tecnologia Assistiva.
	
	Prótese Auditiva e Comunicação Alternativa ou Aumentativa.
	 
	Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa ou Aumentativa.
	
	LIBRAS e Braille.
	
	Tecnologia Assistiva e LIBRAS.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes