Buscar

APOL UTA GESTÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Gestão Educacional
Educação de Jovens e Adultos
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Questão 1/10
O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada a exposição unilateral de pontos de vista, trata-se de um espaço no qual nós construímos alguma coisa em comum e não, simplesmente, uma situação em que eu torno publicas as minhas posições, as minhas convicções, os meus interesses e as minhas ideias.
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, o conselho escolar envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um (...)
	
	A
	órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
Você acertou!
“O conselho escolar envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para tanto desempenha funções normativas, deliberativas e de fiscalização das ações globais da escola”. (p. 136)
	
	B
	conselho que assegura a qualidade do trabalho escolar somente em termos pedagógicos.
	
	C
	órgão que desempenha funções normativas, deliberativas e de fiscalização das ações globais do município.
	
	D
	conselho escolar sem autonomia para tomada de decisões administrativas, mas com poder para analisar e solucionar os problemas referentes aos alunos.
	
	E
	conselho jurídico, administrativo e facultativo da instituição escolar.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola.
 
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013.  (p. 133)
 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação , define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	B
	Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
	
	C
	Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você acertou!
O estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que definem os conteúdos mínimos e as orientações para a produção dos currículos pelas escolas (LDBEN, art. 90, IV), sendo estas formuladas e aprovadas pelo CNE. (p. 143)
	
	D
	Plano Nacional de Educação.
	
	E
	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O ano de 2009 começou produzindo um evento de grande impacto para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que foi a transformação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais (ETFs e EAF5) e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para muitos profissionais e gestores dessa modalidade da educação, já se convencionou nomear as novas instituições apenas como Institutos Federais.
 
PACHECO, Eliezer Moreira; CALDAS, Luiz; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. In: PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekne, 2012. (p. 15)
 
 
 De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base da disciplina, são exemplos de ensino ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia:
 
	
	A
	educação infantil e cursos profissionalizantes.
	
	B
	educação de jovens e adultos e educação a distância.
	
	C
	educação especial e licenciaturas.
	
	D
	educação do campo e educação indígena.
	
	E
	ensino médio integrado ao profissional e bacharelados em engenharias.
Você acertou!
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (lfets) foram criados em 2008 e ofertam:
* ensino médio integrado ao profissional;
* cursos superiores de tecnologia; bacharelado em engenharias;
* licenciaturas em ciências da natureza (física, química, matemática e biologia);
* licenciaturas para o magistério de disciplinas de educação profissional e tecnológica. (p. 220)
Questão 4/10
O conceito ampliado de educação enfatiza que o processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 126)
No entanto, Cruz (1995, citado por Bartnik, 2011) expressa como “as escolas sentem dificuldades em vivenciar” essa afirmativa e outras propostas pelo plano global. Sobre essas dificuldades Bartnik (2011) levanta algumas hipóteses. Quais são elas?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará só no discurso.
(  ) Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social.
( ) Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.
(  ) A sociedade tem conhecimento claro sobre como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminação e controle social, o que facilita a participação efetiva na escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
Você acertou!
Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará só no discurso. Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social. Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica. Há desconhecimento da forma camuflada como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminações e controle social, de injustiça, de consumismo, de tutela e outros mais, através das práticas educativas que realizam (p. 126-127)
	
	B
	F – V - F - V
	
	C
	F – F – V - F
	
	D
	F – F - V - V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 5/10
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“[...]Segundo Freire citado por Arruda (2009) “Aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la.” 
Alfabetização e  letramento na visão de Paulo Freire. ARAUJO, Edmilsa Santana De. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf Acesso em 05/02/2016
Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como as concepções abordadas no livro-base da disciplina, analise as afirmativas acerca da alfabetização no século XX no contexto da Educação de Jovens e Adultos:
I. No século XX o analfabeto era visto como um ser ignorante.
II. O analfabetismo foi tratado com um mal que assolava a sociedadee que precisava ser erradicado.
III. A alfabetização era vista como algo desnecessário, principalmente pelo contexto político da época.
IV. A alfabetização era necessária para diminuir a ignorância e formar um coletivo eleitoral que respondesse aos interesses políticos.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas, ou seja, a letra “a”.
Ao longo do século XX, o analfabetismo foi tratado como um mal que assolava a sociedade e que precisava ser erradicado, era preciso diminuir a “ignorância” e formar um “coletivo eleitoral” que viesse responder aos interesses da elite política, segundo o ideário político daquele momento. Assim, o analfabeto era visto como um ignorante, característica que marcou o desenvolvimento dos programas de alfabetização no Brasil. Resposta disponível na página 116 – capítulo 03.
 
	
	B
	Afirmativas I e II.
	
	C
	Afirmativas III e IV.
	
	D
	Afirmativas II e III.
	
