Buscar

prointer II Supermecado PEG +

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia
Prointer II
RELATÓRIO FINAL
NOME DO ALUNO
ELTON DOUGLAS DOS SANTOS
RA: 2816697530
PROFESSORA ANA  CRISTINA  AQUINO
PIRASSUNUNGA/SP - 2015
 
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Logística.
	
Pirassununga /SP
2015
�
Sumário
4INTRODUÇÃO	�
61. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO	�
61.1 Nome do Negócio: Pegue + Pague -	�
61.2 Atividades do Empreendimento	�
61.2.1 Açougue	�
71.2.2 Padaria	�
81.2.3 Hortifruti	�
81.2.4 Estoque	�
91.2.5 Escritório – Administração	�
101.2.6 Caixas	�
101.2.7 Limpeza	�
111.2.8 Reposição de prateleiras	�
111.2.9 Transporte	�
122. REFERENCIAS NORMATIVAS	�
143. TERMOS E DEFINIÇÕES	�
143.1 Auditor:	�
153.2 Melhoria Contínua:	�
153.3 Ação Corretiva:	�
153.4 Documento	�
153.5 Meio Ambiente	�
153.6 Aspecto Ambiental	�
153.7 Impacto Ambiental	�
153.8 Sistema de Gestão Ambiental	�
163.9 Objetivo Ambiental	�
163.10 Desempenho Ambiental	�
163.11 Política Ambiental	�
163.12 Meta Ambiental	�
163.13 Parte Interessada	�
163.14 Auditoria Interna	�
163.15 Não-Conformidade	�
163.16 Organização	�
173.17 Ações Preventivas	�
173.18 Prevenções de Poluição	�
173.19 Procedimentos	�
173.20 Registros de documentos	�
174. POLITICA AMBIENTAL	�
184.1. Requisitos Gerais	�
194.2. Política Ambiental	�
204.3. Planejamento	�
204.4. Aspecto Ambiental	�
204.5. Exame do Aspecto:	�
204.5.1.Campo Situação	�
214.5.2.Campo Temporalidade	�
214.5.3.Campo Incidência	�
214.5.4.Campo Natureza	�
214.5.5.Campo Legislação e Normas:	�
215. IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO	�
215.1. Estrutura e responsabilidades	�
225.2.	Treinamento, conscientização e competência	�
235.3.	Comunicação	�
245.4. Documentação do Sistema de Gestão Ambiental	�
255.5. Controle de Documentos	�
265.6. Controle Operacional	�
265.7. Verificação e revisão	�
275.8. VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA	�
275.9. Registros	�
275.10. Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental	�
285.11. Análise Crítica Pelo A Administração	�
295.11.1. Entrada para a análise crítica	�
292.6.3 Saídas da análise crítica	�
296. PROCESSO PRODUTIVO EM RELAÇÃO À QUESTÃO AMBIENTAL	�
316.1.Consciências Ambientais	�
316.2.Padrões Ambientais	�
326.3. Comprometimentos Gerencial com a causa	�
326.4. Níveis de capacidade do pessoal	�
336.5. Resíduos provenientes da produção	�
346.6. Capacidades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)	�
346.7. Conscientizações Ambientais	�
357. SONDAGEM AMBIENTAL, IDENTIFICANDO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.	�
377.1. Situações da Empresa em frente á questão ambiental	�
387.2. Implantações do Sistema de Gestão Ambiental	�
388.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	�
�
INTRODUÇÃO
O uso insustentável dos recursos naturais tem gerado diversos danos entre elas a poluição do ar, das águas, doenças respiratórias causadas pela dispersão de particulados, a proliferação de vetores decorrentes da disposição inadequada de resíduos, caracterizam os problemas ambientais mais causados nos dias de hoje, com isso acabam estimulando a sensibilização da sociedade para que sejam tomadas providências imediatas, dando prioridade à conservação dos recursos essenciais a qualidade de vida da população. 
A degradação ambiental, cada vez mais presente nos dias atuais, leva a procurar formas possíveis soluções que faça diminuir ou buscar estabilizar estes processos de degradação, podendo causar uma série de danos irreparáveis ao meio ambiente, devido às ações antrópicas, a exploração de forma inadequada dos recursos naturais e seus bens naturais, que na maioria das vezes deixa rastros impactantes no local explorado. 
A importância de se adotar um sistema de gestão ambiental visa também a melhoria da imagem da empresa, junto aos clientes, comunidades, havendo uma conquista de novos mercados, redução de custos, eliminação de desperdícios, obtida com uma análise cuidadosa do uso da água, energia e geração de resíduos. A preocupação ambiental não deve se restringir apenas ao setor ambiental da empresa, mas a todos os colaboradores. O sistema de gestão ambiental da ênfase para resolver questões de caráter ambiental ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas aos processos produtivos do empreendimento.
Os impactos ambientais causados por um supermercado de pequeno porte, ao contrario do que pode parecer, não são insignificantes, podemos calcular os principais fatores envolvidos e chegaremos a conclusão que existe uma grande necessidade de ser realizado um programa de Gestão Ambiental eficiente e focando na diminuição dos impactos ambientais.
Para a implementação desse sistema de gestão ambiental foram necessários realizar alguns estudos sobre as opções de equipamentos mais amigável ao meio ambiente, e que também estejam de acordo com as normas estabelecidas internacionalmente.
�
1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
1.1 Nome do Negócio: Pegue + Pague -
Razão para a escolha do nome: O nome está ligado ao ponto escolhido e tem como objetivo de se destacar através dos supermercados existentes na cidade.
Justificativa: O nome Pegue + Pague - faz jus ao bairro escolhido que fica na região leste da cidade. Por ser um nome de fácil pronúncia, espera-se que a marca se propague de uma forma rápida e fácil.
1.2 Atividades do Empreendimento
Para melhor compreensão da implantação do SGA, o empreendimento em questão foi dividido em setores e atividades, sendo eles: açougue, padaria, hortifruti, estoque, escritório/administração, caixas, limpeza, reposição de prateleiras e transporte. Abaixo segue a especificação de todos os setores e atividades do supermercado Pegue + Pague - com os respectivos aspectos e recomendações.
1.2.1 Açougue
Este setor é construído de alvenaria, com piso cimentado e revestido em cerâmica branca, pé direito acima de 3 metros de altura. Apresenta boa ventilação e iluminação natural, sendo que esta é completada com luminárias de lâmpadas fluorescentes. Atualmente trabalham 3 açougueiros que trabalham de segunda à sábado das 08 horas às 19 horas, com uma folga por semana cada um. A seguir segue a descrição das atividades realizadas.
( Entrada de Produtos: Os produtos são adquiridos de diversos fornecedores que residem no entorno da cidade de Pirassununga. Os produtos citados possuem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Estes descarregam os produtos e os conduzem por um elevador para o açougue. Neste processo os funcionários pegam e transportam pesos com aproximadamente 80 a 90 quilos.
( Armazenamento dos produtos: Os produtos são armazenados em duas Câmaras Frias de Gelo Seco do supermercado. Estas variam suas temperaturas ente -12 à 0º. As mesmas são limpas aproximadamente uma vez por semana. Os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs utilizados neste procedimento são o avental e botas. Uma observação importante é que o local não possui um gerador de energia reserva, para inconvenientes.
( Corte e Desossa: Os pedaços de carne comprados são cortados e desossados no balcão da sala posterior à câmara fria. Os EPI’s utilizados pelos funcionários, neste processo, são as botas e o avental e quando necessário um luva de aço. Os resíduos gerados neste setor são conhecidos como mochiba, que é revendida pelo supermercado à R$ 0,45 o quilo, o papelão e plásticos das embalagens são entregues para a reciclagem para a empresa local da cidade.
( Exposição dos produtos: Quando o produto já está pronto, este é exposto para os clientes em um freezer que possui temperatura de 0 a 15 ºC. O produto fica exposto de 10 a 12 horas no freezer.
( Limpeza: A máquina utilizadapara moer carne é lavada de duas a três vezes por dia. As bancadas são esterilizadas com cloro uma vez por semana, assim como os freezers e as Câmaras Frias. O efluente líquido gerado pela limpeza do setor é despejado diretamente na rede de esgoto.
1.2.2 Padaria
A padaria possui um espaço pequeno, onde são organizados os equipamentos e materiais para fabricação dos produtos. O setor conta com 1 padeiro e 1 ajudante, os quais manuseiam as máquinas e também realizam a limpeza do local. Os equipamentos existentes são: massadeira, forno, batedeira, fogão (de duas bocas), utensílios e louças, armários e duas mesas (uma grande e outra menor).
( Produtos e armazenamento: A matéria-prima para fabricação dos alimentos é destinada de vários fornecedores, a periodicidade de compra e armazenamento se dá através da demanda, ou seja, é obervado pelos funcionários do setor a quantidade dos materiais e realizado o controle dos mesmos. Os produtos vendidos pela padaria do supermercado, cuja produção é realizada no empreendimento são: pães, bolos, salgados (fritos e assados), broas, tortas, mousse e sanduiches. A padaria também abrange o setor de frios, onde se encontra um balcão refrigerado com a exposição dos produtos, como: presunto, mussarela, mortadela, peito de peru e azeitonas.
( Exposição dos produtos e venda: Após a fabricação dos alimentos os mesmos seguem para o balcão refrigerado (frios, doces, sanduíches) e para as gôndolas específicas (pães, bolos, bolachas), onde ficam expostos até serem vendidos. O responsável pelo atendimento dos clientes é quem realiza o gerenciamento desses produtos, ou seja, operação de máquina de fatiar e pesagem dos produtos. Há apenas um atendente para o setor padaria e frios.
1.2.3 Hortifruti
As frutas, legumes e verduras oferecidas pelo empreendimento são fornecidas por apenas 1 fornecedor, o qual é responsável pelo controle dos alimentos, ou seja, reposição e verificação de validade dos alimentos. Essa atividade realizada por esse fornecedor tem periodicidade de 3 vezes por semana.
( Produtos e layout: O setor é dividido em frutas, legumes, verduras, refrigerados, embandeijados e temperos. O Hortifruti esta localizado perto da área de frios e em frente a padaria, tratase de uma área pequena e organizada. Sua localização é no fundo do supermercado, lado esquerdo. Por essas características, Pode-se afirmar que o local é adequado para disposição do setor, com ressalva para a proximidade de uma janela, a qual deverá ser instalada um toldo ou cortina, impedindo a incidência do sol no local.
1.2.4 Estoque
O setor funciona com a administração do estoque, ou seja, um conjunto de atividades que tem por função assegurar o fornecimento de materiais necessários ao funcionamento da organização. Esse suprimento deve ser realizado no tempo correto, na quantidade necessária e qualidade solicitada, além do melhor preço (SELHORST, 2009).
( Controle de estoque: O administrador de estoque trabalha com estoque mínimo que é a quantidade mínima que deve existir no estoque de acordo o tempo que se levará para repor, desde que o item atinja o estoque mínimo até sua reposição na prateleira. Ela se destina a cobrir os atrasos de reposição por parte do fornecedor, e tem a finalidade de garantir que o produto não irá faltar. Dependendo do tipo de mercadoria ou distância do fornecedor, este tempo poderá ser extremamente curto ou muito elástico. No caso de se tratar de um gênero alimentício, esses prazos podem ser mais curtos. O supermercado dispõe de um programa que avisa quando um produto está acabando através da entrada de nota fiscal.
( Compra dos produtos: Quando o cliente compra o produto e passa no caixa automaticamente dá baixa no programa de controle de estoque e assim, o administrador do estoque faz o pedido de compra para os fornecedores. Alguns fornecedores de produtos específicos fazem o próprio controle do produto, pois possuem suas prateleiras no supermercado. Estes gerem sobre a reposição, validade e dano de seus produtos.
( Controle de incêndio: O estoque tem o controle de incêndio feito pelo aval do bombeiro dispondo de 3 extintores, sendo 2 com água pressurizada e 1 com pó químico. Além dos extintores, o setor dispõe também de chuveiros automáticos ("splinklers").
1.2.5 Escritório – Administração
O setor administrativo possui 4 colaboradores, ao quais possuem diferentes responsabilidades, sendo elas, setor financeiro e recursos humanos, atendimento ao cliente, auxiliar administrativo e setor de compras.
( Estrutura e layout: O espaço destinado a administração encontra-se na parte superior do supermercado, logo na entrada, de onde se tem uma ótima visão de todas as partes dos setores. Trata-se de um espaço pequeno, composto por um banheiro, um escritório e uma sala de documentação. No escritório trabalham dois colaboradores, que são responsáveis pelas finanças e gerenciamento do empreendimento. O espaço possui duas mesas de trabalho com dois computadores, um para cada colaborador. O local apresenta ótima iluminação e boa ventilação. Outro local onde são realizadas as atividades administrativas encontra-se na parte inferior do supermercado, situando no lado esquerdo, próximo aos caixas. Nesse espaço temos apenas uma colaboradora, que passa o cartão dos consumidores, nesse ambiente temos um computador e uma bancada de vidro, onde são expostos alguns produtos. Por fim, o setor de compras localiza-se juntamente com o estoque de mercadorias, parte inferior do empreendimento. Somente um colaborador fica responsável por esse setor. Verificasse que se trata de um ambiente úmido, onde não há entrada de radiação solar e baixa ventilação.
( Atividades realizadas: Como mencionado no item anterior, o setor administrativo cuida de todo o gerenciamento do empreendimento. As atividades realizadas são todas de cunho administrativo, com muita geração de papeis e significativo consumo de energia elétrica.
1.2.6 Caixas
O setor de caixas encontra-se na entrada do supermercado, é composto por 4 caixas e 4 operadores de caixa, sendo elas todas mulheres. Os checkouts são compostos de bancada e balança inclusa, computador, cadeira. Tratam-se de ambientes que devem ser adequados as condições psicofisiológica dos trabalhadores, pois essa atividade proporciona grande risco à saúde dos colaboradores.
( Atividades: Ocorre nesse setor a venda dos produtos/materiais aos consumidores, onde o procedimento se dá desta forma: os consumidores selecionam os produtos que vão levar para seu consumo, levam para os caixas, onde os funcionários registram as vendas, recebem pelos produtos e, se necessário, dão o troco aos consumidores. Após a venda, os produtos são colocados em sacolas plásticas não retornáveis, o consumidor recebe a nota fiscal emitida pelo caixa concluindo a compra/venda dos produtos.
1.2.7 Limpeza
As atividades de limpeza do supermercado Pegue + Pague - são realizadas todos os dias, durante o período da manhã e de acordo com a necessidade no decorrer do expediente. Sendo que cada funcionário é responsável pela limpeza do setor em que trabalha, existindo apenas uma funcionária fixa que faz uma limpeza geral pela manha todos os dias. Produtos utilizados e armazenamento Os produtos e materiais utilizados na limpeza diária do mercado são: detergente, desinfetante, água sanitária, vassoura, rodo, panos e baldes. Esses materiais são armazenados nos três banheiros do supermercado, e alguns materiais como balde e vassouras ficam próximos a escada, ficando assim de fácil acesso para o açougue e para padaria, essa escada dá acesso ao estoque.
( Limpeza por setor: Os repositores das gôndolas no momento da reposição ficam responsáveis pela limpeza e organização da mesma, eles tiram o pó com um pano úmido e organizam a colocação dos novos produtos. Na limpeza da padaria é utilizado detergente no chão e nas máquinas onde a limpeza é realizada pelos próprios colaboradores do setor conforme a necessidade do setor. No açougue é utilizado água sanitária para limpeza do chão e desinfecção dasbancadas de corte de carne, as máquinas utilizadas na moagem de carne e amaciamento de carnes também são higienizadas todos os dias, e são os próprios funcionários a que realizam a limpeza. Na parte administrativa é utilizado desinfetante na limpeza do chão, e pano úmido na limpeza das mesas. Existem três banheiros no estabelecimento, estando localizados um na administração, um no salão principal próximo aos caixas, e um localizados no fundo do estoque na parte de baixo do mercado, na limpeza são utilizados água sanitária, detergente e desinfetantes.
No estoque é realizada uma varrição, pois o chão é de concreto e não permite a utilização de produtos com perfume já que é onde são armazenados os alimentos. Durante o expediente tem uma funcionária que vai fazendo a limpeza emergencial, ou seja, mantendo o ambiente (gôndolas e caixa) limpo durante todo o horário de funcionamento do mercado.
1.2.8 Reposição de prateleiras
O setor engloba a reposição de diversos materiais, como perfumaria, materiais higiênicos e de limpeza, bebidas, comidas, doces e frios. O setor conta com a colaboração de 6 funcionários.
( Atividades: A reposição de prateleiras é feitas de acordo com as demandas dos produtos, os funcionários ficam atentos aos corredores para poder estarem repondo os produtos e assim satisfazendo os consumidores. A reposição nas gôndolas é realizada no início do mês com até 8 reposições por dia de produtos. A maior frequência de reposição acontece com os produtos: arroz, feijão, açúcar, óleo e sal. As perdas de produtos se dão devido ao vencimento, a partir disto são retirados das gôndolas e levados para o depósito onde os responsáveis entram em contato com os fornecedores e os produtos são trocados. Na lista de produtos com validade curta estão os pães de forma e os alimentos lacteis. Algumas marcas de produtos não são repostos pelos funcionários do supermercado Pegue + Pague - e sim pelos funcionários da própria empresa distribuidora, pois eles compram uma prateleira do supermercado para expor e vender seus produtos. Quanto a limpeza das prateleiras, são feitas pelas funcionárias do próprio setor.
1.2.9 Transporte
O setor engloba o transporte de mercadorias, ou seja, a entrega dos produtos que foram comprados por clientes, entrega de compras. Dois colaboradores são responsáveis por esse setor. Para o transporte, os funcionários pegam as mercadorias empacotadas e colocam no automóvel para que sejam entregues nas residências. Para a realização das entregas de mercadorias o empreendimento conta com 2 automóveis, sendo um caminhão médio e uma camionete
2. REFERENCIAS NORMATIVAS
 As legislações abaixo irão orientar as mudanças que deveram ser realizadas no empreendimento para implantação do SGA.
	LEIS FEDERAIS
	Lei nº 11.337/2006
	Determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção.
	Lei nº 6.938/81
	Política Nacional do Meio Ambiente.
	Lei nº 9.605/98
	Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
	Lei nº 12.305/10
	Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
	LEIS ESTADUAIS
	Lei Estadual nº 18.031/09
	Política Estadual de resíduos sólidos.
	Lei Estadual 20.011/12
	Dispõe sobre a coleta, tratamento e reciclagem de óleo e gordura de origem vegetal ou animal.
	DECRETOS E DELIBERAÇÕES NORMATIVAS
	Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERHMG N.º 1/2008
	Dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como estabelece condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.
	Decreto nº 45.181/09 
	Regulamenta a Lei nº 18.031, de 12 de janeiro de 2009, e dá outras providências.
	RESOLUÇÕES
	Resolução RDC nº 216/04
	Dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
	Resolução CONAMA nº 275/01
	Estabelece código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva
	CONAMA n º 357/2005
	Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.
	Resolução CONAMA nº 430/2011
	Legislação pertinente a questão do lançamento do efluente líquido em corpos d’água. É necessário realizar análises do efluente gerado para melhor disposição final do mesmo.
	PORTARIAS
	Portaria nº 89/1994 (ANVISA/MS) 
	Determina que o registro dos produtos saneantes domissanitários “água sanitária” e “alvejante” categoria congênere a detergente alvejante e desinfetante para uso geral seja procedido de acordo com as normas regulamentares anexas presentes.
	Portaria nº 326-SVS/MS 
	Condições higiênicas e sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores e/ou industrializadores de alimentos.
	Portaria nº 1.428/MS 
	Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos.
	Portaria Nº 2914/2011 MS 
	Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
	Portaria MS nº 3.523/98 
	Qualidade do ar de ambientes climatizados.
	Portaria INMETRO nº 171 
	Regulamentação de opacímetro.
	Portaria INMETRO nº 173 
	Regulamento técnico da qualidade para os serviços de inspeção técnica e manutenção em extintores de incêndio.
	Portaria INMETRO nº 268 
	Determina a padronização das informações sobre os equipamentos de som e seus similares de uso doméstico.
	Portaria INMETRO 337/07 
	Regulamento de avaliação da conformidade para pó para extinção de incêndio.
	Portaria INMETRO 418/07 
	Regulamento de avaliação da conformidade para fabricação ou importação de extintores de incêndio.
	CONSTITUIÇÃO FEDERAL
	Artigo 225 
	Trata do direito a um meio ambiente equilibrado e sadio a todos.
	CÓDIGO CIVIL
	Artigo 927 
	Responsabilidade Civil. Aquele que, por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
	NORMAS BRASILEIRAS REGULAMENTADORAS - NBR
	NBR 5413 
	Iluminância de interiores.
	NBR 10.004 
	Classificação de resíduos sólidos.
	NBR 11.174.
	Comissão de estudo de armazenamento e transporte de resíduos sólidos industriais
	NBR 12.962
	Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.
	NBR 13.390 
	Embalagens de produtos de limpeza.
	NBR 13.485 
	Manutenção de terceiro nível (vistoria) em extintores de incêndio.
	NBR 14.276/26 
	Programa de brigada de incêndio.
	NORMAS REGULAMENTADORAS - NR
	NR 6 
	Equipamento de Proteção Individual – EPI. É todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
	NR 08 
	Edificações. Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 170 a 174 da CLT.
	NR 10
	Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
	NR 17 
	Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
	NR 23 
	Trata dos procedimentos que o empreendimento deve possuir para proteção contra incêndios, como estabelecer saídas de emergência, capacitar pessoas para usar corretamente os equipamentos de proteção e manter a manutenção dos extintores, verificando sempre o prazo de validade dos mesmos.
	NR 26 
	Sinalizações de segurança. Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
3. TERMOS E DEFINIÇÕES
3.1 Auditor:
Pessoacom competência para realizar uma auditoria [ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.9.9].
3.2 Melhoria Contínua:
Processo recorrente de se avançar com o sistema de gestão ambiental com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental geral, coerente com a política ambiental da organização. NOTA: Não é necessário que o processo seja aplicado simultaneamente a todas as áreas de atividade.
3.3 Ação Corretiva:
Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada.
3.4 Documento
Informação e o meio no qual ela está contida. NOTA 1: O meio físico pode ser papel, magnésio, disco de computador de leitura ótica ou eletrônica, fotografia ou amostra padrão, ou uma combinação destes. NOTA 2: Adaptado da ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.7.2.
3.5 Meio Ambiente
Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, fauna, flora, seres humanos e suas inter-relações. NOTA: Neste contexto, circunvizinhança estende-se do interior de uma organização para o sistema global.
3.6 Aspecto Ambiental
Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente NOTA: Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.
3.7 Impacto Ambiental
Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.
3.8 Sistema de Gestão Ambiental
A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais. NOTA 1: Um sistema da gestão é um conjunto de elementos inter-relacionados utilizados para estabelecer a política e os objetivos e para atingir esses objetivos. NOTA 2: Um sistema da gestão inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos.
3.9 Objetivo Ambiental
Propósito ambiental geral, decorrente da política ambiental, que um a organização se propõe a atingir.
3.10 Desempenho Ambiental
Resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais. NOTA: No contexto de sistemas da gestão ambiental, os resultados podem ser medidos com base na política ambiental, objetivos ambientais e metas ambientais da organização e outros requisitos de desempenho ambiental.
3.11 Política Ambiental
Intenções e princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental, conforme formalmente expresso pela Alta Administração. NOTA: A política ambiental provê uma estrutura de ação e definição de seus objetivos ambientais e metas ambientais.
3.12 Meta Ambiental
Requisito de desempenho detalhado, aplicável a organização ou a parte dela, resultante dos objetivos ambientais. Tal requisito precisa ser estabelecido e atendido para que seus objetivos sejam atendidos.
3.13 Parte Interessada
Indivíduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental de uma organização.
3.14 Auditoria Interna
Processo sistemático, independente e documentado para obter evidência e avaliá-la objetivamente a fim de determinar a extensão na qual os critérios de auditoria do sistema de gestão ambiental estabelecidos pela organização são atendidos. NOTA: Em muitos casos, em especial nas organizações menores, a independência pode ser demonstrada pela isenção de responsabilidade em relação à atividade auditada.
3.15 Não-Conformidade
Não atendimento de um requisito [ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.6.2].
3.16 Organização
Empresa, corporação, firma, empreendimento, autoridade ou instituição, ou parte de uma combinação desses, incorporada ou não, pública ou privada, que tenha funções e administração próprias. NOTA: Para organizações que tenham mais de uma unidade operacional, uma única unidade desta pode ser definida como uma organização.
3.17 Ações Preventivas
Ação para eliminar a causa de uma possível não-conformidade.
3.18 Prevenções de Poluição
Uso de processos, práticas, técnicas, materiais, produtos, serviços ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a geração, emissão ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos. NOTA: A prevenção da poluição pode incluir redução ou eliminação de suas fontes, alterações de processo, produto ou serviço, uso eficiente de recursos, materiais e substituição de energia, reutilização, recuperação, reciclagem, regeneração e tratamento.
3.19 Procedimentos
Forma específica para executar uma atividade ou um processo. NOTA1: Os procedimentos podem ser documentados ou não. NOTA2: Adaptado da ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.4.5.
3.20 Registros de documentos
Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. NOTA: Adaptado da ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.7.6.
4. POLITICA AMBIENTAL
O Pegue + Pague - reconhece que apesar de ser uma empresa de pequeno porte sabemos que temos a responsabilidade de reconhecer e minimizar os eventuais impactos ambientais causados pelas atividades, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. O que é um fator indispensável para se obter a sustentabilidade.
Por esses motivos, nossos compromissos ambientais são os seguintes:
Manter um Sistema de Gestão Ambiental que esteja adequado a todas as atividades desenvolvidas no estabelecimento, fazendo avaliações dos possíveis impactos ambientais causados pela empresa. Para atender a legislação e todos os requisitos necessários a implementação do sistema.
Melhoria contínua em relação a prevenção de impactos e poluição. Esse processo tem por objetivo monitorar todas as atividades desenvolvidas pela empresa, construindo e elaborando ferramentas e metas para a prevenção e/ou solução de problemas. 
Pesquisar novos projetos (reciclagem, tratamento de resíduos, tecnologia limpa etc).
Atuar de acordo com as legislações e normas ambientais aplicáveis as nossas atividades, produtos, serviços e aos requisitos do nosso SGA;
Garantia da qualidade dos processos produtivos através da capacitação dos colaboradores; 
Buscar melhoria contínua e a redução da poluição através do desempenho ambiental de nossas atividades, produtos e serviços, revisando periodicamente os nossos objetivos e metas através do estabelecimento de Programas de Gestão Ambiental e das análises pela administração.
Desenvolver através de treinamentos e campanhas de conscientização ambiental, as habilidades e competências de todos os funcionários e a quem atue em nome da nossa empresa, para se autoconscientizarem do nosso sistema de gestão ambiental, incentivando-os a tratar de forma adequada o consumo de energéticos e água, reduzindo a geração de resíduos;
Promover a integridade física e qualidade de vida dos colaboradores a fim de garantir as condições psicofisiológicas dos mesmos no ambiente de trabalho.O Pegue + Pegue - juntamente com os seus funcionários se compromete a colocar em prática essa politica ambiental, desenvolvendo um espaço organizado, agradável e de respeito ao meio ambiente e suas necessidades.
4.1. Requisitos Gerais 
Com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) o empreendimento terá diversos benefícios, pois esta ferramenta possibilita o desenvolvimento de políticas e objetivos de acordo com os aspectos legais e ambientais mais significativos tornando possível a aplicação de medidas preventivas e corretivas na adequação do local. Não se trata somente de benefícios de cunho financeiro relacionados à economia de matéria-prima, gastos com resíduos sólidos e aumento na eficiência de produção, mas na diminuição de riscos inerentes ao gerenciamento inadequado dos aspectos ambientais, como os ergonômicos, acidentais, entre outros que envolvem tanto os colaboradores como os clientes e no cumprimento das legislações vigentes evitando multas e indenizações. Além disso, a ferramenta proporciona boa reputação junto aos fornecedores e consumidores, representando uma vantagem de mercado.A realização do SGA é baseada no atendimento dos requisitos da NBR ISO 14001: 2004, sendo a normas vigente e norteadora. Para maior efetividade utiliza-se de 22 outras legislações e ferramentas específicas e subsidiarias. Pela semelhança das etapas envolvidas, o ciclo PDCA A (Plan, Do, Check, Action) tem sido largamente recomendado e aplicado para implantação do SGA, com as adequações necessárias, de modo a atender aos requisitos da norma. O PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para que o alcance das metas sejam garantidos visando a sobrevivência de uma organização. Este é composto pelas etapas de Planejamento (P); Execução (D); Verificação (C); Atuação Corretiva (A). 
O SGA é uma importante ferramenta de identificação de problemas e soluções ambientais baseadas no conceito de melhoria contínua, tendo em vista que propõe a responsabilidade ambiental, social e legislativa. Portanto, para o sucesso do sistema é fundamental o comprometimento de todos, principalmente da alta direção. 
4.2. Política Ambiental 
Certo de que a preservação do meio ambiente é uma necessidade absoluta, o supermercado Pegue + Pague - tem os seguintes compromissos: 
Atuar de acordo com as legislações e normas ambientais aplicáveis as nossas atividades, produtos, serviços e aos requisitos do nosso SGA; 
Garantia da qualidade dos processos produtivos através da capacitação dos colaboradores; 
Buscar melhoria contínua e a redução da poluição através do desempenho ambiental de nossas atividades, produtos e serviços, revisando periodicamente os nossos objetivos e metas através do estabelecimento de Programas de Gestão Ambiental e das análises pela administração; 
Desenvolver através de treinamentos e campanhas de conscientização ambiental, as habilidades e competências de todos os funcionários e a quem atue em nome da nossa empresa, para se autoconscientizarem do nosso sistema de gestão ambiental, incentivando-os a tratar de forma adequada o consumo de energéticos e água, reduzindo a geração de resíduos; 
Promover a integridade física e qualidade de vida dos colaboradores a fim de garantir as condições psicofisiológicas dos mesmos no ambiente de trabalho. 
4.3. Planejamento 
O planejamento é estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa e dos métodos que serão utilizados para que sejam realizados. No planejamento são levados em conta os aspectos ambientais, requisitos legais, os objetivos e metas para estabelecimento de um plano de ação eficiente apropriado. 
4.4. Aspecto Ambiental 
Abaixo serão definidas sistemáticas para a identificação e avaliação dos aspectos ambientais provenientes das atividades, produtos e serviços do Supermercado Pegue + Pague -, a fim de determinar quais estão relacionadas a impactos ambientais significativos, dando base para adoção das medidas necessárias para o seu controle. 
Essas informações servirão de base para construção das matrizes de aspectos e impactos dos setores, que estão listadas abaixo. 
4.5. Exame do Aspecto: 
4.5.1.Campo Situação 
Situação Normal: Aspectos decorrentes do transcorrer rotineiro das ações previsíveis do processo, para o fim a que se destina; 
Situação Anormal: Aspectos decorrentes de ações previsíveis, auxiliares e externas ao processo - gerados em condições não rotineiras, porém programados; 
Situação Potencial: Aspectos que podem causar alterações adversas em função de causas não programadas e indesejáveis. Exemplos: acidentes no trabalho, queda de energia, interrupção no abastecimento de água, chuva intensa, vazamentos, derramamentos, explosão, incêndio. 
