Buscar

TECIDO EPITELIAL Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Histologia – Tecido Epitelial -.
“O tecido epitelial é formado por células poliédricas, justapostas, com pouca substância extracelular, com forma e funções semelhantes, dividindo-se em tecido epitelial de revestimento e glandular.”
Características
Morfologia 
Substância extracelular
Ausência de vasos sanguíneos
Polarização – “A porção da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo é denominado pólo basal, enquanto a extremidade oposta, geralmente voltada para uma cavidade ou espaço é denominada pólo apical.”
Funções
Absorção
Secreção
Percepção de sensações
Revestimento de superfícies
Contração (células mioepiteliais)
Junções celulares – “Designa aos diversos tipos de estruturas que mantêm as células epiteliais firmemente unidas entre si. Além dessas junções a adesão das células é em parte devida a ação coesiva dos membros de uma família de glicoproteínas transmembrana chamadas caderinas. Essas junções servem também como vedantes, evitando o fluxo de materiais pelo espaço intercelular e ainda podem oferecer canais para comunicação entre células adjacentes.”
Aderência, vedação, comunicação
Junções impermeáveis
Zônulas de oclusão: “O termo “zônula” indica que a junção forma uma faixa ou cinturão que circunda a célula completamente e “oclusão” se refere à adesão das membranas que ocorre nessas junções, vedando o espaço intercelular. Dessa maneira a principal função dessa junção é promover uma vedação que impede o movimento de materiais entre células epiteliais.”
* paredes celulares intimamente ligadas impedindo a passagem de material por esta região. Dá uma volta completa no ápice celular.
Junções de adesão
Zônula de adesão: “Essa junção circunda toda a célula e contribui para a aderência entre células vizinhas. Nessa junção na face interna da membrana plasmática, há um cinturão constituído pelas proteínas actina e miosina. Desse cinturão partem filamentos de uma proteína especial, a caderina, que atravessam a membrana plasmática e se associam, no espaço intercelular a filamentos de caderina provenientes de cinturões das células vizinhas.”
* também se dispõe como um cinto, mas não impede a passagem de material entre as membranas vizinhas.
Hemidesmossomos: “As bases das células epiteliais mais internas ficam firmemente aderidas a lamina basal por meio de hemidesmossomos, onde os filamentos de proteínas que partem da placa circular localizada no interior da célula atravessam a membrana plasmática e se associam firmemente a componentes da lamina basal.”
Desmossomos ou mácula de adesão: “É uma estrutura complexa em forma de discos, presente na superfície de uma célula, e que é sobreposta à estrutura idêntica presente na superfície da célula adjacente. Essa associação dos filamentos no espaço intercelular mantém firmemente unidas às duas placas desmossômicas e, conseqüentemente, as células que as contem.”
* prende as células entre si. Apresentam inserções de microfibrilas citoplasmáticas.
Junções de comunicação (junções GAP)
Junções comunicantes: “As proteínas da junção comunicantes, chamadas de conexinas, organizam-se em hexâmeros em torno de um poro hidrófilo. Este conjunto é chamado de “conexon”. Os conexons de uma célula se alinham com conexons de células vizinhas de modo a formar canais hidrófilos entre as duas células. Esses tubos põem em contato direto o citoplasma de duas células vizinhas, permitindo o livre trânsito de pequenas moléculas e íons.”
 	* canais curtos constituídos por grupos de 6 proteínas que formam os conexons.
Especializações
Da superfície basal.
“Na superfície de contato entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente há uma estrutura chamada lâmina basal, constituída por colágeno IV, as glicoproteínas laminina e entactina e proteoglicanos. A lâmina basal forma uma barreira que limita ou controla a troca de macromoléculas entre essas células e o tecido conjuntivo. As lâminas basais têm muitas funções. Além de um papel estrutural (sustentação) e na filtração de moléculas, elas também podem: influir no metabolismo celular, organizar as proteínas nas membranas plasmáticas de células adjacentes, servir como caminho e suporte para migração de celular.”
Complemento – “além de dar suporte ao epitélio e promover seu ancoramento ao tecido conjuntivo subjacente, a membrana basal representa uma barreira á entrada de microorganismo. Por ser permeável a gases e nutrientes, ela permite o intercambio de substâncias entre as células epiteliais e os vasos sanguíneos presente no tecido conjuntivo.”
regeneração tecidual após a lesão
Da superfície apical.
Microvilos: “As células que exercem intensa absorção, como as do epitélio de revestimento do intestino delgado e dos túbulos proximais dos rins, possuem centenas de microvilos. As microvilosidades ampliam a superfície de contato entre as células epiteliais e o meio, o que aumenta a capacidade de absorção do epitélio. No interior dos microvilos há grupos de filamentos de actina que, por meio de várias outras proteínas mantém ligações cruzadas entre si e ligações com a membrana plasmática do microvilo.”
BORDA EM ESCOVA (glicocálice)
Estereocílios: “São prolongamentos longos e imóveis de células do epidídimo e do ducto deferente que na verdade são microvilos longos e ramificados. Eles aumentam a área de superfície da célula, facilitando o movimento de moléculas para dentro e para fora da célula. 
*células sensoriais do ouvido, epidídimo e canal deferente.”
Tipos de epitélio.
De revestimento.
“Os epitélios de revestimento podem ser classificados de acordo com a forma das células superficiais em: pavimentosas, cúbicas e cilíndricas. E, quanto ao número de camadas, em simples ou estratificado. Dois tipos de epitélio de revestimento não se enquadram nessa classificação, o pseudo-estratificado (que parece ser estratificado por apresentar células com núcleos em vários níveis, embora todas as células toquem a lâmina basal, invalidando, portanto o critério para estratificação) e o epitélio de transição, que muda a sua morfologia, conforme o estado funcional do órgão.”
		5.1- Simples
- pavimentoso queratinizado- (Ex: Revestimento de vasos e das cavidades pleural)
- cúbico- (Ex: Revestimento externo do ovário, folículos tireoidianos)
- colunar- (Ex: Revestimento do intestino, vesícula biliar)
5.2- estratificado
- Pavimentoso queratinizado- (Ex: Epiderme)
- Pavimentoso não queratinizado- (Ex: Boca, esôfago, vagina, canal anal)
- Cúbico- (Ex:Glândulas sudoríparas, folículos ovarianos em crescimento)
- Colunar - (Ex: Membrana conjuntiva do olho)
* Transição- (Ex: bexiga, cálices renais)
“Obs.: Células neuroepiteliais são células de origem epitelial que constituem epitélios com funções sensoriais especializadas. (Ex: Células das papilas gustativas e da mucosa olfatória). Células mioepiteliais são células ramificadas que contem miosina e actina, são capazes de contrair, agindo, por exemplo, nas porções secretoras das glândulas mamárias sudoríparas e salivares.”
Epitélio glandular
“Os epitélios glandulares são constituídos por células especializadas na atividade de secreção. Tais epitélios podem sintetizar armazenar e secretar proteínas. O epitélio glandular forma-se a partir do epitélio de revestimento, que prolifera e invade o conjuntivo subjacente, podendo comportar-se de duas maneiras: mantendo a ligação epitelial com a superfície através de ducto (glândulas exócrinas) ou perdendo a ligação com a superfície, ou seja, sem ducto (glândulas endócrinas).”
Classificação 
Glândulas endócrinas: “São aquelas que não possuem ducto e eliminam suas secreções, genericamente, chamadas de hormônios, diretamente no sangue. (Ex: Tireóide) 
Glândulas exócrinas: “São aquelas que eliminam suas secreções para fora do corpo ou para cavidades internas de órgãos, através de um canal ou ducto. (Ex: Glândulas sudoríparas e salivares).
Glândula mista ou anfícrina: “São aquelas que desempenham simultaneamente funções endócrinas e exócrinas.” (Ex: Pâncreas,fígado, ovário e testículo)
Número de células: 
Unicelulares: (Ex: Células caliciformes)
Multicelulares: (Ex: A maioria)
Quanto à forma de excreção do produto de secreção: 
Merócrinas: “Elimina apenas a secreção, mantendo seu citoplasma.”
Apócrinas: “As células secretoras perdem certa quantidade de citoplasma ao eliminar sua secreção.”
Holócrinas: “A célula secretora acumula os produtos no citoplasma, e, em seguida, morre e se desintegra, constituindo, ela própria, a secreção”
Quanta Ramificação do ducto excretor: 
Simples: “Possui apenas um ducto.”
Composta ou ramificada: “Possui mais de um ducto.”
Quanto à morfologia das unidades secretoras: 
Simples: “Tubulares, Tubulares ramificada, Tubulares enovelada, acinosa.”
Composta: “Tubulares, acinosa, túbulo-acinosa.”
Quanto à natureza da secreção:
Mucosas: “Secreção rica em mucopolissacarídeos.” (Ex: Cels. caliciformes, Glnd. da língua e do palato).
Serosas: “Secreção rica em proteínas” (Ex: Glnd. secretoras de enzimas digestivas presentes no estômago).
 		*parótidas
Mistas: “Secreção mista” (Ex: Glnd. Salivares).
8- Célula mioepteliais
- forma estrelada, núcleo central, prolongamentos citoplasmáticos
- desmossomos, junções comunicantes
- Citoplasma:
 filamentos: actina, CK
 proteínas: miosina e tropomiosina 
 Compressão das unidades secretoras

Outros materiais