Buscar

simulado avaliação cinetico funcional (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401410706)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No indivíduo sadio a amplitude articular é influenciada pêlos ligamentos, comprimento dos músculos e tendões, e tecidos moles. Em pessoas com problemas patológicos, as limitações podem ser agravadas por processos inflamatórios, redução da quantidade de líquido sinovial, presença de corpos estranhos na articulação e lesões cartilaginosas (WERLANG, 1997). A respeito do tema Flexibilidade é correto afirmar que:
		
	 
	boa flexibilidade é aquela que permite ao indivíduo realizar os movimentos articulares, dentro da amplitude necessária durante a execução de suas atividades diárias, sem grandes dificuldades.
	
	O indivíduo ativo tende a ter menor grau de flexibilidade que o sedentário e este fato é agravado com o passar dos anos, pois, o nível de flexibilidade tende a diminuir e com isso aumentam os riscos de lesões.
	
	Idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, constituem-se fatores endógenos e exógenos influenciadores nos graus de flexibilidade.
	
	A melhora da flexibilidade é atingida com o treinamento regular de exercícios de alongamento, que consistem em favorecer a amplitude parcial de movimento de uma articulação, dita normal, atuando principalmente sobre a elasticidade muscular
	
	A flexibilidade excessiva gera mau desempenho esportivo e aumenta chances de lesões tais como as distensões musculares. E a falta de flexibilidade pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401396421)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere que um rapaz de 25 anos, referindo que durante um treino amador de futebol sofreu torção no joelho direito. Essa dor persiste há 15 dias e acompanha-se da de sensação de estalido, bem como de falseio durante a marcha. Há limitação de ADM de joelho para flexão e presença de edema residual no joelho. Com base nesse quadro clínico e considerando que esse paciente buscou atendimento fisioterápico, na avaliação seria correto:
		
	
	A sensação de falseio é um indicador de frouxidão ligamentar e deve ser avaliada movimentando-se passivamente o membro do paciente.
	 
	Uma das formas de examinar a dor seria aplicando a Escala Visual Analógica importante na aferição da intensidade da dor.
	
	O edema não implica diretamente na restrição do movimento e como este é residual não tem relevância.
	
	O estalido pode ser confirmado realizando-se o teste de gaveta anterior.
	
	Medir a amplitude de movimento neste momento não seria adequado uma vez que a dor é persistente há 15 dias.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401396411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma mulher de 36 anos queixa-se de dor crônica nas costas há 06 meses. A dor vem aumentando de intensidade progressivamente e piora com o repouso e ao levantar-se pela manhã da cama. Quando presente a dor é localizada na região lombar e irradia-se para nádega e face posterior da coxa esquerda. Com base nos testes específicos, assinale a opção que poderia determinar se a dor é por compressão do nervo ciático ou por encurtamento dos ísquios tibiais.
		
	
	Teste de Patrick
	 
	Manobra de Lasegue
	
	Teste de Trendelenburg
	
	Teste de Thomas
	
	Teste de Hoover
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401904309)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o exame físico são seguidas etapas simples e essenciais para uma boa investigação. A respeito do exame físico clássico, assinale a(s) opção correta(s):
		
	
	É indicado durante a técnica de ausculta que se pressione contra a parede muito fortemente para se obter um som mais audível.
	
	Na percussão alguns sons podem ser ouvidos diretamente com o ouvido, e outros por utilização de um estetoscópio.
	 
	A palpação é utilizada para discriminar texturas, dimensões, consistências e temperatura.
	
	Durante a inspeção deve-se observar textura, formato, mobilidade, contorno e simetria do corpo.
	
	A ausculta é uma técnica utilizada para determinar o tamanho, formato e densidade do tecido por meio dos sons criados por vibração.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401588470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação cinético-funcional de Pedro, 42 anos de idade, com seqüela de entorse do tornozelo direito, de grau II, em fase crônica, identificou-se: pequeno edema residual na face lateral do tornozelo e dor no ligamento talofibular anterior, tanto na palpação quanto na fase de pré-impulsão da marcha. Verificou-se, ainda, força muscular de grau 4, segundo a escala de Oxford, para os músculos fibulares e tibial anterior, que se apresentavam ligeiramente encurtados. A crioterapia por imersão foi um dos métodos de tratamento indicados. Grau 4 de força muscular na escala de Oxford significa:
		
	
	arrasta o membro
	
	não vence a gravidade
	 
	vence uma força submáxima imposta pelo avaliador
	
	vence uma força máxima imposta pelo avaliador
	
	vence apenas a força da gravidade

Outros materiais