Buscar

Aquaterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

"A terapia pela água é tão antiga quanto o homem e é uma ironia que uma terapia tão eficaz e natural tenha que ser redescoberta a cada era".
Dian Dincin.
Aliás, a própria palavra hidroterapia advém do grego “hydor” (água) e “therapeia” (cura) e foi este povo que introduziu o uso dos banhos aquecidos ou resfriados como tratamento para vários males. 
Johann S. Hahn (1696-1773)quem ficou conhecido como o pai da hidroterapia moderna, tendo dedicado grande parte da sua prática medicinal ao estudo e aplicação desta terapêutica nos seus próprios pacientes. 
Quais as doenças que podem ser tratadas?
Vários especialistas indicam a aquaterapia como forma de tratamento para ajudar a tratar doenças como artrite, osteoporose, fibromialgia, escoliose, hérnia de disco, lordose, artrose, fraturas, luxação, lesões de ligamentos e menisco, infecções, tumores, necroses, inflamações, para reabilitações de pessoas com deficiência, distúrbios neurológicos, paralisia cerebral e AVC (derrame). Também é recomendada as gestantes devido às alterações fisiológicas ocorridas no corpo da mulher durante esse período.
A quem se destina?
É destinada para todas as pessoas que possuem algum tipo de distúrbio ou ainda para qualquer pessoa que pretenda fortalecer a musculatura e aumentar a resistência física. Não há limitação de idade, ou seja, qualquer pessoa pode realizar essa atividade, principalmente, pessoa na melhor idade.
Benefícios da Aquaterapia
A aquaterapia deve ser realizada com a frequência correta para que apareçam os resultados esperados. É necessária uma frequência de no mínimo três vezes por semana, com aulas de 30 minutos a uma hora, e os resultados são notados pelo paciente após seis semanas.
A aquaterapia traz benefícios como o alívio da dor e espasmos musculares, o fortalecimento muscular e o aumento da resistência, a reeducação dos músculos, o encorajamento das atividades e o aumento da autoestima; melhora o equilíbrio e a coordenação, ajuda problemas degenerativos nos ossos, articulações e tendões, alivia a ansiedade, a insônia e a tensão, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a postura e imagem corporal.
Os exercícios realizados com a água possibilitam ao paciente a não sobrecarga nas articulações do quadril e dos joelhos. As articulações são poupadas de grandes impactos devido à ação da gravidade dentro da água ser menor. Sendo assim, o paciente pode realizar exercícios que em solo não conseguiriam.
Quando realizamos exercícios ou qualquer outra atividade que sobrecarrega a musculatura adiantamos o seu desgaste e o aparecimento de doenças.
Contra indicação
Antes de realizar qualquer tratamento ou iniciar a prática de qualquer atividade é fundamental consultar um médico para saber qual o melhor tratamento para cada paciente. Lembre-se que nem sempre o que é bom para os outros pode ser bom para você!
É contra indicado para pessoas que estejam com qualquer infecção, dor de garganta ou gripe, problemas renais graves e gastrointestinais que possam ser transmitidos pela água.
Um banho de água quente!
O tratamento é realizado em água aquecida, dentro de uma piscina equipada e preparada para essa finalidade: com elevador para facilitar a entrada e saída do paciente, escada com corrimão, piso antiderrapante e profundidade adequada. A piscina também é equipada com esteira, bicicleta e turbilhão subaquático para a realização dos exercícios. Os exercícios realizados dentro da água dão uma sensação de bem-estar, de realização, de alívio, confiança e motivação.
O fisioterapeuta é o profissional que está devidamente autorizada por lei a utilizar os princípios físicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos.
A hidroterapia pode ser ser reconhecida como, fisioterapia aquática, hidrocinesioterapia, piscina terapêutica, aquaterapia, terapia física aquática entre outras denominações.  
Nesta forma de terapia, a água ajuda os pacientes a realizarem seus exercícios mais facilmente do que em terra. Isso ocorre porque, o peso do paciente fica reduzido quando submerso em água. Pessoas com problemas como dores nas articulações são capazes de melhor executar os exercícios na água por causa da redução do peso, eles podem mover seus membros sem dor e com menor esforço. Os pacientes que estão acima do peso, aqueles que sofrem de dor crônica e aquelas com problemas ortopédicos irão beneficiar-se com a reabilitação aquática.  
A Fisioterapia Aquática pode ser usada em casos:
-Ortopédica;
-Neurológica;
-Reumatológica;
-Pediátrica;
-Respiratória;
- Psicológica.
No que toca ao organismo humano, as propriedades curativas da água atuam principalmente a três níveis: nervoso, circulatório e térmico. 
Quente vs. Fria
Na Hidroterapia, a água utilizada tanto pode ser quente, como fria ou então uma combinação das duas. Se, por um lado, o calor gerado por águas aquecidos acalma e relaxa o corpo, a frescura das águas geladas é o ideal para estimular e revigorar o organismo. A própria água pode ser aplicada no corpo de várias maneiras: imersões completas ou parciais, jatos de água, duchas, massagens, movimentos realizados dentro de piscinas ou tanques, compressas ou inalações.
A cura através da água
Se uma grande parte do corpo humano é composto por água, nada mais natural do que a procura da mesma para curar o organismo. Com propriedades curativas inigualáveis, a água é uma bênção para o corpo na medida em que rejuvenesce a pele e o organismo, alivia todo o tipo de dores, tonificando o corpo e tranquilizando músculos, pulmões, coração e estômago. Em adição, estimula e fortalece os sistemas digestivo, circulatório, imunológico e endócrino. As propriedades térmicas, físicas e químicas da água agem como um fio condutor das suas temperaturas quentes e frias e o corpo reage instintivamente a estes estímulos. O poder curativo da hidroterapia está assente em dois efeitos principais – o mecânico e o termal. A temperatura a que está a água quando aplicada depende do problema em questão e do tratamento escolhido para o curar. Em termos mecânicos, o corpo também reage de forma instintiva porque as características estáticas e dinâmicas da água permitem que sejam realizados movimentos sem forças gravitacionais reduzidas, ou seja,o corpo movimenta-se mais fácil e livremente dentro do que fora de água
A hidroterapia, também conhecida como terapia aquática ou hidrocinesioterapia,é um segmento da fisioterapia que tem a finalidade de prevenir, curar e/ou tratar diversas doenças de origem traumato-ortopédica, reumatológica,neurológica e cardiorrespiratória em crianças e adultos.
O fisioterapeuta utiliza as propriedades físicas da água como empuxo (falta de peso), maior pressão hidrostática (quanto maior a profundidade da piscina maior a pressão que ela exerce no corpo), arrasto (resistência nos movimentos), condução (maior troca de calor), entre outras, para realizar exercícios, manipulações e mobilizações visando a recuperação funcional e reeducação motora do paciente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais