A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Avaliando o Aprendizado de 1 a 10

Pré-visualização | Página 7 de 7

e debates", Ronaldo Vainfas afirma: "Foi com o avanço da pós-graduação, de um lado, e a crise do regime militar, de outro, que a pesquisa histórica no Brasil pouco a pouco se abriu a estes novos campos. A queda do muro de Berlim, em 1989, completa o quadro, libertando a pesquisa histórica brasileira dos patrulhamentos esquerdistas. O arejamento do ambiente universitário, enfim livre dos compromissos políticos de combate ao regime de exceção e, de quebra, livre das patrulhas ideológicas, teve peso decisivo nesta inflexão historiográfica" (VAINFAS, Ronaldo. História cultural e historiografia brasileira. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 50, p. 217-235, jan./jun. 2009). Quando Ronaldo Vainfas menciona a abertura da historiografia brasileira nos anos 80 para "novos campos", ele se refere à:
		
	
	História Intelectual.
	 
	Nova História.
	
	História Metódica.
	
	Historiografia marxista.
	
	História Positivista.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502723287)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia o trecho abaixo, retirado da obras "O Brasil de Todos os Santos", escrita por Ronaldo Vainfas e Juliana Beatriz de Souza: "Mas os santos da Bahia eram múltiplos, muito mais numerosos do que os mil santos da Igreja e mais do que podiam imaginar nossos primeiros jesuítas. Já o franciscano frei Vicente do Salvador, nosso primeiro historiador, explicaria que a Terra da vera e santa cruz ganhou o nome de Brasil por causa do pau de cor abrasada e vermelha e isto porque o Diabo, que perdera o controle sobre a Velha cristandade europeia, acharia refúgio na América" (VAINFAS, Ronaldo e SOUZA, Juliana. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p.9) O trecho acima nos permite perceber alguns elementos que caracterizam a influência da Nova História Cultural na historiografia brasileira, em especial:
		
	
	A percepção da cultura como sinônimo de produção artística.
	 
	A percepção da religião como uma das estruturas sociais.
	
	O foco dado à história das instituições (no caso, da Igreja Católica).
	
	A sobredeterminação do religioso em relação à cultura.
	 
	O interesse por temas ligados à religiosidade e à religião.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502725438)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	São aspectos relacionados à chamada "expansão documental" ocorrida no campo historiográfico nas últimas décadas do século XX, EXCETO:
		
	
	A ampliação da noção de documento histórico.
	
	A diversificação no universo das fontes textuais.
	 
	A primazia da cultura material em detrimento dos documentos escritos.
	
	A percepção do cinema como fonte valiosa para o historiador da contemporaneidade.
	
	A multiplicação de metodologias para análise documental.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502687999)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir dos anos 1970, a história social francesa, o estruturalismo e o marxismo receberam uma série de críticas. Embora muitos autores entendam que esse momento marca um período de "crise" para o conhecimento histórico, é inegável que tais críticas abriram caminhos para novas abordagens, novos objetos e perspectivas. Qual dos trabalhos citados abaixo é um exemplo do diálogo da historiografia brasileira com essas novas abordagens?
		
	
	Capítulos de História Colonial, de Capistrano de Abreu.
	
	Retrato do Brasil, de Paulo Prado.
	 
	A Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Jr.
	 
	O Diabo e a Terra de Santa Cruz, de Laura de Mello e Souza.
	
	Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502715877)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a alternativa que expressa de forma correta a maneira como os atuais estudos historiográficos entendem o que é cultura:
		
	
	Os estudos atuais trabalham a categoria cultura a partir de duas dimensões opostas: a de cultura popular e cultura erudita.
	 
	O conceito de cultura é entendido no sentido antropológico, como significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo.
	
	Para os estudos atuais, cultura é uma esfera separada das relações sociais e um reflexo das estruturas econômicas e materiais.
	 
	O conceito de cultura esta diretamente associado à produção cultural e artística, como o cinema, a fotografia, a pintura etc.
	
	A noção de cultura encontra-se profundamente articulada aos sistemas filosóficos desenvolvidos pelos grandes pensadores.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.