	E
	Afirmativas II e IV.
Questão 6/10
Leia o fragmento do artigo: 
“[...] Partindo assim da intrínseca relação entre o educador, educando e os saberes, colocando este último como objeto pertencente somente ao educador, o qual realiza uma ação de transferência e depósito de conhecimentos aos educandos, não privilegiando a ação, as experiências e a linguagem dos mesmos. É o educador, na concepção de Freire (1984, p.58), torna-se o sujeito, o qual conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado.”
INOCENCIO, Kellin. A educomunicação como recurso didático-pedagógico na ação alfabetizadora no primeiro ciclo do ensino fundamental: Paulo Freire com a palavra. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php Acessado em: 05/02/2015
 
De acordo com o conhecimento adquirido por meio das aulas e livro-base, no que se refere aos saberes necessários ao educador da Educação de Jovens e Adultos, sobretudo ao “Colocar-se em constante processo de formação”, analise as sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Ao educador é necessário a permanente formação para o desenvolvimento de uma prática criadora, seja com participação em eventos da área ou cursos de capacitação.
II. ( ) Ao educador cabe participar depositando saberes aos educandos, participando assim, constantemente do processo de formação do educando.
III. ( ) O processo necessita separar suas ações, como os momentos de ensinar e os momentos de aprender. Tais funções não devem ser postas em conjunto, pois não auxiliam o processo educativo, tão pouco sua formação.
IV. ( ) É imprescindível que o educador exercite sua práxis entre o ato de ensinar, concomitante ao ato de aprender. Desta maneira, apresentara direção ao processo educativo, ciência em que precisa aprimorar, com o intuito de fortalecer a educação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F
	
	B
	V, F, F, V
Você acertou!
As afirmativas I e IV são verdadeiras, ou seja, a opção “b”.
De acordo com os saberes necessários ao educador da EJA, sobretudo ao “Colocar-se em constante processo de formação”, é estar, o educador, em formação permanente. Para todos os educadores, a Atitude de estar em permanente formação, seja participando de eventos da área com a qual trabalha, seja participando de cursos de capacitação, especialização etc., é central no desenvolvimento de uma prática criadora. A nossa passagem pelo planeta Terra é muito curta, entretanto ela pode ser extremamente significativa quando exercitamos o ato de ensinar concomitante ao ato de aprender. Isso não implica em fragilização do processo educativo, pelo contrário, implica em que o  educador tenha a direção do processo educativo e por isso tenha ciência do que precisa aprimorar, com o intuito de fortalecer a educação como emancipação humana. Resposta disponível nas páginas 141 e 142 – capítulo 03.
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, F
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“[...]Constatar que a alfabetização de adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita”
MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceio: Edufal, 1999.
Considerando os estudos acerca da concepção instrumental da educação, analise as afirmativas sobre os conteúdos na Educação de Jovens e Adultos, propostos nesta visão:
I. Os conteúdos eram de responsabilidade única do educador.
II. A equipe técnica era quem organizava as cartilhas utilizadas pelos alunos da EJA.
III. Os educadores não tinham acesso a seleção dos conteúdos da EJA, representados como objetos do sistema educacional desta concepção.
IV. Os conteúdos eram escolhidos pelos educandos.
 
Estão corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e IV.
	
	B
	Afirmativas I e II.
	
	C
	Afirmativas II e IV.
	
	D
	Afirmativas II e III.
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas, ou seja, a letra “d”.
Na concepção instrumental os conteúdos não eram selecionados pelos educadores, e sim pela equipe técnica que organizava as cartilhas, portanto, os próprios alfabetizadores eram objeto do sistema educacional do qual faziam parte, reproduzindo as intenções ideológicas. Resposta disponível na página 118– capítulo 03.
	
	E
	Afirmativas III e IV.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. A maior parte desses programas envolve formação de professores. [...]
 
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015.  (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
 
Assinale a resposta correta:
	
	A
	O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	
	B
	Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	
	C
	Este benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escola próxima à sua residência.
Você acertou!
A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, cm grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso dc autoridades públicas que preterem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional. (p. 126)
	
	E
	É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
Questão 9/10
O conselho escolar propicia a vivencia de aprendizagens para além das relações entre segmentos específicos na medida em que exige que nos desloquemos de nossas posições usuais, para olhar os demais como indivíduos, que querem colaborar com a gestão da escola.
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestãoda escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 59)
Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são consideradas competências pedagógicas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Aprovar o quadro de pessoal da unidade de ensino.
(  ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(  ) Avaliar estratégias que viabilizam o aumento do tempo de permanência do aluno na escola.
(  ) Analisar dados do desempenho da escola para propor o planejamento das atividades pedagógicas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
Você acertou!
Aprovar o quadro de pessoal da unidade de ensino e propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino são consideradas competências administrativas (p. 137)
	
	E
	V – V – V - F
Questão 10/10
Gestão é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo.
FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000 (p. 165)
Muito se fala na gestão escolar democrática que demanda participação efetiva de todos os envolvidos com a escola. Mas quem deve participar do processo educacional em uma comunidade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	O processo educacional deve ser estendido unicamente às mães, pois elas estão sempre presentes nas escolas, como nas reuniões para a entrega de boletins.
	
	B
	O processo educacional deve ser estendido unicamente aos pais e não às mães, pois são eles que devem ser reaproximados da escola.
	
	C
	O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
Você acertou!
Quem deve participar do processo educacional é toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagens e educação como direito de todos. (p. 126).
	
	D
	O processo educacional deve ser estendido unicamente aos alunos, pois eles devem ser os maiores interessados nas melhorias que a gestão democrática pode oferecer.
	
	E
	O processo educacional deve ser estendido apenas a equipe administrativa da escola.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes