Buscar

Resenha-Texto 01 BIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Thales Ventura da Silva
	Nº matrícula: 11211GEO235
Disciplina: Biogeografia
	Turma: ☐ Diurno ☐ Noturno
	Prof. Thallita Martins 
	
	Referências Bibliográficas
Biogeografia: Natureza, Propósitos e Tendências. Reflexões sobre a geografia física no Brasil. 
Pp.111-126.
	O referido texto começa com a Introdução falando sobre o tema Biogeografia que apesar de ser um assunto amplo e que abrange quase todas as ciências, aqui no Brasil onde é um país que revela uma grande variedade de biodiversidade, o interesse nessa área de estudo ainda e modesto, e ainda terá que esperar por talvez um grande tempo para poder ter as pesquisas estudadas.
Natureza:
A biogeografia tem que não ser relacionada por natureza com outros setores do conhecimento sistematizado, muito próxima a ela, como a Biologia, Botânica, Zoologia, entre outros. 
Camargo (1998) “o objetivo de um estudo biogeográfico será sempre voltado para a abordagem espacial” 
Vários autores dão diversas definições de Biogeografia , o que mostra que o “binômio distribuição-espaço induz as variadas concepções deste ramo da geografia”. 
Propósitos:
A biogeografia para pode chegar a atingir seus objetivos, e dividida em Fitogeografia e Zoogeografia, ou seja no primeiro caso mostra a investigação na distribuição dos vegetais quando na segunda o objetivo e sobre os animais. Em razão de seus propósitos, a biogeografia aceita desdobramentos como: Florística/Faunística, Sociológica, Histórica, Fisionômica, Econômica, Regional, Médica, Evolucionária.
Tendências:
Dentro da Geografia física, os biogeógrafos foram os primeiros que percebeu as dinâmica integrada dos componentes paisagísticos, com isso deram algumas novas tendências no campo especifico, o que gerou um grande progresso na produção da biogeografia.
Biogeografia Evolucionária em tempo Real no Alto Corumbataí (SP):
A biogeografia evolucionária mostra as causas da distribuição atual dos seres vivos, considerando os processos de evolução, mostrando que isso tem uma ligação junto a seleção natural.
-Fundamentos teóricos
Para o estudo biogeográfico o embasamento teórico está apoiada na proposta de Hartshorne (1978), além dos parâmetros estabelecidos por Hartshorne (1978), será testada a conceituação de Darwin (1985).
-Área da Pesquisa
As visitas de campo que se teve nesse lugar, mostrou um conjunto de vertentes que vêm sofrendo os processos de dissecação, entre outros fatores. Mas nesta área de estudo teve uma longa pesquisa, na qual foi estudado diferentes formas, como solo, aspectos climáticos, drenagens, o uso do solo usado por parte das atividades agrícolas.
Conclusões:
Um estudo realizado por Viadana em (1983) mostra vários aspectos conclusivos, entre os quais mais se destacam são os:
- a ictiofauna do Córrego dos Emboabas, a padronagem de cores e o número de pintas no corpo do Lebiste reticulatus, na distribuição horizontal de peixes no Córrego dos Emboabas, o território drenado pela bacia dos Emboabas revela ulcerações no seu tecido ecológico.
Opinião Pessoal:
A obra tenta ampliar nosso saberes sobre o tema da Biogeografia, dando exemplos de estudos feitos aqui no Brasil, mas dizendo que a Biogeografia apesar de ter um amplo sistema de ciências que engloba todo o tipo de biodiversidade, ainda no Brasil e pouco estudado e ainda deve demorar muito para ampliar seus estudos científicos no país. A leitura do seguinte texto é fácil pois esta explicando os fatores da Biogeografia, apesar de ter algumas relações mais profundas com temas relacionadas a pesquisas que foram feitas, mas com seu começo mais envolvente no tema, e com seu termino falando mais sobre pesquisas. A leitura seria bastante recomendada para aquelas pessoas que quer saber um pouco mais sobre o tema da Biogeografia e como ela está sendo desenvolvida aqui no Brasil.

Outros materiais