4.5.2.Campo Temporalidade 
Atual: ocorreu e ocorre no presente; 
Passado: ocorreu e não ocorre mais no presente, mas pode ter deixado passivos; 
Futuro: não ocorre, mas é previsto em desenvolvimentos novos ou planejados e atividades, produtos e serviços novos ou modificados. 
4.5.3.Campo Incidência 
Diretos: aspectos que a organização possa controlar; 
Indiretos: aspectos que a organização pode influenciar. 
4.5.4.Campo Natureza 
Demonstram se os aspectos ambientais estão relacionados a impactos adversos ou benéficos. 
4.5.5.Campo Legislação e Normas:
 Refere-se a determinar como requisitos legais ou subscritos, específicos, se aplicam aos aspectos. Todos os aspectos devem ser analisados em confronto com a Legislação Federal, Estadual, Municipal, com requisitos subscritos e Normas regulamentadoras (NR e NBR).
5. IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO
5.1. Estrutura e responsabilidades 
Segundo o artigo nº 157 da Constituição das Leis Trabalhistas – CLT, cabe às empresas cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; instruir os empregados quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; e adotar medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente. 
Já no artigo nº 158 da CLT cabe aos empregados observar as normas de segurança e medicina do trabalho, em seu parágrafo único constitui-se ato faltoso a recusa injustificada à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior; ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.
No Código Penal, Art. 132, expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente pena de detenção de três meses a um ano, se o fato não constitui crimes mais graves.
É de extrema importância que os trabalhadores participem do levantamento das inconformidades do setor, pois estes conhecem os problemas existentes e sabem o que realmente se passa na execução de suas tarefas e atividades. Deve-se salientar que sua experiência e competência é necessária para desenvolver medidas preventivas.
O conhecimento e controle do desempenho de cada função do empreendimento é importante devido ao fato de propormos treinamentos específicos para cada cargo e conhecermos os limites de cada funcionário.
5.2.	Treinamento, conscientização e competência
A realização de treinamentos periódicos e capacitação dos colaboradores são de fundamental importância para que haja integração dos mesmos à empresa, tornando-os responsáveis e comprometidos com a qualidade dos serviços prestados.
A alta administração deve estar sempre reforçando o treinamento e orientando os colaboradores. É através de treinamentos que o empreendimento irá garantir seu melhor desempenho e consequente aumento nos lucros, evitando e diminuindo os aspectos ambientais decorrentes de atividades mal realizadas/direcionadas.
5.3.	Comunicação
Foram estabelecidos alguns procedimentos para a comunicação interna e externa do empreendimento, sendo estes:
a) Interna: Comunicação interna pode ser compreendida como troca de informações entre várias pessoas dentro do empreendimento. É necessário que todos os colaboradores sejam informados sobre o que acontece na empresa, deve-se fazê-los sentir parte da empresa.
Esse tipo de comunicação deve ser realizada em todos os níveis hierárquicos, como um instrumento de administração estratégica, visando atingir a eficácia organizacional. Os objetivos da comunicação interna são:
Tornar influentes, informados e integrados todos os colaboradores da empresa;
Tornar determinante a presença dos colaboradores da empresa no andamento dos negócios;
Facilitar a comunicação empresarial, deixando-o clara e objetiva para o público interno;
Possibilitar aos colaboradores o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho.
Para a efetivação do processo de comunicação interna será necessário à adoção de alguns meios, como:
Reuniões informativas: devem ser realizadas mensalmente com todos os responsáveis pelos setores, os quais devem repassar as informações para os outros colaboradores;
Políticas de portas abertas: permite a qualquer colaborador receber a atenção da alta administração, através de programas de reclamações e identificação dos problemas;
Quadro de avisos e instruções de trabalho: possibilitam que todos sejam informados de todasas atividades exercidas no setor e a melhor forma de realização dessas atividades, as quais serão efetivadas com segurança e da melhor maneira possível, diminuindo gastos com desperdício de matéria-prima, geração de resíduos e tratamentos médicos com os colaboradores. Os quadros de avisos e as instruções de trabalho serão realizados em todos os setores e consequentemente expostos nos mesmos.
b) Externa: A comunicação externa é uma poderosa ferramenta para o empreendimento dialogar com suas partes interessadas. Trata-se de comunicação de marketing, onde consiste na composição de instrumentos de comunicação como propaganda, promoção de vendas e relações públicas.
Alguns meios serão utilizados para realização e efetivação da comunicação externa, como:
Criação de site: esse procedimento permitirá ao cliente identificar os dias de promoção de produtos, horário de funcionamento, dias de entrega de compras em cidades próximas, programas ambientais e sociais apoiados pelo empreendimento, realizar reclamações, sugestões e elogios ao atendimento recebido;
Rádio: realizar propagandas via rádio;
Caixa de sugestão: específica para realizar a análise de atendimento às exigências dos consumidores, poderá ser feita de caixa de sapato reciclada revestida com cartolina, com um furo na parte de cima de 5 x 1 cm (Figura 10) e estar localizada na entrada do estabelecimento, onde os clientes podem depositar suas sugestões;
Política de fornecedores: criação de planilha com alguns requisitos que deverão ser seguidos pelos fornecedores.
5.4. Documentação do Sistema de Gestão Ambiental
Um programa de gestão ambiental fundamentado na NBR ISO 14001 precisa ter um sistema de documentação funcional de todas as atividades e procedimentos. Para isso, a norma sugere o detalhamento da documentação, delineando os principais elementos do sistema da gestão ambiental e sua interação.
A documentação do SGA requer a definição, adequação e atualização (caso necessário) dos processos, constituindo de forma eficaz o controle operacional, podendo ser associada com as de outros sistemas instalados pela organização não necessitando estar na forma de um único manual.
Os documentos devem ser armazenados na forma digital com cópia de segurança, sendo identificados corretamente e para um controle e acessibilidade mais eficiente também deve estar em forma de “arquivo morto” separados por pastas com identificação adequadamente para quando na exigência por algum órgão competente ou atém mesmo no caso de auditorias. O empreendimento deve ainda definir os responsáveis pelo controle e organização da documentação.
Segundo a norma, a documentação do SGA deve conter: a política, objetivos e metas ambientais; a descrição do escopo do sistema da gestão ambiental; descrição dos principais elementos do sistema da gestão ambiental e sua interação e referência aos documentos associados; documentos, incluindo registros, requeridos por esta Norma, e documentos, incluindo registros, determinados pela organização como sendo necessários para assegurar o planejamento, operação e controle eficazes dos processos que estejam associados com seus aspectos ambientais significativos.
5.5. Controle de Documentos
O empreendimento deve estabelecer procedimento para a realização do controle e registro dos documentos requeridos pelo SGA. Os documentos deverão ser identificados com marcas d’água com os dizeres “cópia controlada”, “cópia não controlada”, “documento obsoleto” e “documento não válido”. Esse procedimento garantirá o controle da distribuição dos documentos nos setores e informações repassadas aos colaboradores. Alguns itens deverão ser observados:
Aprovação de documentos quanto à sua adequação antes de seu uso; Analisar e atualizar, conforme necessário, e re-aprovar documentos;
Assegurar identificação das alterações e da situação atual da revisão de documentos;
Assegurar que as versões relevantes de documentos aplicáveis estejam disponíveis em seu ponto de uso;
Assegurar que os documentos externos sejam identificados e que sua distribuição seja controlada;
Prevenir o uso não intencional de documentos obsoletos e utilizar identificação adequada nestes.
5.6. Controle Operacional
O controle operacional apresentado neste Sistema de Gestão Ambiental, visa assegurar que o nível de desempenho ambiental do supermercado seja de acordo com as políticas, objetivos e metas, além de possibilitar o controle constante do cumprimento dos requisitos e metas estabelecidos.
No empreendimento estudado, este controle será implantado para averiguar as atividades relacionadas à conservação dos recursos naturais e controle da poluição, assim como modificações na infraestrutura.
O controle operacional do supermercado utilizará como base os requisitos legais e indicadores ambientais, onde ocorrerá através de procedimentos documentados, treinamento dos funcionários e monitoramento dos equipamentos.
5.7. Verificação e revisão
Todos os anos, o responsável pelo SGA, em coordenação com os departamentos envolvidos, define um plano “Plano de verificação de emergências e quase-emergências ambientais” para verificar se os funcionários que trabalham nos setores sabem como agir em situações de risco e de emergência.
Não será necessário verificar todas as diretrizes fornecidas a cada setor no mesmo ano, mas, pelo menos, de três em três anos, tendo em consideração que todos os anos são efetuadas verificações. Estas verificações podem ser ensaios de emergência ou outros meios como, por exemplo, questionários a qualquer trabalhador abrangido por estas diretrizes de ação.
Não será utilizado um formulário, mas a totalidade do procedimento será registrada, incluindo a data, as pessoas envolvidas, medidas e conclusões.
5.8. VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA
O monitoramento ambiental deve ser realizado pela empresa, de maneira integrada, auxiliando na elaboração de outro instrumento ambiental, como por exemplo, a auditoria. Nesses casos, o monitoramento é essencial para a auditoria, pois sem o registro de medições ou observações de períodos anteriores, a auditoria fica restrita a uma avaliação da situação presente.
Caso a empresa não efetue um monitoramento constante ou não registre adequadamente os resultados, a mesma não estará apta a realizar uma auditoria ambiental completa e adequada. 
5.9. Registros
A organização deve estabelecer e manter registros, conforme necessário, para demonstrar conformidade com os requisitos de seu sistema da gestão ambiental e desta Norma, bem como os resultados obtidos. A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para a identificação, armazenamento, proteção, recuperação, retenção e descarte de registros. Os registros devem ser e permanecer legíveis, identificáveis e rastreáveis.
5.10. Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental
Utilizada como uma ferramenta para implementação e verificação sistemática e documentada, a auditoria ambiental é o processo no qual se constata a efetividade do Sistema de Gestão Ambiental no empreendimento conforme com os critérios de auditoria estabelecidos e para comunicar os resultados deste processo à Direção.
A auditoria provê informações para a análise critica pela alta direção e oportunidades para a melhoria contínua; acrescenta significativamente no desempenho operacional, na satisfação e confiança das partes interessadas. Além disso, evidencia o compromisso e conscientização da alta direção e a participação dos colaboradores.
A alta direção definirá os auditores responsáveis pelas auditorias, sendo que a norma NBR ISO 14001:2004 define que a seleção e condução desse processo devem assegurar objetividade e imparcialidade. A NBR ISO 19011:2002 que trata das diretrizes para auditorias de sistema de gestão ambiental, determina que os auditores devam ter compreensão geral, técnica e empresarial sobre as atividades a serem auditadas e para tal poderá ocorrer uma capacitação. Ressalta-se ainda que os auditores tenham habilidades em gerenciamento.
O líderda equipe auditora segundo a NBR ISO 19011:2002 deve preparar, estabelecer e realizar o programa de auditoria monitorando e analisando criticamente para que este possa ser melhorado. Deve também identificar os recursos necessários, assegurando que eles sejam providos; definir os objetivos, escopo e critérios, bem como orientar e conduzir as auditorias realizadas. 
O programa de auditoria definido, será realizado por setor, onde deverá ter início um ano e meio após o começo da implantação do SGA e deverá ser realizado de seis em seis meses nos primeiros anos e com o decorrer dos anos e efetivação do Sistema de Gestão Ambiental, as auditorias poderão ocorrer anualmente.
Além de abordar questões gerais relativas a todo o empreendimento, o responsável pela auditoria deverá detalhar o processo, verificando as conformidades, não conformidades ou quando não for aplicável das questões e requisitos normativos pertinentes. 
A NBR ISO 19011:2002 orienta sobre a gestão e realização de programas de auditoria, a competência e a avaliação de auditores e seus respectivos critérios. Assim, a conclusão do processo de auditoria precisa pontuar se todas as questões levantadas atendem a especificação auditada do sistema de gestão ambiental proposto com base nos objetivos e constatações da auditoria e desta forma, adequar e melhorar continuamente a atividade. 
5.11. Análise Crítica Pelo A Administração
Os administradores do empreendimento devem fazer uma análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental dos processos adotados no supermercado, para avaliar a adequação, desempenho e necessidades de melhoria no sistema. E importante ressaltar que devem ser armazenados registros das análises criticas.
 5.11.1. Entrada para a análise crítica
As entradas da análise crítica realizada pela direção incluem informações sobre:
Considerações das auditorias;
Satisfação do cliente;
Aspectos a serem melhorados;
Situação das ações preventivas e corretivas;
Acompanhamento das ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção, e;
Registros de eventuais mudanças no Sistema de Gestão de Qualidade.
2.6.3 Saídas da análise crítica
As saídas da análise crítica incluem quaisquer decisões e ações relacionadas a:
Otimização do desempenho do Sistema de Gestão de Qualidade;
Melhoria no atendimento dos clientes;
Controle de perdas.
6. PROCESSO PRODUTIVO EM RELAÇÃO À QUESTÃO AMBIENTAL
No supermercado Pegue + Pegue - valoriza a sustentabilidade e a preservação ambiental, para tanto realiza muitas ações para contribuir com nosso meio ambiente, além de apoiar eventos e projetos de terceiros como: as Campanhas contra Queimadas, a Semana do Meio Ambiente e muitos outros. Além das iniciativas a empresa segue as normas necessárias e utiliza equipamentos novos de refrigeração que contribuem para a menor emissão de gases. Confira nossas ações para com o Meio Ambiente: 
Sacolas Oxibiodegradáveis: A adoção da Sacola Oxibiodegradável nas lojas do Pegue + Pague -, è uma das ações que se adotou para contribuir com a preservação ambiental. A vantagem está no tempo de decomposição, pois a sacola oxibiodegradável se decompõe em 18 meses, melhorando o problema relacionado a este item, haja vista que a sacola plástica comum leva 500 anos para sua total decomposição. O Pegue + Pague - acredita que o ideal è a redução do uso das sacolas, mas com esta ação quer contribuir de alguma forma para a sustentabilidade.
Estação de Reciclagem: A Estação de Reciclagem Pegue + Pague - è mais uma iniciativa da empresa para contribuir com o Meio Ambiente, è um projeto que deve ter parceria com seus clientes e oferece a eles a possibilidade de contribuir no processo de reaproveitamento de materiais e redução do lixo. Neste espaço, que fica na parte externa da loja, os consumidores poderão trazer de casa o lixo reciclável que possuem e descartar em local apropriado, onde as cooperativas irão recolher e reutilizar para produção de novos itens.  Esta è uma opção para aqueles que sempre quiseram ajudar o meio ambiente, mas não sabiam como nem onde poderiam fazer isto. A Estação Pegue + Pague - è dividida em: Plástico e Papel, Vidro e Metal, e óleo de Cozinha. Este projeto teve início na Loja Matriz no Palmas Shopping, e dependendo dos seus resultados e aceitação, será estendido para as outras lojas. 	
Reciclagem e Aproveitamento de Materiais Usados: O Pegue + Pague - se preocupa com o descarte dos itens que utiliza, para que haja uma redução considerável de seu lixo. Assim adota várias ações que contribuem para o aproveitamento e a reciclagem de muitas coisas. Entre elas estão: o papelão, o plástico, e os descartes orgânicos vindos do açougue e do hortifrutti. Além destes, o Pegue + Pague - irá adotar também o reaproveitamento do óleo utilizado em suas padarias. 
Papelão e plástico: estes itens, vindos das reposições de estoque das lojas, são separados e empilhados em local apropriado e depois vendidos e recolhidos por cooperativas que utilizam destes produtos para produção de outros.
