Buscar

CRIS ... MEMORIAL DE FORMAÇÃO P ENVIO

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
1 INTRODUÇÃO
Meu nome é Erlani Cristina maques de Oliveira nascida na cidade de londrina  no dia 11/05/1973, casada mãe de dois filhos é hoje  aluna no curso de Licenciatura em pedagogia da UNOPAR. Venho através deste memorial relatar um pouco das experiências vivenciadas na minha caminhada escolar desdo 1º ano primário até  os dias de hoje. Experiências essas que exercem papel fundamental na decisão de cursar uma faculdade. Aproveito também pra falar sobre minhas expectativas para o futuro como profissional da educação.
 
 
 
2 DESENVOLVIMENTO
MEMORIAS DE MINHA INFANCIA E EXPERIENCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA
Do meu tempo de infância muitos fatos ficaram na lembrança, quando paro pra pensar até parece que foi ontem meu primeiro colégio, (Colégio Estadual São José aqui em Londrina) onde estudei até terminar o quarto ano de contabilidade, segundo colegial como se dizia naquele tempo.
Minha primeira professora, tia Guiomar, uma senhora já idosa e muito rígida com os alunos, para ela era fundamental que seus alunos soubessem ler todas as lições da cartilha (saudade dessa cartilha), Cartilha Caminho Suave/Branca Lima, Nesta época não existia o pré nas escolas públicas, começávamos a estudar direto no primeiro ano e era essencial sair do primeiro ano lendo e escrevendo.
Na segunda série  agora com a professora  tia Santina começamos a ter as primeiras noções de matemática, números de 1 a 100, (adição, subtração) e outros. A professora Santina era muito atenciosa com os alunos, mas porem quando alguém a tirava do sério dava castigo mesmo, ficar de pé na frente do quadro negro escrever varias vezes frases repetidas como por exemplo( Eu devo me comportar na sala de aula, Não devo conversar na sala de aula, isso as vezes 10, 20 vezes repetidas, esses castigos eram normais na escola).
Passei para a terceira série, então vieram as novidades, a professora tia Ana, uma jovem recém formada como professora e que trouxe muitas novidades, primeiro que não tínhamos mais só um caderninho ou dois, eram  cinco matérias básicas, agora  um caderno para cada matéria, os cadernos agora eram aspiral não broxura, e não deixávamos mais os materiais na escola levávamos e traziamos na moxila todos os dias, aos poucos isso foi nos dando uma responsabilidade maior com oque  era nosso.
Em sala de aula a professora  usava muitos recortes de jornais e revistas recentes para debater com os alunos, começamos a trabalhar muito  usando letras de música para interpretação de texto, materiais reciclados para trabalhos manuais as aulas da tia Ana eram muito boas, foi um ano de muito aprendizado.
Chegou a minha quarta série, ai sim as coisas mudaram, o Cólegio  Estadual São José, resolveu  trabalhar com as quartas séries da mesma maneira que ja trabalhava com as quintas séries, com aulas  de 50 minutos para cada matéria especifica, a cada 50 minutos os professores trocavam de sala e os alunos se preparavam para uma nova aula, tínhamos uma professora responsável pela sala, mas cada professor aplicava uma  diciplina. A adaptação não foi fácil mas por fim nos acostumamos ao novo sistema adotado pelo colégio.
Então veio a  quinta série, não estudava mais a tarde, agora tinha que aprender a levantar cedo e ir pra escola, acabaram os  vários caderninhos na mochila, agoram um só caderno universitário com 10 ou 12 máterias a sensação de ter crescido deixado de ser criança agora adolecente. Já estávamos habituados com as trocas de professores  a todo tempo, com a divisão das matérias, nos habituamos com os trabalhos  que eram pedidos pelos professores, as visitas a biblioteca para pesquisar assuntos complementares as matérias da sala de aula. Começamos as aulas de inglês, prova oral de história do Brasil e muitas outras novidades. Mas dessa época um fato que me marcou foi na aula de matemática com a professora Luiza, eu tinha problemas em  aprender a tabuada e um dia ela me disse que iria me fazer decorar a tabuada em um final de semana, na hora eu  dei risada, por isso ela me mandou fazer  100 vezes as tabuadas do  dois ao nove, podia ser feito até em papel de pão, a professora era muito brava eu fiz  do jeito que ela pediu, foi doido, mas até hoje a tabuada esta gravada na minha mente nunca mais esqueci.
O tempo foi passando sexta, sétima oitava série, as matérias eram mais dificiéis, química, física, biologia, muitos trabalhos  pra fazer, muitas coisas pra serem pesquisadas, a biblioteca da escola não era mais sufuciente, comecei a ter que me deslocar para a  Biblioteca Pública Municipal de londrina, uma experiência nova pra mim que até então me limitáva as dependências do Colégio. Me lembro da primeira visita a Biblioteca Municipal, nunca tinha visto tantos livros reunidos em um só local, Lía alguns livros e  acabáva tendo que xerocar muito material, não tínha internet computador  os primeiros trabalhos eram feitos manualmente até as capas, com o tempo passei a pagar para que alguém datilografasse naquelas máquinas de escrever que hoje nem vemos mais. Era tudo mais difícil  mas pouco a pouco  foi chegando ao fim . Na oitava série alem da preocupação com as notas, vinha a preocupação com a tão sonhada formatura do primeiro grau como era chamado esse momento muito especial pra quem concluía a oitava série. Minha formatura foi no ano de               realizada nas dependências do SESC londrina, com a presença dos professores e diretores  do Colégio Estadual São José, parentes e amigos  dos formandos num clima de total alegria. próximo ano iniciei o  primeiro ano do segundo grau, Téc. em Contabilidade no mesmo Colégio, eram quatro anos No de aprendizado, matérias praticas espécificas do curso de contabilidade como, cálculos, porcentagem, balancetes, plano de contas, cálculos de INSS, PIS, COFINS, cálculos de Imposto de renda, abertura de firma  entre outros, foram quatro anos de muita matemática.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AS EXPECTATIVAS QUANTO Á PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA.
 Conclui o  segundo grau Téc.de Contabilidade (hoje diríamos ensino médio) no ano de .......  cheguei a trabalhar por algum tempo na área contábil, fui estagiária de contabiçidade no Instituto Agronomico do Paraná(IAPAR) por 2 anos, trabalhei em algumas empresas particulares mas na verdade  não me senti realizada. No meu modo de pensar as ciências exatas como  matemática contabilidade te conduzem para um mundo fechado éramos eu e os números. Infelizmente logo que conclui o segundo grau não pude cursar a tão sonhada faculdade, precisava trabalhar pra ajudar  nas despesas da casa e nessa época meu trabalho era em período integral, sem contar as várias horas extras trabalhadas. O tempo passa voando derepente me vi namorando, noiva casada e logo depois mãe de dois filhos. Então os planos profissionais foram trocados pela dedicação ao ser mãe e esposa , mas sempre acreditei que um dia chegaria a hora de voltar para os estudos  e me  formar numa profissão que  me traga oque a contabilidade não trouxe realização pessoal.
Meu perfil é mais humano, o contato com as pessoas o falar o relacionamento afetivo o conversar e expressar minhas idéias aquilo que acredito o ouvir o que os outros tem pra dizer.  Sou uma pessoa extrovertida gosto de promover eventos, pricipalmente  festas infantis brincadeiras, adoro interagir com as crianças pois sempre achei que na sua simplicidade  e inocência as crianças nos ensinam muito.  Hoje com meus filhos já com idade de ( 7 e 11 anos ) me vejo com condições de voltar a me dedicar aos estudos e escolhi o  Curso de Pedagogia  depois de ter participado de muitos trabalhos como voluntária  nas escolas que meus filhos estudaram e também depois de ter participado como auxiliar no grupo ( Pedacinho do Céu ) um grupo que cuida das crianças de 2 a 7 anos enquanto os país participam dasatividades da igreja, as crianças ficam com a gente e se divertem com brncadeiras, jogos, musícas  e outras atividades.
Para mim ser professor é muito mais que uma profissão é um Dom, muitas vezes o reconhecimento financeiro não é satisfatório e o único estimulo que o professor vai ter para continuar  e a vontade de ver a transformação do ser humano acontecer  através dos seus ensinamentos.
O professor ideal, não é aquele que só aplica as regras que aprendeu na faculdade, é preciso muito mais que isso é preciso demonstrar  amor em sala de aula, amor pelos alunos que lhe são confiados, amor pela profissão que ele próprio escolheu.
Eu espero chegar ao final do meu curso com a certeza de dever comprido, com a alegria de ter vencido mais uma etapa da vida, mas conciente de que o trabalho só vai estar começando  ai sim chegara a hora de por em prática toda a experiência  acadêmica, mas nunca se esquecendo da experiência de vida  e a dedicação ao próximo e ao bem comum.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MINHAS IDEIAS SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É A PEDAGOGIA.
 
EDUCAÇÃO : É o proceso de desenvolvimento continuo do ser humano  do nascimento até o fim da vida. A educação é o que transforma pessoas sem condições de disernimento em pessoas capazes de ir a luta e buscar seus objetivos, baseados nos conhecimentos adquiridos sobre seus direitos deveres e obrigações. Nascemos como pedra bruta e precisamos ser lapidados ao longo da nossa existência. Tudo precisa ser ensinado a nós, hábitos, costumes, a maneira de se relacionar  em sociedade, ler,  escrever, quanto mais aprendemos mais desenvolvemos condições de aprendizado. Podemos dizer que  o meu nível de conhecimento educacional e o que vai definir o tipo de vida que eu vou ter no futuro.Não existem limites para a educação, seremos eternos aprendizes.
 
PEDAGOGIA: Ciência que estuda a melhor maneira de ensinar, desenvolve novas estratégias para o ensino. A pedagogia trabalha no intuito de entender oque será melhor e oque trará mais resultado para o desenvolvimento cultural, físico e emocional do individuo.
Cabe aos pedagogos a parte de pesquisa para desenvolver métodos de ensino mais eficazes para os alunos, de acordo com a idade e necessidade do educando. O pedagogo trabalha também na escolha dos materiais didáticos  que melhor se enquadram na rotina da escola, no espaço físico  que a escola  possui, e procura uma maneira de adequar ambiente  favorável para o relacionamento entre educador e educando.
 
 
 
 
Após a leitura do texto meu conceito sobre Educação e  Pedagogia
 
A educação: após a leitura do texto  conclui que , a educação  é parte da nossa vida, todos precisam ser educados isso é algo escencial pra nós,  mas a sabedoria não nos é passada somente nos bancos de escola.Educação não significa necessariamente estar cursando uma faculdade  ou ter na parede  uma moldura com certificado do curso superior. Sem dúvida isto é importante, mas a educação vai muito mais além.Vivemos nun mundo de diversidade cultural e graças a isso não podemos apontar oque é ou não o melhor  modelo de educação.Os índios das seis nações, mesmo sem nunca terem cursado nenhum banco de faculdade demonstraram na sua carta resposta  a grande sabedoria adquirida por eles através das experiências vividas.A educação não pode ter uma  formula única um modelo a seguir em todas as regiões do mundo. Ao contrario é preciso que a educação seja modelada  de acordo com as necessidades e diversidades de cada região. Cada povo possui o se conceito sobre educação e não cabe a nos criticar ou desmerecer esse conceito.  Mas é nosso papel como educador conhecre melhor, interagir se apronfundar no ambiente onde o aluno vive no intuito de desenvolver através disso melhores condições de aprendizado baseando-se naquilo que faz parte da realidade de vida  do educando.Quando os índios  disseram que seus jovens haviam se tornado pessoas inúteis  por terem sido formados nas escolas do Norte, não queriam dizer  que toda ciência  aprendida pelos jovens era em vão. Mas de certa forma não seria útil para as atividades rotineiras deles, como caçar,  lutar como guerreiros e sobreviver na floresta.  Um dos motivos de precisarmos sermos educados de forma diferente e o fato de vivermos de maneira diferente um dos outros.  Quando recebemos nossos alunos na escola eles já trazem com eles uma educação formal aquela aprendida com a família , seja pai, mãe, avós e outros parentes, eles trazem costumes, tradições, coisas que dificilmente seram esquecidas e nem devem ser, pois tudo issso faz parte da essência da pessoa. A escola é  o local onde nos é passada a educação informal, e na escola que  internalizamos as regras de como viver em sociedade, como se relacionar com as outras pessoas respeitando cada qual sua origem.
 
 
A pedagogia contesta as formas de  educação em vigor no intuito de criar e propor praticas educacionais cada vez mais adequadas para o bom desenvolvimento do educando. É papel do pedagogo, pesquisar criar e desenvolver métodos para  facilitar  e enriquecer o desenpenho do aluno.Podemos dizer que pedagogia é a ciência que estuda as melhores formas  de se obter um resultado positivo nas escolas.É a parte teórica que fundamenta e  dá a estrutura necessária para desenvolvimento  do ensino.Não se pode educar aleatóriamente sem base concreta é necessário apoiar-se em  métodos de ensino criados  apartir de pesquisas  e resultados obtidos. É preciso um referencial seguro criado e elaborado por profissionais responssaveis e dedicados ao  dom de educar.A pedagogia em alguns momentos funciona como uma bússola que aponta, indica e ilumina idéias e projetos. Como consequ~encia, leva mais felicidade ao ato de ensinar e aprender tanto para alunos como para professores e porque não dizer aos pais.Decidir-se pela profissão de pedagogo não é somente educar, e querer ver a educação acontecer e colaborar para que ela aconteça com seu desenpenho, com suas idéias. E acreditar que quanto mais educado, menos manipulado será o   Povo.
 
 
 
 
 CONCLUSÃO
Relembrar minha infância na escola e as experiências adquiridas na caminhada escolar. Me fez refletir melhor sobre o tipo de profissional que serei no futuro. Conclui que ser pedagogo vai alem do simples ato de repassar os conhecimentos internalizados nas diciplinas da faculdade. Pedagogia é mais que uma profissão é uma missão que aceitamos levar a diante é um desafio constante. Alem do conhecimento acadêmico é necessário muita pesquisa, dedicação, coragem pra enfrentar os desafios que surgiram dentro da escola e ter sempre em mente, que quem escolheu fui eu.
Por isso é minha a responsabilidade de educar para a vida, ao mesmo tempo que ensino a ler e escrever. 
londrina
2013
memorial de formação
erlani cristina marques de oliveira
erlani cristina marques de oliveira
memorial de formação
Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de psicologia da educação
Orientador: Prof. Carlos Eduardo gonçalves
londrina
2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em pedagogia

Outros materiais