Descartes orgânicos de Hortifrutti e Açougue: Após serem selecionados, os itens de Hortifrutti que não são escolhidos para venda são doados. Aqueles que podem ser utilizados e estão em melhor condição são encaminhados para projetos sociais que realizam “Sopão” para as pessoas carentes. Já os alimentos que não podem ser consumidos e estão degradados são recolhidos por fazendeiros que usam para alimentação de animais e também produzem adubos. No caso dos descartes vindos dos açougues, os itens não usados para a venda nas lojas Pegue + Pague - são vendidos para a produção de farinha de osso e outros aproveitamentos. 
Óleo de Cozinha Usado: O Pegue + Pague - vai iniciar o trabalho de reaproveitamento também de seu óleo de cozinha, que è bastante consumido em suas Padarias para produção de salgados e de muitas delícias. Para isso firmará parceria com uma cooperativa que reutiliza este material, e irá recolhê-lo nas lojas Pegue + Pague - para evitar que mais este item seja descartado e possa ser reutilizado para outros fins.
6.1.Consciências Ambientais
Com o intuito de conscientizar a população em geral, e também diminuir sua insegurança acerca dos efeitos da implantação de redes elétricas e subestações, o Pegue + Pague - promove a distribuição de publicações que tratam de aspectos técnicos e socioambientais pertinentes aos empreendimentos. Temas como relações sociais com a vizinhança, cuidados com o meio ambiente — resíduos, plantas, animais, etc. — e saúde e segurança são assuntos especialmente abordados nos treinamentos de pessoal envolvido na campanha em melhoria do meio ambiente.
6.2.Padrões Ambientais
Estamos todos vivendo na prática o dilema de aprender a lidar conscientemente com os padrões ambientais disponíveis. Não podemos mais deixar para amanhã o debate sobre o que vamos fazer com os resíduos. Precisamos reciclar, seguir em direção à vida, na contramão do desperdício. Nós do supermercado Pegue + Pague - tentamos fazer o nosso papel enquanto agentes de conscientização e responsabilidade ambiental. Para isso, selecionamos os resíduos produzidos em nossas lojas e damos o seu devido destino. Mensalmente são enviados para usinas de reciclagens aproximadamente três toneladas de materiais plásticos, papéis e papelão. Participamos também do “Projeto Papa-Pilhas”, com coletas de pilhas e baterias usadas. 
O efeito dos CFCs e HCFCs sobre a camada de ozônio, já é um velho conhecido. Porém, muitos desconhecem ou simplesmente não associam que o CFC e o HCFC são prejudiciais ao meio ambiente apenas se liberados na atmosfera.
Dessa forma, devemos seguir as boas práticas de refrigeração para assegurar que o fluido refrigerante seja utilizado de forma consciente, garantindo o bom desempenho do equipamento e evitando que o fluido escape para a atmosfera através de vazamentos ou de erros de manipulação.
Também é importante seguir as normas de segurança determinadas pelo fabricante do produto. Ao manipular o fluido no diaa dia, o mecânico pode tomar atitudes inseguras que podem ocasionar incidentes.
Os fluidos refrigerantes Dupont™ Suva®134a e Dupont™ ISCEON™MO49Plus não são inflamáveis e não é tóxico, entretanto, qualquer fluido deve ser utilizado através de boas práticas que garantem seu bom funcionamento e qualidade.
Simples atitudes podem ser tomadas para manter a segurança do mecânico, garantir o bom funcionamento do equipamento e preservar o meio ambiente. 
6.3. Comprometimentos Gerencial com a causa
Temos o comprometimento de recuperar e preservar o meio natural afetado pelas atividades da Empresa justificou a adoção do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. Os objetivos essenciais são a recuperação da qualidade do solo com plantio de gramíneas na área de obra (essencialmente nas praças de torre, lançamentos, acessos e outros locais onde for executada terraplanagem) e a reintegração à paisagem local. A própria cobertura vegetal da região é utilizada e desempenha função importante no tocante à estabilização dos solos, evitando o deslizamento de sedimentos que comprometam as redes de drenagem.
6.4. Níveis de capacidade do pessoal
Padronizar as operações em determinados períodos, inclusive eliminando certas atividades: Se a capacidade é escassa em alguns períodos, fazer um estudo das atividades que mais consomem capacidade e verificar oportunidades de padroniza-las. Algumas inclusive podem ser temporariamente eliminadas. Empresas que vendem poucos produtos altamente padronizados têm vantagem porque isso aumenta a eficiência de suas instalações de serviço. A padronização permite uma previsão de demanda mais precisa,  minimizando  um dos complicadores do gerenciamento da capacidade.  A concentração dos esforços apenas nas tarefas essenciais para a prestação do serviço, deixando as tarefas de apoio ou menos importantes para horas de demanda reduzida, é outra forma de aumentar a oferta. 
Aumentar o quadro de funcionários e/ou empregar mão de obra em tempo parcial: Aumentar o quadro de funcionários para acomodar o pico de demanda é uma alternativa útil em alguns tipos de operações de serviços. Muitas empresas contratam mão de obra temporária para enfrentar a alta demanda nos últimos meses do ano. O ciclo do pico de demanda varia de acordo com o tipo de negócio que pode corresponder a certas horas do dia, certos dias da semana, certas semanas do mês ou certos meses do ano. A utilização de mão de obra em tempo parcial  pode ser uma opção quando os picos de demanda ocorrem de uma forma previsível e consistente. Nesses casos, a empresa normalmente mantém uma base de funcionários em tempo integral que opera o sistema durante as horas de baixa demanda e contrata funcionários para trabalhar em curtos períodos do dia para atender aos horários de pico.  A contratação temporária de mão de obra é um exemplo de estratégia de capacidade acompanhando a demanda. Em determinados centros de distribuição, por exemplo, a capacidade de armazenagem é fixa uma vez que não é viável estar aumentando ou diminuindo tal capacidade de acordo com as variações da demanda. Já a capacidade de manipulação e separação de mercadorias, operações em geral dependentes de mão de obra, é variável segundo as necessidades do negócio. 
6.5. Resíduos provenientes da produção
A destinação dos resíduos resultantes de atividades administrativas e operacionais é feita de acordo com a sua classificação. Os resíduos sem potencial de contaminação e valorados comercialmente são leiloados, enquanto que os demais são tratados e destinados de acordo com os preceitos da NBR 10004. Óleos isolantes, lâmpadas especiais descartadas, baterias, bauxita residual da filtragem de óleos isolantes, entre outros, são encaminhados para tratamento por empresas especializadas.
6.6. Capacidades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
A atual situação do cenário econômico, em que as empresas estão inseridas num contexto globalizado, a função de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das indústrias é de grande importância e carente de investimentos.
Com a alta competitividade, qualidade dos produtos e forte concorrência, o êxito das empresas estará relacionado com a capacidade de inovar em diversos procedimentos e fases. “Sem dúvida, a área de P&D é a grande responsável pela atividade inovadora, influenciando no processo de inovação e renovação das empresas e com predomínio quando se trata de novas tecnologias.”
O núcleo de P&D deve ter como objetivo estratégico a defesa do negócio para adequar seus produtos aos padrões compatíveis com o mercado globalizado e em constante mudança e para impulsionar novos negócios baseados em novas tecnologias, além de ampliar a capacitação tecnológica da empresa.
É neste contexto que empresas e associações despertam o interesse para o desenvolvimento e a capacitação da área de P&D. Como exemplo, o supermercado Pegue + Pague - tem focado, desde sua existência, no estímulo à inovação tecnológica. Entre suas ações, a associação oferece diversos cursos, workshops e palestras para capacitar os profissionais envolvidos na atividade de inovação tecnológica. 
O Pegue + Pague - promove, curso “Como programar as atividades de P&D na sua empresa”, com o objetivo de transferir aos participantes conhecimentos das melhores práticas e referência teórica para implantar ou aprimorar o núcleo de P&D nas empresas. “De uma forma integrada, o curso oferece conhecimento estratégico com exemplos vivenciados na prática ao longo do tempo de experiência em gestão de centros de P&D."
6.7. Conscientizações Ambientais
O Pegue + Pague - supermercado acredita que pequenas iniciativas por parte de cada indivíduo da sociedade pode resultar numa grande consciência em benefício para o meio ambiente. Pensando assim, criou duas campanhas que, de imediato, conquistou a simpatia e participação efetiva de seus clientes: A Campanha Pegue Leve com a Natureza que promove a troca de garrafas plásticas por pãezinhos e a Campanha Leve com Você, que propõe a redução na utilização de sacolas plásticas descartáveis e incentiva o uso de sacolas retornáveis. 
Sacolas são descartáveis, não são biodegradáveis e demoram até 100 anos para se decompor. Depois de utilizadas por algumas horas, podem permanecer por anos de um lado para outro em lixões. Pensando nisso, o supermercado Pegue + Pague - lançou a campanha "LEVE com você sacolas retornáveis". Adquira uma de nossas sacolas retornáveis e as utilize no momento de levar suas compras do Supermercado Pegue + Pague -. As sacolas retornáveis são feitas a partir de TNT. Cada sacola vem com um código de barras, assim a cada compra efetuada você acumula pontos que podem ser convertidos em brindes.
7. SONDAGEM AMBIENTAL, IDENTIFICANDO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.
O futuro não é predeterminado. E, pelo menos em parte, sujeito à nossa influência. “O nosso interesse deve ser, pois, focalizar futuros previsíveis tanto quanto os que são possíveis e prováveis.” Alvin Toffler.
Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para aperfeiçoar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
Este conceito pode ser sintetizado no pensamento de Zun Tsu, em seu livro "A Arte da Guerra".
“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo,sucumbiremos em todas as batalhas."
De acordo com o conceito atual de Planejamento Estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente. A dependência da empresa em relação ao seu ambiente torna vital um esforço permanente de monitoramento dos ambientes externo e interno. Mas estarão as empresas realmente preocupadas em analisar o ambiente?
Para reforçar a relevância da Análise do Ambiente, vamos destacar opiniões de consultores internacionais, professores e empresários de sucesso.
Peter Drucker, em seu livro "A administração em Tempos Turbulentos", faz as seguintes afirmações: 
"Em épocas turbulentas as empresas não podem pressupor que o amanhã será sempre uma extensão do presente. Pelo contrário, devem administrar visando mudanças que representem oportunidades e ameaças." 
 "Uma era de turbulência é também uma era de grandes oportunidades para aqueles que compreenderem aceitarem e explorarem as novas realidades. Os tomadores de decisões devem e enfrentar face a face a realidade e resistirem àquilo que todos nós já conhecemos, a tentação das certezas do passado - certezas que estão prestes a se tomar as superstições do futuro".
Os que se acomodam e se desculpam dizendo que "Não temos certeza de coisa alguma", devem se lembrar da famosa afirmação de Toffler:
"As mudanças são a única certeza que temos."
Para os que temem mudanças, Drucker adverte:
"Mudanças são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças por muitos executivos - mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade - para fazer algo de diferente, algo de novo e, acima de tudo, para fazer algo melhor, algo mais produtivo e lucrativo."
O professor Igor Ansoff, considerado um dos pais do Planejamento Estratégico, quando em março de 1988 proferiu no Brasil palestras para centenas de executivos afirmou e confirmou em seu livro "Do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica", que:
"No início da década de 50, as empresas passaram a preocupar-se cada vez mais com o ambiente. Percebeu-se que o problema era a falta de sintonia entre a empresa e o ambiente."
O empreendimento possui diversos aspectos ambientais decorrentes das atividades exercidas nos setores, nos quais os impactos podem causar danos tanto aos colaboradores quanto aos clientes que consomem neste empreendimento. Dentre os aspectos mais relevantes no supermercado estão: a exposição dos produtos como as carnes ao ar quente e frio ou pela própria higienização e organização podendo gerar a contaminação dos alimentos e causar riscos a saúde dos colaboradores e consumidores que também estão expostos a tais aspectos encontrados nos setores açougue e padaria. A geração de resíduos (papel, plástico, perda e restos de alimentos, entre outros); o risco ergonômico por conta de postura e movimentos repetitivos; a não utilização de EPI’s, infraestrutura e manutenção inadequadas são outros aspectos proeminentes que geram ou podem gerar significativos impactos ambientais.
7.1. Situações da Empresa em frente á questão ambiental
A Substituição de Sacolas Plásticas no Supermercado Pegue + Pague - com o Apelo Ambiental e seus Impactos na Percepção do Consumidor. O objetivo do presente estudo foi analisar os impactos na percepção do consumidor tendo em vista o foco de alguns supermercados que substituem sacolas de polietileno por sacolas alternativas com o apelo ambiental. Considera-se no estudo que historicamente as pessoas vão aos supermercados e recebem uma sacola sem custo para embalar suas compras, no entanto, em busca pela preservação do meio ambiente e pela tendência mercadológica, os supermercadistas têm substituído as sacolas plásticas por sacolas alternativas gerando muitas vezes ônus para o consumidor. O estudo contou com a participação de 30 clientes de dois supermercados, um tradicional, e o outro substituiu as sacolas plásticas por sacolas alternativas. Os dados permitem concluir que a existência da prática da substituição apesar de ser percebida como um avanço sob o prisma ecológico e uma necessidade eminente, os clientes entrevistados demonstraram grande opinião quando tal prática é apresentada como imposição em preservar o meio ambiente, Uma vez que não é oferecido alternativas para o empacotamento das compras e quando existem paliativos, ou seja, bolsa alternativas, as mesmas são vendidas, gerando custo para os mesmos.
7.2. Implantações do Sistema de Gestão Ambiental
O Pegue + Pague - procura empreender ações que objetivam a contribuição e apoio ao fortalecimento e futuro da comunidade Pirassununguense. A empresa sabe que atuar com responsabilidade social não é somente buscar um diferencial em relação ao mercado é contribuir com a comunidade onde atua de forma efetiva por meio de ações que influenciam as pessoas e promova a cidadania.
O Rena pretende ser referência de organização que cresce e progride com bases em estratégias ambientais responsáveis e socialmente viáveis Através de suas ações, visa a melhoria contínua das condições sociais e socioambientais, procurando minimizar ações potencialmente agressivas ao meio ambiente. O objetivo em longo prazo é substituir as sacolas plásticas, que levam mais de 100 anos para se decompor da natureza, por uma retornável de material ecologicamente correto.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CULLIGAN, Matthew J.; PARSON, Mary Jean. PLANEJAMENTO De Volta às Origens: Os princípios fundamentais que levam ao sucesso, 2a edição São Paulo: Ed. Best Seller, 1988.
BETHLEM, Agrícola de Souza. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: Conceitos, Processo e Administraç	ão Estratégica, 6a edição São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
	
	
CERTO, Samuel C.; PETER, J. P.; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro; CESAR, Ana Maria Roux. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia, 2a edição São Paulo: Ed. Pearson Education do Brasil, 2005
ADMINISTRADORES.com.br o portal da administração. Disponível em: http://administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-planejamento-estrategico/10386/. Acessado em: 15/08/2015
LOBATO, David Menezes; FILHO, Jamil Moysés; TORRES, Maria Cândida Sotelino; RODRIGUES, Murilo Ramos Alembert. Estratégia de Empresas, 8ª edição São Paulo: Ed. FGV, 2003.
CENTERMAQEQUIPA. Disponível em: <http://www.centermaqequipa.com.br/>. Acesso em: 02/08/2015.
CARBONARI, Maria E. E.; PEREIRA, Adriana C.; SILVA, Gibson Z. Sustentabilidade na Prática: Fundamentos, Experiências e Habilidades. São Paulo: Saraiva, 2011. (Livro Principal)
 
FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moisés M. et al. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. Campinas: Átomo, 2011. (Livro Principal)
� PAGE \* MERGEFORMAT �39�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes